Lendo agora
7 documentários sobre moda para refletir e se inspirar

7 documentários sobre moda para refletir e se inspirar

documentários sobre moda

Você já assistiu a algum documentário sobre moda? Por ser considerada muito glamorosa, a cena fashion gera muita curiosidade, tanto entre os mais apaixonados por moda quanto entre o público comum. 

Atualmente, percebemos cada vez mais o crescimento de um comportamento de consumo interessado em entender de onde vem seus produtos e quais os valores envolvidos nessa cadeia de produção — o que não seria diferente com a indústria da moda.

Em paralelo a isso, com a efervescência dos streamings, o gênero documentário está ficando bastante popular, e consumidores têm procurado assistir a essas produções, que são excelentes ferramentas para adquirir conhecimento. 

Por conta disso, este post traz uma lista com sete indicações de documentários sobre moda para que você possa entender um pouco mais essa indústria, refletir e, também, inspirar-se.

1. The True Cost

Documentários sobre moda: the true cost
The True Cost: quem paga o preço das nossas roupas?

Uma das mais famosas produções do gênero sobre moda, o documentário The True Cost, que em tradução livre para o português significa “O Custo Real”, coloca luz sobre uma característica da indústria fashion que muitos preferem ignorar. 

Com direção de Andrew Morgan, o documentário francês foi gravado em diversas partes do mundo para mostrar os profundos impactos que a produção de moda, principalmente o fast-fashion causam na sociedade e no meio ambiente. 

Sua grande provocação já está estabelecida no título: qual é o custo real daquela peça baratinha que compramos nas grandes lojas de departamento? Quantas pessoas em péssimas condições de trabalho estão envolvidas na manutenção desses preços baixos? Quais produtos químicos estão sendo utilizados na fabricação, intoxicando pessoas e sendo despejados no meio ambiente? E os recursos naturais usados sem parcimônia?

The True Cost revela um lado da moda que poucos conhecem e muitos prefeririam continuar sem conhecer, mas que precisa vir à tona se buscamos, realmente, encontrar uma forma mais sustentável e consciente de produzir

No momento, o documentário não está disponível em nenhuma plataforma paga de streaming, mas pode ser encontrado na íntegra no YouTube, em inglês. 

2. Dries

Pode se tranquilizar: nem só de árduas reflexões será composta essa lista, afinal, moda também é arte e inspiração. O documentário Dries fala sobre a trajetória do estilista belga Dries Van Noten, terceira geração de sua família a trabalhar com alfaiataria e que se transformou em um dos maiores nomes da moda atual. 

Reconhecida por suas peças impecáveis, a marca é um grande sucesso de vendas mesmo possuindo menos de dez lojas ao redor do mundo todo. No filme, dirigido por Reiner Holzemer, conhecemos um pouco mais sobre o talento, a construção do nome e as paixões que sempre guiaram Dries em sua trajetória na moda.

3. Franca: Chaos and Creation

Documentário sobre moda: Franca
Quem foi Franca Sozzani? Assista ao documentário para entender melhor.

Os grandes estilistas são, sim, renomados, mas não são nem de longe os únicos personagens da cena fashion e, portanto, dos documentários de moda. Neste filme, o diretor Francesco Carrozzini conta a história de sua mãe, Franca Sozzani, que foi editora-chefe da Vogue Italia por 28 anos.

A trajetória de Franca, inegavelmente, passa por grandes momentos da história da moda e o documentário retrata muito de seus principais feitos na revista, desde entrevistas a grandes celebridades do ramo (de estilistas a modelos) até sua reconhecida irreverência, por escolher abordar inúmeros assuntos considerados tabus na indústria. O documentário foi lançado em 2016 e está disponível na Netflix desde 2017

4. Iris, uma vida de estilo

Iris Apfel nasceu em 1921 e é uma famosa designer de interiores e ícone da moda. Sim, você leu certo: ela nasceu em 1921 e suas atribuições estão no presente do infinitivo. Até o momento da publicação deste texto, Iris, prestes a completar seus 100 anos de idade, não só está vivíssima como está na ativa e assim pretende continuar — ela já declarou publicamente que prefere a morte à ideia de se aposentar.

Nova-iorquina “da gema” e filha de um casal de judeus, Iris estudou história da arte, trabalhou ao lado de decoradores ilustres e liderou grandes projetos de decoração, inclusive da Casa Branca. Ao lado do marido, viajava o mundo inteiro em busca de inspirações que se refletiam não só no seu trabalho, mas também em seus looks.

O documentário, dirigido por Albert Maysles, retrata o momento em que Iris está montando uma exposição sobre seu estilo no Metropolitan Museum of Art, em 2005 e, é claro, contando muito de sua história por meio das peças escolhidas. 

5. Dior e eu

Documentários sobre moda: Dior e eu
Confira de perto o trabalho que está por trás da criação da coleção de uma das grifes mais famosas do mundo.

Mesmo que você não seja uma pessoa muito ligada em moda, é praticamente impossível que não tenha ouvido falar de Christian Dior. O célebre estilista francês é o fundador da empresa homônima que se tornou uma das maiores marcas da moda mundial. 

Veja também
séries sobre moda

O documentário, dirigido por Frédéric Tcheng, mostra os bastidores do primeiro desfile da marca conduzido pelo novo diretor artístico, Raf Simons. Durante a 1h30 de duração, é possível conhecer melhor o funcionamento deste processo de muita paixão e de muito trabalho, que envolve desde os primeiros momentos da criação de uma coleção até a grande festa da sua exibição em um desfile — de uma das marcas mais famosas do mundo.

O documentário está disponível para compra no YouTube, na Apple TV e no Google Play e também pode ser assistido na Globo Play

6. Valentino: o último imperador

O documentário, dirigido por Matt Tyrnauer, retrata a vida do famoso estilista italiano Valentino Garavani e seu companheiro, Giancarlo Giammetti: uma vida que também fala muito, é claro, sobre grandes capítulos da história da moda.

A grife Valentino de vestidos de gala e alfaiataria é uma das mais respeitadas da indústria da moda. Surgiu em 1962 e vestiu grandes nomes do cinema e da história mundial. Muito disso aparece no filme, lançado em 2008, logo após o estilista declarar sua aposentadoria. O documentário está disponível na íntegra no YouTube, em inglês. 

7. Minimalism: a documentary about the important things

Documentários sobre moda: Minimalism
Minimalism não é necessariamente um filme sobre moda, mas não deixa de fazer refletir sobre o assunto.

Depois de muita inspiração, é hora de refletir novamente — e se inspirar com estilos de vida também, por que não?! No documentário Minimalism acompanhamos a jornada de dois jovens que, ao se perceberem rodeados por coisas e totalmente inseridos em um padrão de consumo elevado no qual bens materiais são o mais importante, decidem mudar radicalmente o rumo de suas vidas.

O documentário não fala especificamente sobre moda, mas o minimalismo também reflete nessa indústria, afinal de contas roupas também são bens de consumo e de quantas você precisa mesmo dentro do armário? A obra está disponível na Netflix.

Gostou deste conteúdo? Para receber nossos textos cheios de informações e dicas em primeira mão diretamente na sua caixa de entrada, inscreva-se na newsletter da Digitale Têxtil preenchendo o formulário abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo