Lendo agora
Criação de roupas: 12 inspirações para 2020

Criação de roupas: 12 inspirações para 2020

criação de roupas

Quem está inserido no mundo da moda e participa do processo de criação de roupas deve estar sempre de olho nas novidades e tendências fashion. Além da participação em feiras e eventos da indústria têxtil, uma ótima forma de se atualizar é acompanhar blogs e portais sobre o tema.

Mais do que técnica e produção, a criação de roupas envolve pesquisas de referências e muita inspiração. Por isso, é importante saber quais serão as peças-desejo da temporada, assim como as principais cores da moda e estampas que serão procuradas pelos consumidores.

Neste post, reunimos 12 peças e estampas consideradas tendências de roupas 2020 para inspirar suas coleções. Confira!

1. Biquíni e maiô asa-delta

Na moda praia 2020, a grande aposta são maiôs e biquínis ultracavados, em uma releitura do asa-delta, sucesso nos anos 80 e até meados dos 90. A modelagem dá a impressão de uma silhueta mais longilínea e valoriza o corpo da mulher.

guia-moda-praia-2020

A calcinha asa-delta aparece em estampas e cores variadas, com destaque para animal print, tie-dye, neon e bicolor. Combinada com laços, materiais artesanais (crochê, tricô e macramê) e modelagens esportivas, são a receita de sucesso para as coleções de beachwear.

criacao-de-roupas
Biquíni com top e calcinha asa-delta. Maiô cavado com recortes em animal print.

2. Tie-dye

A estampa tie-dye cabe em coleções para o público infantojuvenil e adulto, para homens e mulheres. É uma padronagem casual e por isso combina com camisetas, beachwear e moda íntima.

Na linha praia, a padronagem traz a atmosfera 70s para biquínis, maiôs e saídas de banho, principalmente as de modelagem ampla e fluida.

É possível ainda fazer um mix do tie-dye com outras estampas, como florais e listras. A padronagem também pode cobrir a peça inteira ou se manifestar apenas em detalhes. Tanto em cores vibrantes como em tons neutros, o tie-dye é uma das grandes apostas de estamparia para 2020.

criacao-de-roupas
Tie-dye usado na moda praia e casual: estampa versátil.

3. Cardigã

Um clássico da moda nos anos 90, os cardigãs estão prontos para dominar o outono/inverno no Brasil. No exterior, a peça foi a favorita de homens e mulheres, que a atualizaram com um toque sexy e ousado.

Nas tendências de roupas 2020, o cardigã vai dispensar sobreposições, sendo usado como blusa, deixando o sutiã à mostra ou fechado somente com um ou dois botões. Os modelos da moda são mais curtos, de comprimento até o quadril, em manga curta, ¾ ou longa.

criacao-de-roupas
Cardigã no street style e nas passarelas: comprimento até o quadril e manga curta e comprida.

4. Manga bufante

As mangas bufantes estarão em todos os lugares em 2020. Ao trabalhar com essa tendência de roupa feminina, é importante adequar o volume da peça ao público-alvo da sua marca. Consumidoras tradicionais podem não se sentir à vontade com mangas dramáticas demais – pense nisso antes de criar.

De silhueta inspirada nos anos 80, a novidade é ótima para atualizar a modelagem de blusas e vestidos que estão entre a categoria casual e festiva. Para o dia, a dica é diminuir o volume; já peças para usar em ocasiões importantes e noturnas podem ter mais drama.

É uma peça que insere um mood romântico na coleção, e se encaixa bem do verão ao inverno, e com tecidos diversos: algodão, seda, linho, malha e cetim.

criacao-de-roupas
Maior e menor drama: adapte a peça de roupa às preferências do seu público-alvo.

5. Shorts e bermudas

A peça que proporciona um refresco automático para o verão é a grande aposta para os dias de calor em 2020. As grifes mais influentes do planeta mostraram nas passarelas de primavera/verão shorts e bermudas de todos os estilos, comprimentos, modelagens e tecidos possíveis.

Do modelo clochard, que valoriza a cintura, às modelagens amplas, mais curtas ou na altura do joelho, o shorts se coloca como uma alternativa mais chique e moderna que a minissaia, que esteve em alta nas últimas coleções.

criacao-de-roupas
Nas ruas e na passarela: o shorts promete ser a peça mais usada no calor em 2020.

6. Calça flare

A febre skinny vai, finalmente, abaixar em 2020 em favor de calças com modelagem ampla, em especial o tipo flare, que favorece uma maior variedade de biotipos.

Modelos com pernas amplas (retas ou flare) estarão com tudo em 2020 na linha feminina e masculina. Na reinterpretação da peça, sucesso no passado, grifes internacionais apostaram em cintura alta e comprimento cropped, com a barra mais curta para deixar o tornozelo à mostra e valorizar o calçado.

criacao-de-roupas
Flare e modelo reto mais soltinho: tendências de calças femininas para 2020.

7. Poá

A estampa de poá divide com o tie-dye e o animal print as atenções de 2020. O polka dots cobre vestidos, blusas de mangas bufantes e calças, e insere um toque fun e vintage nas coleções com peças em modelagens mais modernas.

Nas coleções, o poá invade a moda casual, praia e íntima, tanto no tradicional preto e branco como em tons pastel ou cores vibrantes. Para atualizar as peças, a dica é optar por um mix de estampas, como floral, animal print e motivos geométricos.

criacao-de-roupas
Estampa de poá desponta como uma tendência nas roupas femininas em 2020.

8. Animal print

Peças masculinas e femininas nas versões onça tradicional, leopardo, cobra e zebra, tanto em tons “originais” como vibrantes, serão onipresentes em vitrines, praias e piscinas em 2020.

A padronagem animal print pode cobrir biquínis, maiôs, sungas e saídas de praia para as linhas adulto e infantil. O interessante é que a estampa abre muitas possibilidades de aplicação: funciona bem sozinha, em duas peças ou peças únicas, e mesclada a tecidos lisos ou estampados.

Veja também
mulher com óculos digital

criacao-de-roupas
Variações do animal print estão presentes em peças da moda casual e praia.

9. Hot pants

As hot pants surgiram na moda praia há quatro temporadas e nunca foram um consenso entre as consumidoras. Com o tempo, o público acabou se acostumando e aprendeu a usar a modelagem, e hoje a calcinha de cintura superalta se consolidou nas coleções das marcas nacionais e internacionais.

A confecção da hot pants exige um tecido com boa compressão, uma vez que esse modelo comprime o abdômen e modela o corpo.

criacao-de-roupas
Modelos de hot pants para o verão 2020: peça faz sucesso em tecidos lisos e estampados.

10. Maxi vestido

Entre as roupas femininas em alta para o outono/inverno 2020, o destaque fica para os maxi vestidos estampados. São uma versão mais leve para usar em temperaturas amenas.

Sempre longos, amplos e estampados, os maxi vestidos também foram destaque nas semanas de moda internacional. Em comum entre as marcas estava o decote fechado com botões ou com um laço no pescoço, em uma referência ao mood romântico e vintage que a peça tem.

criacao-de-roupas
Cores e estampas diferentes em uma modelagem semelhante.

11. Neon

Mais uma referência 80s para 2020. As cores vibrantes foram consagradas por grandes designers e continuarão fortes no mercado fashion.

Embora tenham tudo a ver com o clima do verão, não é preciso restringir os tons luminosos e fluorescentes a peças típicas do calor. É possível aplicar as cores em roupas de meia-estação e em itens de inverno.

criacao-de-roupas
Neon na alfaiataria e um um look urbano: tons fluorescentes têm aplicação em propostas variadas.

12. Handmade

É uma tendência que valoriza o artesanato e insere o rústico luxuoso em roupas casuais e festivas. O design handmade confere uma identidade única à peça por ser feito à mão.

Para as confecções, a sugestão é aplicar pontualmente a produção artesanal, mesclando-a com a reprodução de peças em série. Na linha praia, a tendência handmade encontra muitas oportunidades, em especial nas saídas de praia e nos acessórios.

Seja em detalhes ou na peça completa, a valorização do “feito à mão” é uma das grandes tendências de roupas femininas em 2020.

criacao-de-roupas
Tendência handmade para usar no dia a dia e na praia ou piscina.

Seja qual for o seu estilo de criação e suas inspirações de moda, é possível – e altamente recomendado – acompanhar tendências e informações do setor têxtil.

Para receber dicas e novidades semanalmente em seu e-mail, assine nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo!


5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo