Lendo agora
Cursos na área têxtil: opções completas para profissionais de moda

Cursos na área têxtil: opções completas para profissionais de moda

cursos-na-area-textil

Cursos na área têxtil dedicados à gestão do negócio são a melhor forma de desenvolver competências gerenciais para liderar equipes, comunicar-se bem com o mercado e ter uma visão abrangente de todas as etapas produtivas.

Eles são oferecidos tanto na modalidade presencial e a distância, como em diversos níveis: de cursos livres a mestrados. Essa diversidade permite que o aluno escolha a opção que melhor se encaixa no caminho traçado para a sua carreira.

A seguir, listamos cursos voltados para profissionais que já trabalham no setor, para quem planeja ingressar na área e para os que vão abrir a própria marca. Confira!

industria-4.0-setor-textil

Planejamento e Gestão na Indústria de Confecção (presencial)

Este curso, oferecido pelo Sebrae, propõe ajudar o gestor a planejar melhor a sua fábrica. Oferecido na modalidade presencial em três oficinas, os participantes recebem informações sobre dificuldades e sucessos das indústrias de confecção, noções de planejamento, programação e controle da produção, além do processo de desenvolvimento de produto.

O curso é oferecido nas unidades do Sebrae. Consulte a agenda da sede mais próxima para datas e valores.

Gestão da Produção do Vestuário (presencial)

Voltado para quem já atua na indústria têxtil, o curso presencial do Senai-SP propõe ao aluno uma atualização sobre as ferramentas de gestão, observando normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança.

O programa do curso inclui o desenvolvimento de habilidades gerenciais, gestão de pessoas, plano e controle de produção, logística, qualidade da gestão da produção, custos e matemática financeira.

Negócios de Moda (presencial)

Em 18 meses, este curso de especialização do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) é direcionado a profissionais que queiram atuar no mercado de moda, especialmente na cadeia de produção e no varejo.

São quatro eixos abordados: Gestão, Tendências, Comunicação e Moda. É um MBA que prepara o aluno para desenvolver estratégias de marketing de moda, pesquisar tendências que auxiliam no processo de vendas, analisar oportunidades do mercado, gerenciar a produção e a comercialização na indústria têxtil e no varejo. O curso é presencial e oferecido no campus Ana Rosa da universidade, em São Paulo.

Gestão em Economia Criativa (presencial)

É uma especialização em Moda com foco em gestão e administração da empresa como um todo a partir de uma visão estratégica. O aluno adquire conhecimentos em trabalho em grupo e liderança, marketing, custos, aspectos legais e propriedade intelectual, administração e gestão de marcas.

Focado em economia criativa – empresas dos setores de produtos e serviços que têm a criatividade como principal impulsionador –, o curso é oferecido pelo Centro Universitário Belas Artes e tem duração de três semestres.

Gestão de Empresas de Moda e Artigos de Luxo (online)

Curso de moda online ensina como funcionam as empresas focadas em artigos de luxo, passando pelo processo de branding, desenvolvimento de produtos, vendas e estratégias de comunicação.

Em seis semanas, o programa, disponível na plataforma Coursera – a maior para cursos online –, introduz ao aluno o conceito de indústria de luxo, etapas do planejamento de coleção e presença internacional para comercialização. As aulas são gratuitas, em inglês e em parceria com a Universidade Luigi Bocconi.

cursos-na-area-textil
Graduação, pós, EAD ou presencial: opções de aprendizado em todas as modalidades.

Negócios e Marketing de Moda (presencial)

Esta pós-graduação da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, prepara o profissional para utilizar as mais recentes estratégias de Marketing e Comunicação em empresas da área têxtil.

São quatro semestres com os seguintes conteúdos: indústria têxtil (organização, principais mercados, desenvolvimento de produto), gerenciamento de carreira (desenvolvimento profissional), pesquisa de moda (tendências e produtos), cool hunting (análise de comportamentos e identificação de tendências), gestão comercial (visão comercial e mercado) e de pessoas (diagnósticos da organização), entre outros.

Têxtil e Moda (presencial)

O objetivo deste mestrado na área têxtil é incentivar a geração de novos produtos, processos e aplicações das matérias-primas têxteis. Os participantes vão estudar os processos de produção sob o ponto de vista da qualidade e automação, investigando o aproveitamento de subprodutos e o reaproveitamento dos têxteis descartados.

Os temas de gestão, sustentabilidade, projetos e desenvolvimento de produtos também fazem parte do programa, que é oferecido pela Universidade de São Paulo.

Gestão de Moda Online (online)

É um curso de Moda a distância novo que capacita o aluno para ter uma visão abrangente da gestão de uma confecção. O programa é voltado para economia criativa e pequenos modelos de negócios.

É uma formação online indicada para profissionais que atuam na indústria têxtil, mas também para quem trabalha com Design ou Marketing. Durante os estudos, com duração de 350 horas, e mais 40 horas de um módulo internacional (opcional), os participantes vão desenvolver competências profissionais sobre gestão, comunicação com o mercado e gerenciamento de equipes. É oferecido pelo Istituto Europeo di Design.

A Moda como Negócio (presencial)

Curso para profissionais de moda que buscam atualização ou que estejam interessados em iniciar suas próprias marcas. Os alunos aprendem sobre o conceito de um produto de sucesso, realidade do mercado, matéria-prima x custo benefício, mercado atacadista, formatos de negócios e criação e desenvolvimento de produto.

Veja também
mapa de coleção de moda - aprenda a desenvolver

Este curso da área têxtil é desenvolvido pela Faap, tem carga horária de 42 horas e acontece no câmpus sede, em São Paulo.

Fashion Design & Advanced Business (presencial)

Este curso do Istituto Marangoni, uma das melhores escolas de moda do mundo, é voltado para profissionais que já trabalham na indústria têxtil. Os alunos aprendem a analisar o mercado de moda, explorar processos criativos e reformular ideais.

É um curso de curta-duração no exterior – duas semanas, em Miami – que possibilita a compreensão dos avanços do setor têxtil sob o ponto de vista de design e de negócio. Ao final, espera-se que o aluno esteja atualizado para melhorar portfólios das coleções, agregar inovação à gestão e levar novos insights para a empresa.

Fashion Business Management (presencial)

É uma graduação voltada para o gerenciamento de negócios de moda. Ofertado pelo Fashion Institute of Technology, com sede em Nova York, o curso é destinado para quem deseja alcançar o cargo de gerente de mercadorias, carreira que mescla habilidade criativa e pensamento analítico.

O programa de estudos inclui visitas a showrooms, lojas especializadas e escritórios de compras em Nova York. As disciplinas abordam os temas a seguir: marketing de moda, desenvolvimento de produtos, compras e planejamento, fornecimento, gerenciamento e previsão de moda, inteligência artificial e análises de mídias sociais.

Business Process Management e Modelagem de Processos (presencial)

Embora não seja um curso específico da área têxtil, é de grande valia para profissionais do setor que querem adquirir a competência gerencial. Os alunos aprendem a planejar, executar e gerir projetos; identificar, analisar e classificar os riscos do negócio; definir indicadores de desempenho; e utilizar técnicas de mapeamento e modelagem de processos. As aulas acontecem na Faap.

Fashion management: Essential Guide to the Fashion Business (online)

Ofertado pela Udemy em parceria com a Italian E-Learning Fashion School, é um curso online indicado para quem quer começar carreira na área de moda e está interessado em lançar a própria marca.

O curso traz uma série de palestras com os professores da Italian E-Learning Fashion School, que abordam criação de coleção, produção de peças, grupos poderosos de moda, marcas premium, alta costura e luxo, moda rápida e semanas de moda.

A qualificação na área abre caminhos para uma promoção na empresa, para um novo emprego e para o empreendedorismo. Não deixe de buscar novidades!

Assine nossa newsletter e receba, semanalmente, por e-mail conteúdos sobre a indústria têxtil. É só preencher o formulário!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo