Lendo agora
Como analisar um desfile de moda praia e íntima?

Como analisar um desfile de moda praia e íntima?

desfile-de-moda-praia

As semanas de moda exercem uma influência direta nas coleções à venda no varejo. São elas que ditam globalmente modelagens, nuances, estampas, detalhes e aplicações. Mas como interpretar o que os designers colocam na passarela para transformar em algo que pode ser consumido pelo grande público?

Neste artigo, você vai descobrir como analisar um desfile de moda praia e íntima. Confira!

Procure elementos em comum

Você vai notar que os estilistas parecem usar o mesmo conjunto de inspirações. Quando uma cor, estampa, tema, acabamento, comprimento ou modelagem aparece desfile após desfile, há uma boa chance de que esse elemento em comum se transforme em uma tendência.

Mas a jornada das passarelas até o sucesso no varejo vai depender do quão usável e comercializável será essa tendência. Vamos ao exemplo do animal print. A estampa apareceu no inverno de 2019 e ainda continua ativa no verão 2020, como uma das padronagens mais recorrentes na linha praia.

Em outros casos, no entanto, uma tendência pode se dissolver após uma única temporada. O que podemos ficar de olho agora? Na cor neo mint, que virá forte no verão 2020, mas não se sabe o que acontecerá de lá para frente. Outra possibilidade é uma tendência permanecer por mais de uma temporada por ajuda de uma celebridade ou por apelo do street style.

Nas modelagens, é importante identificar os shapes que se repetem. Para a linha praia, veja quais modelos de tops são mais recorrentes entre as marcas (meia-taça, triângulo e faixa) e quais calcinhas são mais vistas (cavada, hot pants, cintura baixa e míni), assim como os maiôs (recortes, decotes e cavado) e as opções masculinas (sunga ou shorts).

desfile-de-moda-praia
Elementos comuns a quatro desfiles: biquíni asa-delta e top faixa. Em sentido horário:
Acacia, Gyv Me Body, Luli Fama e Fernando Alberto Atelier.

Em um desfile de moda íntima feminina, atente-se a modelagens em comum (mini ou maxi, com bojo ou sem, body, corset), tecidos (renda ou algodão), estilo (sexy, esportivo, sofisticado, básico ou minimalista) e cores (neutras, quentes, frias ou vibrantes).

Entenda a história da coleção

Um desfile de moda íntima e praia tem começo, meio e fim, a exemplo de um filme, uma série e um livro. Os looks de uma boa coleção compartilham elementos semelhantes: paleta de cores, estampas, tecidos, texturas e modelagens.

Você vai perceber que uma coleção bem estruturada, por exemplo, tem uma aparência coesa e ao mesmo tempo dramática (como um show pede), evoluindo de peças casuais, básicas e discretas até o ponto alto do desfile, encerrando com roupas de encher os olhos. A história da coleção também é contada pelo cenário e pela trilha sonora.

industria-4.0-setor-textil

É normal que críticos, jornalistas e especialistas em moda sempre comparem a coleção que está sendo apresentada com a anterior, para analisar se o estilista está oferecendo algo refrescante e criativo e mantendo-se fiel à estética da marca.

Tente fazer o mesmo! Antes de assistir a um desfile, informe-se sobre o histórico da marca, descubra seu estilo e público e veja a coleção anterior.

Diferencie desfiles conceituais e comerciais

Algumas peças vistas na passarela são exóticas e de representações extremas, e que dificilmente seriam bem aceitas pelo público geral no varejo. Essas são características de um desfile conceitual, que apresenta a capacidade criativa do designer.

Nos desfiles comerciais, as coleções são apresentadas para a venda, com peças menos artísticas e mais dentro da vida real. Algumas marcas estão permitindo a compra das roupas imediatamente após a estreia na passarela.

desfile-de-moda-praia
Tendência esportiva em desfiles de moda íntima feminina. Em sentido horário: Fila,Etam, Frankie Morello e Tommy Hilfiger.

Atente-se à beleza da passarela

Cabelos e maquiagem também integram a análise completa de um desfile de moda praia e íntima. No backstage, existe uma cooperação entre estilistas, maquiadores e cabeleireiros para a construção de looks que harmonizam com a coleção que será apresentada.

Os estilos vistos na passarela criam tendências, que são analisadas pela imprensa especializada e incorporados por celebridades e pelo público em geral.

Fique de olho no calendário

Os desfiles de moda praia e íntima ocorrem em grandes centros nacionais e internacionais. Conheça os principais:

Nacionais

São Paulo Fashion Week

Maior semana de moda do país. Está na 48ª edição e acontece duas vezes por ano. Em 2019, na segunda edição, 26 marcas apresentaram suas criações.

Veja também

Minas Trend

Evento de moda e negócios. Realizado em Belo Horizonte em duas edições anuais.

Dragão Fashion Brasil

Em 2019, completou 20 anos. É reconhecido como um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina. Ocorre anualmente em Fortaleza.

desfile-de-moda-praia
Amir Slama na SPFW 2020: maior semana de moda do país.

Internacionais

Paris Fashion Week

Semana de moda francesa realizada semestralmente para mostrar novidades de outono/inverno e primavera/verão. Reúne os melhores estilistas, mas também os designers menos conhecidos.

New York Fashion Week

Ocorre em fevereiro e setembro e mostra o melhor da moda internacional. O primeiro evento foi em 1993.

London Fashion Week

Também acontece duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e setembro. É uma das quatro semanas de moda mais influentes do mundo, ao lado de Paris, Nova York e Milão.

Milan Fashion Week

São cerca de 70 desfiles de moda vistos por um público internacional. Ocorre também duas vezes por ano. Foi fundada em 1958.

A análise de um desfile de moda praia e íntima permite que estilistas identifiquem as novidades, repliquem as inspirações, fazendo com que uma nova safra de tendências chegue ao público-alvo da marca.

Acompanhe tendências, dicas e conteúdos sobre administração de confecções. Assine nossa newsletter e receba nossos artigos por e-mail semanalmente.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo