Lendo agora
Embalagens ecológicas para roupas: 7 ideias para investir

Embalagens ecológicas para roupas: 7 ideias para investir

Com o crescimento no número de consumidores preocupados com as causas ambientais e engajados com marcas transparentes e sustentáveis, é preciso encontrar novas formas para agregar valor ao seu negócio e diferenciá-lo da concorrência.

Como a indústria da moda é uma das que mais poluem no mundo, a escolha por embalagens ecológicas para roupas é uma boa maneira de alinhar sustentabilidade às suas necessidades logísticas.

Existem diversas formas de embalar um produto, combinando criatividade e consciência ecológica. Quer conhecer algumas delas? Então confira a seguir sete ideias de embalagens que associam moda à uma economia sustentável!

1. Ecobags

Mulher com ecobag em destaque
O uso de ecobags em empresas de moda sustentável identifica a marca a um propósito ecológico.

Ecobags são sacolas desenvolvidas em algodão ou outros materiais sustentáveis, muitas vezes orgânicos. Elas substituem a necessidade de sacolas plásticas e, além de reutilizáveis, também servem como um brinde da sua marca para o cliente.

O consumidor consciente está cada vez mais atento e busca experiências de compra que estejam de acordo com o desenvolvimento sustentável. Por conta disso, ao personalizar suas ecobags, você também estará investindo na identificação da sua marca com um propósito alinhado à ecologia e ao meio ambiente

2. Saquinho de juta

Saco de juta marrom com um laço
O saquinho de juta é totalmente biodegradável e combina estética, moda e meio ambiente.

Esta é uma ótima opção para quem procura embalagens sustentáveis que tenham uma característica mais artesanal, com aspecto rústico. Com composição natural, utilizando óleos vegetais em seu processo de fabricação, o saquinho de juta é 100% biodegradável e se decompõe completamente quando descartado. 

Além de ser uma opção ecologicamente correta, seu aspecto intimista é perfeito para criar vínculos com seus clientes. Ao optar pelo saco de juta, você não só se mostra interessado em ajudar a natureza, como também oferece uma experiência de compra diferenciada, preocupada com questões como criatividade, estética e sustentabilidade.

3. Sacolas em papel reciclado

Embalagem de papel com mensagem "100% reciclável"
Embalagens em papel reciclado, além de biodegradáveis, são opções práticas para lojistas.

Papéis reciclados possibilitam a redução do consumo dos papéis tradicionais, que utilizam celulose (matéria-prima retirada de árvores) em sua composição. Eles são produzidos com uma mistura de polpas de fibra e água e podem ser reutilizados de diversas formas nos processos de reciclagem.

As sacolas em papel reciclado, apesar de mais caras, são um ótimo investimento para quem quer passar uma imagem mais refinada. Além disso, elas se decompõem com mais facilidade e também podem ser reutilizadas por seus clientes.

4. Sacolas plásticas biodegradáveis

sacola-plastica-biodegradavel-em-destaque
De acordo com o IPT, sacolas plásticas biodegradáveis se desintegram em aproximadamente dezoito meses, quando descartadas corretamente. | Reprodução: Christopher Vega

Outra opção de embalagem ecológica para roupas são as sacolas plásticas biodegradáveis. De acordo com pesquisas realizadas pelo IPT, seu tempo de decomposição é de, aproximadamente, 18 meses, quando descartadas corretamente. São um ótimo investimento se as compararmos às sacolas tradicionais, que podem permanecer até 400 anos no processo de decomposição.

Aqui, você também pode personalizar as embalagens e entregar ao consumidor final um produto de qualidade em todos os aspectos possíveis. Afinal de contas, só porque a embalagem é sustentável, não quer dizer que ela não possa ser bonita!

5. Envelopes de papel reciclado

Envelope escrito "hello beautiful" ao lado de um colete jeans
Marcas como Amaro investiram em envelopes de papel reciclado como uma opção sustentável para seus envios. Reprodução | Imprensa Amaro

Diversas empresas que se comprometeram a adotar práticas que vão de acordo com a moda sustentável têm optado por esse tipo de embalagem. Os envelopes de papel reciclado, além de não agredirem o meio ambiente, também são mais minimalistas e, por isso, geram menos lixo.

Se tomarmos como exemplo a iniciativa da Amaro, e-commerce especializado em moda, podemos perceber que a embalagem é simples, mas remete à marca. Isso faz com que os consumidores associem automaticamente a empresa ao propósito de sustentabilidade.

cta-moda-pos-pandemia

6.Caixas em papel reciclado

Caixa de papel com roupa dentro
Empresas sustentáveis que possuem e-commerces podem optar por caixas em papel reciclado, que conferem maior proteção aos produtos.

As caixas são, muitas vezes, itens indispensáveis às empresas que possuem e-commerce, já que garantem maior proteção ao produto durante o transporte. E que tal investir em opções em papel reciclado? Você também pode personalizá-las e até inserir uma mensagem eco-friendly, destacando que suas embalagens são sustentáveis e irão não causar grandes impactos na natureza quando descartadas.

Veja também
moda atemporal

Marcas como a Timirim, do ramo da moda infantil, utilizam caixas em papel reciclado com tecnologias inovadoras e criativas. As embalagens possuem sementes de manjericão na composição, ou seja, podem ser literalmente plantadas! Basta rasgar o papel e plantá-lo em solo fértil, regando-o bem. Muito legal, né? Uma forma sustentável e divertida de embalar suas encomendas!

7. Embalagens a partir de retalhos

Fileira de sacolas feitas com retalhos
Não sabe o que fazer com os tecidos que sobraram de sua produção? Invista em embalagens feitas com esses retalhos!

Uma forma muito charmosa de investir em embalagens ecológicas para roupas é produzi-las a partir de retalhos de tecidos. Diversas marcas de moda eco-friendly ou mesmo marcas slow fashion, como a Ada, adotaram a prática e se destacam no mercado por conta da iniciativa. 

Ao utilizar uma embalagem feita a partir de tecidos reciclados, você transparece sua responsabilidade em ser uma empresa sustentável, além de entregar um produto que carrega em si um valor, um ideal. Marcas de roupas sustentáveis costumam investir nessa prática e, muitas vezes, são reconhecidas justamente por isso.

Mais do que nunca, estamos observando consumidores que não querem apenas consumir por consumir. Antenados em questões como educação ambiental e economia sustentável, a Geração Z está disposta a pagar por um ideal, por uma identificação com marcas responsáveis, preocupadas e engajadas com questões sobre o meio ambiente

É exatamente por isso que sua marca deve investir em embalagens ecológicas para roupas! Não se trata apenas de embalar roupas para vender, mas sim transparecer preocupação com os impactos ambientais de sua marca. Assim, você também cria vínculos com seus clientes.

Agora que você já sabe sobre a necessidade de investir em embalagens biodegradáveis, descubra também as tendências do setor, além de mais detalhes sobre os tecidos da Digitale Têxtil assinando a newsletter abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo