Dia da criatividade: de onde surgem as ideias?
Criatividade pode ser entendida como a aptidão para inventar ou reformular coisas. Ela é fundamental para o desenvolvimento humano e empresarial. Mais do que saber encontrar todas as respostas, é preciso saber quais perguntas fazer. É a partir daí que damos início a um processo criativo, tentando encontrar as melhores respostas para solucionar esses problemas.
O sucesso de uma empresa vai muito ao encontro do seu diferencial, àquela característica que a torna única, competitiva e diferenciada no mercado. É por isso que existem diversas estamparias no mercado, mas só a Digitale Têxtil conta com uma produção própria, um departamento de criação interno que atende com rapidez e exclusividade às necessidades dos nossos clientes. Nosso diferencial está na tecnologia, qualidade e inovação dos produtos, com agilidade na entrega e produção sob medida para nossos clientes.
No entanto, engana-se quem pensa que criatividade está somente ligada às artes, como música, poesia, pintura e etc. A criatividade está diretamente relacionada a capacidade de resolver problemas, criar coisas, processos e ideias, mudando o rumo de como elas vinham sendo feitas até o momento.
É possível ser criativo em casa, no trabalho, em qualquer lugar. Faça as coisas de forma diferente e pronto! Você estará exercendo a sua criatividade. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de criatividade e sobre o processo criativo da Digitale Têxtil.
Quais são os tipos de criatividade existentes?
A criatividade pode ser classificada em 4 tipos diferentes.
1) Deliberada e cognitiva
Thomas Edison é o típico exemplo de quem possui esse tipo de capacidade, o maior inventor de todos os tempos. Normalmente, o conhecimento está atribuído a assuntos específicos.
2) Deliberada e emocional
As melhores ideias surgem após o autor sofrer grandes emoções.
3) Espontânea e cognitiva
Está relacionada ao conhecimento prévio que temos sobre determinados assuntos. Normalmente, acontece quando você faz alguns intervalos durante o seu trabalho ou realiza outra tarefa e vem aquele momento “Eureka”.
4) Espontânea e emocional
Esse tipo de característica tem ligação com emocional e é muito associada a artistas e músicos.
Processo criativo, saiba mais sobre a nossa criatividade!
Neste antes e depois, você consegue acompanhar de perto a criação da estampa para o Book Vibes Praia da Digitale, mas engana-se quem pensa que o processo criativo envolve logo de cara partir para ação. Nada disso! Ele costuma vir separado em etapas fundamentais para estimular a criatividade. Conheça a seguir as fases desse processo criativo.
1) Preparação
Entenda o problema que você está tentando resolver e busque os melhores caminhos para executar isso. Aqui, é hora de estruturar e estudar sobre o que será executado.
2) Incubação
Organize todas as ideias e deixe elas fluírem.
3) Iluminação
Com toda a pesquisa prévia, as chances do momento de insights aparecer aqui são grandes!
4) Implantação
Bora para ação? Aqui, é hora de tirar todos os planos do papel.
Como obter novas ideias e ter mais criatividade?
Ser criativo exige prática e não é um processo que ocorre feito mágica. Você já foi apresentado aos conceitos de criatividade e, geralmente, existe uma característica comum a quase todos eles: antes de uma grande ideia houve muito estudo e dedicação por trás.
Portanto, busque novas experiências, acredite nas suas ideias, submeta elas a testes e ponha em prática o que você criou. Os erros também fazem parte de uma trajetória de sucesso, sendo fundamentais para lapidar as ideias.
Para ficar por dentro de todas as tendências de mercado, dicas e muitos mais, inscreva-se na newsletter da Digitale Têxtil e receba as novidades diretamente no seu e-mail.