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Como obter sucesso com um e-commerce de moda

Como obter sucesso com um e-commerce de moda

e-commerce de moda

Pensando em abrir um e-commerce de moda? Então chegou a hora! Se a venda pela internet já era um diferencial muito importante para o sucesso do negócio, a pandemia de Covid-19 acelerou essa necessidade. 

Segundo reportagem do Jornal Nacional, o volume de pedidos feitos pela internet saiu da casa dos 2 milhões, em 2019, para chegar à dos 6 milhões em 2020 — e não foram só as grandes varejistas que alavancaram nesta corrida, como também os pequenos negócios.

Com um smartphone por perto, temos o mundo ao alcance das mãos e viver se tornou uma experiência multicanais, o que comprovadamente se reflete, também, nas formas de consumir. Ainda de acordo com a reportagem do JN, a moda foi o segmento que mais vendeu online no ano passado. 

Por conta disso, já deu para entender que a possibilidade de comprar virtualmente é essencial para uma confecção, não é mesmo? Siga na leitura deste post para conferir dicas para lojas de roupas online e para aprender como obter sucesso no seu e-commerce de moda!

Defina o conceito e o público-alvo de sua loja

Partindo do princípio de que o mercado da moda é extremamente competitivo, para que o seu e-commerce tenha mais chance de sobressair é melhor que ele seja o mais segmentado possível. Escolha um nicho de atuação principal para focar e trabalhe em torno dele, criando um conceito sólido para que sua confecção se torne referência. 

Para isso, é preciso entender também quem é o público-alvo do seu negócio, a fim de criar um formato e uma identidade que conversem diretamente com ele e traga-o cada vez para mais perto. Saiba qual é seu gênero, faixa etária, renda, região, estilo, comportamento de consumo, redes sociais que utiliza e o que mais for possível! Informação é uma ferramenta muito poderosa.

e-commerce de moda: público alvo
Conhecer o público-alvo da sua loja virtual de moda é fundamental para ter bons resultados.

Planeje cada passo com atenção

Planejamento é essencial para que uma ideia saia do papel e torne-se funcional e rentável. Para abrir um e-commerce de moda, portanto, delimite e estruture sua identidade e toda a logística necessária para que ele aconteça. 

Qual será o caminho do cliente dentro do site? Quais métodos de pagamento serão aceitos? Como funcionará o processo de entrega? Essas são algumas perguntas que podem te guiar no desenvolvimento do planejamento.

Todas essas e muitas outras questões devem ser respondidas no planejamento para que sua loja de moda funcione de maneira eficaz e não se perca no limbo da internet por falta de organização e de estruturação de processos!

Otimize a experiência do cliente

Coloque-se no lugar do consumidor para entender o que um cliente deseja de uma experiência de compra. É importante ter em mente que, no comércio virtual, não existe a troca direta entre vendedor e cliente — portanto, é preciso conquistá-lo de outras maneiras e garantir que suas dúvidas sejam sanadas.

A praticidade é o grande trunfo das compras online e, portanto, garanta que todo o processo de compra de seu e-commerce de roupa seja o mais simples e claro possível. A navegabilidade do site também deve ser intuitiva e confortável, tanto no desktop quanto nas versões mobile. 

e-commerce de moda: plataforma responsiva
Para a melhor experiência do cliente, garanta que sua plataforma de e-commerce para moda seja responsiva para os diversos dispositivos.

A oferta de informações também é essencial, já que o consumidor não tem a quem perguntar sobre o produto: garanta que as descrições sejam o mais detalhadas e claras possíveis para que o público saiba o que está comprando e sinta segurança.

O advento dos provadores virtuais é uma das mais atuais inovações para o mercado da moda na internet, e está revolucionando a forma de “experimentar” e de comprar online. 

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Trata-se de uma ferramenta baseada em inteligência artificial, capaz de simular como uma peça ficará no corpo da pessoa. Se muitos ainda se sentem inseguros em comprar roupas pela internet por não ter como prová-las, esse receio é bastante amenizado por essa tecnologia.

Mantenha uma boa presença online

Vender na internet não é o suficiente, é preciso estar na internet de uma forma mais ampla, promovendo uma experiência omnichannel da sua marca. Esteja onde seu cliente está, converse com ele nas diferentes plataformas, produza conteúdos relevantes para satisfazê-lo e, também, para atrair novos consumidores: quem é visto, é lembrado! 

No entanto, como o próprio subtítulo deixa claro, mantenha uma boa presença online, não apenas uma presença qualquer. Agir nas redes de forma despreparada e irresponsável só vai prejudicar a imagem da sua marca. 

Faça o possível para não envolvê-la em polêmicas de maneira leviana e, se for o caso, posicione-se de acordo com os valores do seu negócio para gerar ainda mais identificação com seu público. 

Crie um bom relacionamento com os clientes 

Quanto mais envolvido com a sua marca for o seu consumidor, mais chances você tem de que ele se torne um divulgador natural dela. Para isso, fale a língua dele e motive sua interação online, de forma que haja engajamento com a marca e compartilhamento de forma espontânea nas mídias sociais pessoais do cliente, permitindo que novas pessoas a conheçam. 

Agora que você já conferiu essas dicas para lojas virtuais de moda na internet, é hora de tirar do papel o sonho do e-commerce para sua confecção e impulsionar o negócio! Se você gosta do nosso conteúdo e quer recebê-lo em primeira mão na sua caixa de entrada, basta se inscrever na newsletter da Digitale Têxtil, preenchendo o formulário abaixo.


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