Lendo agora
Confecção de roupas para ciclistas: por onde começar?

Confecção de roupas para ciclistas: por onde começar?

confecção de roupas para ciclistas

A versatilidade no setor de confecção têxtil é imensa, especialmente quando o assunto é esporte. É muito comum encontrar tecidos próprios para roupas de corrida, musculação e outras modalidades. Neste post, falaremos sobre confecção de roupas para ciclistas e quais os materiais mais indicados. Boa leitura!

Os benefícios de andar de bicicleta são diversos. Pedalar ajuda a oxigenar o cérebro, elimina toxinas do corpo graças ao suor, produzindo energia vital e, consequentemente, aliviando o estresse; tonifica partes do corpo, como pernas e glúteos; fortalece os pulmões; combate a ansiedade; entre outras vantagens.Sem falar que é o tipo de atividade que conecta o ser humano com a Natureza e colabora com a diminuição de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. 🍃

confecção de roupas para ciclistas
Trocar carro ou moto por uma bicicleta é zerar a emissão CO2, já que os veículos automotores são uns dos principais emissores do gás.

É justamente por ser ao ar livre, muitas vezes em trilhas e estradas, que as roupas adequadas para andar de bicicleta devem possuir tecnologias especiais.

Conheça algumas das peças e acessórios que compõem o look de um ciclista, as bases de tecido mais indicadas para produzir cada uma delas, além de dicas extras.

Quais roupas um ciclista usa?

Bermuda

Indispensável no armário de todo fã de bike, uma bermuda de qualidade é capaz de evitar assaduras e bolhas, além de deixar a circulação sanguínea livre. Tudo vai depender do tipo de forro.

As opções mais comuns de forros para bermudas são os de gel com espuma, perfeitos para treinos longos; ou os de apenas gel, indicado para uma a duas horas diárias de pedal.

Camiseta

Ao lado da bermuda, a camiseta também tem seu destaque. As com bolso costumam facilitar a vida dos esportistas, já que permitem o transporte de documentos, alimentos, celulares, etc.

confecção de roupas para ciclistas
Em lugares quentes, como o Brasil, a camiseta com zíper faz toda diferença, pois permite a abertura completa ou parcial no momento desejado pelo ciclista.

Os tecidos com secagem rápida, que fazem o suor evaporar com rapidez, são os mais indicados. Se eles possuírem lycra ou multifilamentos, o conforto e a respirabilidade será ainda maior.

Calças

Para os pedais que ocorrem no período noturno, onde há grande incidência de animais peçonhentos e mosquitos, e até nas trilhas, a calça é indispensável.

O grande diferencial é que, normalmente, as calças voltadas para o ciclismo tendem a não esquentar muito. Por isso, os ciclistas costumam utilizá-la para se proteger do sol e evitar queimaduras.

Jaqueta

Ela pode servir no inverno, sendo capaz de impedir que o corpo esfrie. O estilo corta vento, por exemplo, ideal para os dias em que o vento é forte, mas nem tão gelado assim, já que não aquece o corpo completamente.

Há também a jaqueta capa de chuva, fabricada com tecido impermeável.

confecção de roupas para ciclistas
A escolha da jaqueta vai depender, principalmente, de como estará o clima no dia do pedal!

Acessórios para ciclistas

Manguito e pernito

Tanto o manguito quanto o pernito são acessórios removíveis usados, respectivamente, nos braços e nas pernas, para os dias de chuva ou sol. Também podem servir como uma segunda pele, por baixo das jaquetas ou das calças.

Luvas

A escolha da luva vai depender muito da modalidade. Os clientes que fazem trilha de Mountain Bike (MTB), gostam das de dedo longo e com borrachinha na ponta – elas facilitam o uso do celular.

Já se o gosto é pela modalidade road, as luvas de meio dedo são mais apropriadas.

Meias

Outro acessório que tem suas especificidades. As meias para ciclistas devem absorver bem o suor, ser grudada na perna e nem um pouco acolchoada na sola.

As meias de cano alto são as mais queridas, já que garantem uma proteção extra na hora de enfrentar trilhas, evitando o contato da pele com galhos.

Hora de criar!

As roupas e acessórios para ciclismo são extremamente versáteis. Como cada uma delas exige uma ou mais características específicas, a atenção na escolha de cada detalhe deve ser redobrada.

Encontre o tecido ideal

Depois de planejar o design da peça, escolher o tecido ideal para cada uma delas será o próximo passo da modista. Cinco bases para ter no seu estoque de tecidos e que são mais recomendadas para a confecção de roupas de ciclismo, são:

Base Lumiere

Com uma sutil transparência, a base Lumiere possui um caimento leve e pode ser utilizada na confecção de diversas peças, inclusive roupas para práticas esportivas.

Indicada para: camisetas e regatas esportivas.

Speedy

Extremamente versátil, a base Speedy é de ótima elasticidade e alta compressão, além de possuir um toque diferenciado. Mesmo em modelagens bastante ajustadas ao corpo, o conforto é garantido.

[saber mais >]

Indicada para: leggings, tops e bermudas.

Speedy Power

Com peso intermediário e alta compressão, a base Speedy Power é voltada para o segmento fitness. É um tecido para exercícios de alta performance, como as trilhas.

[saber mais >]

Indicada para: calças, leggings tops e bermudas esportivas.

Velocity

Esta é uma versão da base Speedy Power, porém, no liso. Ela também é recomendada para o segmento fitness. Contudo, possui peso intermediário, mas mantém a alta compressão.

Veja também
Gestão de negócios de moda.

[saber mais >]

Indicada para: calças, leggings tops e bermudas esportivas.

Active Power

Por fim, se você busca tecidos para confecção de peças esportivas de alta performance com ótima respirabilidade, a Active Power é a base ideal. Com maior gramatura e maior capacidade de compressão, ela possui excelente durabilidade.

[saber mais >]

Indicada para: leggings, tops, macacões e bermudas.

A escolha da linha também é importante

A escolha da linha de costura que vai dar forma as roupas também é essencial. Ao optar por uma linha de poliéster, por exemplo, ela pode ferir a pele, já que é mais áspera.

Em conjunto, você pode indicar a linha de poliamida, também conhecida como linha de Nylon, ou a de algodão. Elas são mais recomendadas, pois são macias e resistentes.

Aposte nas cores e estampas

Dos detalhes aos look completo, combinar as cores da melhor maneira faz toda diferença. Uma boa stylist sabe disso. Por isso, a disponibilidade de estampas, sejam elas abstratas, florais, geométricas ou tropicais (especialmente no verão), é essencial. A tendência animal print também é uma ótima aposta.

Assista ao vídeo comercial de um dos clientes da Digitale Têxtil, a Oficina do Abadá, fabricante de roupas para ciclismo.

 

A aplicação das cores, mesmo que em pontos específicos, é capaz de fazer toda diferença.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo, entre em contato com um dos consultores da Digitale Têxtil e receba um atendimento personalizado que vai te ajudar a escolher o tecido ideal para o seu propósito e seu público.

confecção de roupas para ciclistas

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo