Lendo agora
Confecção de roupas para ciclistas: por onde começar?

Confecção de roupas para ciclistas: por onde começar?

confecção de roupas para ciclistas

A versatilidade no setor de confecção têxtil é imensa, especialmente quando o assunto é esporte. É muito comum encontrar tecidos próprios para roupas de corrida, musculação e outras modalidades. Neste post, falaremos sobre confecção de roupas para ciclistas e quais os materiais mais indicados. Boa leitura!

Por que andar de bicicleta?

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de pelo menos 30 minutos de atividade física aeróbica 5 vezes por semana para garantir diversos benefícios

Com um exercício desse tipo, pedalar ajuda a oxigenar o cérebro, elimina toxinas do corpo graças ao suor, produzindo energia vital e, consequentemente, alivia o estresse. Como se não bastasse, ainda tonifica partes do corpo, como pernas e glúteos, fortalece os pulmões, combate a ansiedade, proporciona bem-estar, entre outras vantagens. 

E, após dois anos de vida reclusa e limitações causadas pela pandemia, a bike ainda ganha um destaque especial por ser o tipo de atividade que conecta o ser humano com a natureza e colabora com a diminuição de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

confecção de roupas para ciclistas
Trocar carro ou moto por uma bicicleta é zerar a emissão CO2, já que os veículos automotores são uns dos principais emissores do gás.

Importante: antes de passar horas pedalando, é importante fazer acompanhamento médico e um trabalho de fortalecimento e alongamento para evitar sobrecarga da musculatura das pernas e joelhos, além de consequentes lesões.

Como iniciar?

É bastante comum que pessoas interessadas em iniciar essa prática fiquem confusas na hora de comprar a bicicleta e definir quais itens são indispensáveis para iniciantes. Para te ajudar, montamos uma lista de dicas básicas:

    • Bicicletas têm tamanho: por isso, antes de comprar a sua, entenda qual deles melhor se adapta à sua altura;
    • Certifique-se de que o banco está ajustado corretamente: além do tamanho do objeto, é essencial que o banco esteja na altura correta de forma a evitar problemas no joelho;
  • Use sempre capacete: para garantir a sua segurança, use o capacete em todas as suas pedaladas;
  • Aprenda a frear: apesar de parecer simples, é bastante comum que novatos usem o freio de forma incorreta, usando três dedos. Por isso, treine frear apenas com o dedo indicador, de forma a garantir que, na rua, você tenha a segurança do guidão.
  • Invista em roupas próprias para o esporte: assim você se certifica de que terá conforto durante a prática.

Para saber mais, continue no texto e conheça algumas das peças e acessórios que compõem o look de um ciclista, além das bases de tecido mais indicadas para produzir cada uma delas e outras dicas extras.

Quais roupas um ciclista usa?

Justamente por ser praticado ao ar livre, muitas vezes em trilhas e estradas, que as roupas adequadas para andar de bicicleta devem possuir tecnologias especiais. 

Bermudas

Indispensável no armário de todo fã de bike, uma bermuda de qualidade é capaz de evitar assaduras e bolhas, além de deixar a circulação sanguínea livre. Tudo vai depender do tipo de forro.

As opções mais comuns de forros para bermudas são os de gel com espuma, perfeitos para treinos longos; ou os de apenas gel, indicado para uma a duas horas diárias de pedal.

Dica: apesar de parecer estranho, profissionais do ciclismo recomendam que não se use roupas íntimas com bermudas para ciclismo. Isso porque, por causa dos enchimentos que a peça costuma ter, é bastante comum que elas acabem gerando atrito e, consequentemente, machucados.

Camisetas

Ao lado da bermuda, a camiseta também tem seu destaque. As com bolso costumam facilitar a vida dos esportistas, já que permitem o transporte de documentos, alimentos, celulares, etc.

confecção de roupas para ciclistas
Em lugares quentes, como o Brasil, a camiseta com zíper faz toda diferença, pois permite a abertura completa ou parcial no momento desejado pelo ciclista.

Os tecidos com secagem rápida, que fazem o suor evaporar com rapidez, são os mais indicados. Se eles possuírem lycra ou multifilamentos, o conforto e a respirabilidade será ainda maior.

Calças

Para os pedais que ocorrem no período noturno, onde há grande incidência de animais peçonhentos e mosquitos, e até nas trilhas, a calça é indispensável.

O grande diferencial é que, normalmente, as calças voltadas para o ciclismo tendem a não esquentar muito. Por isso, os ciclistas costumam utilizá-las para se proteger do sol e evitar queimaduras.

Jaquetas

Ela pode servir no inverno, sendo capaz de impedir que o corpo esfrie. O estilo corta vento, por exemplo, ideal para os dias em que o vento é forte, mas nem tão gelado assim, já que não aquece o corpo completamente.

Há também a jaqueta capa de chuva, fabricada com tecido impermeável.

confecção de roupas para ciclistas
A escolha da jaqueta vai depender, principalmente, de como estará o clima no dia do pedal!

Acessórios para ciclistas

Além dos trajes e do capacete, alguns acessórios são indispensáveis para garantir a segurança e conforto dos ciclistas.

Manguito e pernito

Tanto o manguito quanto o pernito são acessórios removíveis usados, respectivamente, nos braços e nas pernas, para os dias de chuva ou sol. Também podem servir como uma segunda pele, por baixo das jaquetas ou das calças. O nosso artigo FLOW e SOFTSKIN são indicados para essa finalidade.

Luvas

A escolha da luva vai depender muito da modalidade. Os clientes que fazem trilha de Mountain Bike (MTB), gostam das de dedo longo e com borrachinha na ponta – elas facilitam o uso do celular.

Já se o gosto é pela modalidade road, as luvas de meio dedo são mais apropriadas.

moldes para imprimir

Meias

Outro acessório que tem suas especificidades. As meias para ciclistas devem absorver bem o suor, ficarem grudadas na perna e não serem acolchoadas na sola.

As meias de cano alto são as mais queridas, já que garantem uma proteção extra na hora de enfrentar trilhas, evitando o contato da pele com galhos.

Hora de criar!

Como você deve ter percebido, as roupas e acessórios para ciclismo são extremamente versáteis. Como cada uma delas exige uma ou mais características específicas, a atenção na escolha de cada detalhe deve ser redobrada.

Encontre o tecido ideal

Depois de planejar o design da peça, escolher o tecido ideal para cada uma delas será o próximo passo da modista. 

Pensando que atletas de alto rendimento certamente vão passar muitas horas pedalando, é essencial que as roupas produzidas sejam confortáveis e produzidas por tecidos que tenham tecnologias como proteção UV e ação hidratante.

Para te ajudar, separamos algumas bases da Digitale Têxtil mais recomendadas para a confecção de roupas de ciclismo:

Base Lumiere

Com uma sutil transparência, a base Lumiere possui um caimento leve e pode ser utilizada na confecção de diversas peças, inclusive roupas para práticas esportivas.

Indicada para: camisetas e regatas esportivas.

Especificações: Largura: 1,35 M (± 8%), 92% supermicrofibra, 8% Elastano, Gramatura 95 G/M² (± 8%), Rendimento ± 7,80 M/KG

Speedy Power

Com peso intermediário e alta compressão, a base Speedy Power é voltada para o segmento fitness, além de ser muito utilizada na confecção de Surfwear. É um tecido para exercícios de alta performance, como as trilhas.

Indicada para: calças, leggings tops e bermudas esportivas.

Especificações: largura: 1,50 M, composição: 82% supermicrofibra e 18% elastano, gramatura: 300 G/M², rendimento médio: 2,22 M/KG.

Veja também
mulheres usando estilo old money

Velocity

Esta é uma versão da base Speedy Power, porém, no liso. Ela também é recomendada para o segmento fitness. Contudo, possui peso intermediário, mas mantém a alta compressão.

Indicada para: calças, leggings tops e bermudas esportivas.

Especificações: largura: 1,50 M (± 8%), 77% supermicrofibra, 23% elastano, gramatura: 300 G/M² (± 8%), rendimento médio: ± 2,22 M/KG.

Active Power

Se você busca tecidos para confecção de peças esportivas de alta performance com ótima respirabilidade, a Active Power é a base ideal. Com maior gramatura e capacidade de compressão, ela possui excelente durabilidade.

Indicada para: leggings, tops, macacões e bermudas.

Especificações: largura: 1,50 M, composição: 79% supermicrofibra e 21% elastano, gramatura: 350 G/M², rendimento médio: 1,90 M/KG.

Compress

Base desenvolvida para proporcionar maior conforto e desempenho aos praticantes de pedal. Excelente para roupas esportivas de alta performance, especialmente o ciclismo. Possui nível de compressão médio, ótima respirabilidade, secagem rápida e boa resistência, alta compressão.

Indicada para: camisas, bermudas e macacões.

Especificações: largura: 1,50 M (± 8%), 82% supermicrofibra, 18% elastano, gramatura: 220 G/M² (± 8%), rendimento médio: ± 3,03 M/KG.

Compress Power

Base com efeito modelador imediato, ela garante conforto total, sendo excelente para peças para ciclismo.

Indicada para: cintas modeladoras.

Especificações: largura: 1,50 M (± 8%), 75% supermicrofibra, 25% elastano, gramatura: 280 G/M² (± 8%), rendimento médio: ± 2,38 M/KG.

A escolha da linha também é importante

A escolha da linha de costura que vai dar forma às roupas também é essencial. Ao optar por uma linha de poliéster, por exemplo, ela pode ferir a pele, já que é mais áspera.

Em conjunto, você pode indicar a linha de poliamida, também conhecida como linha de Nylon, ou a de algodão. Elas são mais recomendadas, pois são macias e resistentes.

Aposte nas cores e estampas

Dos detalhes aos looks completos, combinar as cores da melhor maneira faz toda diferença. Uma boa stylist sabe disso. Por isso, a disponibilidade de estampas, sejam elas abstratas, florais, geométricas ou tropicais (especialmente no verão), é essencial. A tendência animal print também é uma ótima aposta.

Assista ao vídeo comercial de um dos clientes da Digitale Têxtil, a Oficina do Abadá, fabricante de roupas para ciclismo.

A aplicação das cores, mesmo que em pontos específicos, é capaz de fazer toda diferença.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e entre em contato com um dos consultores da Digitale Têxtil para receber um atendimento personalizado que vai te ajudar a escolher o tecido ideal para o seu propósito e seu público.

confecção de roupas para ciclistas

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo