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7 erros mais comuns na administração de confecções de moda praia

7 erros mais comuns na administração de confecções de moda praia

confecção de moda praia

O segmento de confecção é versátil e dinâmico, sempre apresentando mudanças que fomentam a inovação e a criatividade no setor. Para se desenvolver neste cenário e se estabelecer no mercado, a administração da empresa deve estar a frente quando se trata de planejamento estratégico e da busca contínua por conhecimento.

Ainda que muitas confecções de moda praia encontrem dificuldades, como a alta rotatividade e a baixa qualificação de profissionais, há erros recorrentes na administração que podem ser corrigidos e ajustados, evitando o atraso do progresso da organização.

Neste post, reunimos os sete erros mais comuns na gestão de confecções de moda praia. Confira!

1. Falta de conhecimento sobre o público-alvo

Somente com o respaldo de pesquisas e análises sobre o público-alvo é possível orientar a elaboração de estratégias realmente eficazes. Além de economizar esforços e recursos, conhecer a fundo os perfis de consumidores da confecção de moda praia garante uma comunicação melhor direcionada, com grandes chances de gerar o aumento das vendas.

Para definir o público-alvo, é indicado realizar pesquisas sobre diversas características que definem o perfil de consumidor ideal do seu negócio. Mais do que focar em dados pessoais como idade, localização e estado civil, é importante entender quais são seus principais hábitos, necessidades e gostos pessoais.

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Confecções que identificam públicos muito amplos podem segmentá-los, criando subgrupos para direcionar as ações de maneira mais personalizada – conexão fundamental para um bom relacionamento entre cliente e empresa. O convite para o lançamento de uma nova coleção de saídas de praia, por exemplo, pode ser mais assertivo se enviado para clientes que adquiriram produtos relacionados no último ano.

2. Utilizar mídias sociais sem planejamento

Segundo a pesquisa do Sebrae, realizada em 2017, sobre a indústria da confecção, 59% das empresas do setor que fazem divulgação de produtos e serviços estão presentes nas mídias sociais.

Ainda que essa seja uma forma rápida e barata de criar e fortalecer o relacionamento com o cliente, o uso dessas plataformas ainda é amador, muitas vezes feito sem estratégias definidas anteriormente.

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Esse erro comum pode ser solucionado com a produção de um calendário de publicações, onde serão registradas datas, canais, prazos e os responsáveis pela produção. Uma dica importante é aproveitar as datas comemorativas para desenvolver postagens e ações que estimulem o relacionamento entre cliente e empresa!

3. Não investir na qualidade do produto

A confecção de moda praia tem grandes chances de se estabelecer no mercado utilizando-se de matérias-prima de qualidade e mão de obra qualificada. Com a alta competitividade do segmento, produtos como biquínis e maiôs de produção fast fashion geralmente apresentam preços mais baixos, porém com baixíssima qualidade.

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Algumas características são primordiais nas produções de beachwear, como tecidos que garantam toque agradável, secagem rápida, alta respirabilidade, durabilidade, vivacidade de cor e conforto térmico. Tecidos tecnológicos com proteção UV, tratamento antibacteriano e alta resistência ao cloro também agregam, com certeza, mais valor ao produto.

4. Não separar as finanças da confecção

Outro erro comum na administração de confecções de moda praia é misturar as finanças pessoais com as da empresa, causando diversos problemas para identificar lucros e resultados, além de situações de inadimplência.

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Ter contas bancárias distintas é um ótimo começo para organizar as finanças e economizar recursos. Para isso, é recomendado fazer um diagnóstico financeiro, tanto das contas pessoais como as empresariais, a fim de visualizar quais são os gastos fixos e variáveis. Desse modo, será possível definir as retiradas otimizar os investimentos da confecção.

5. Não prever problemas e soluções

Identificar as ameaças e oportunidades da organização é fundamental para seu progresso. O método mais comum para prever problemas e soluções utilizado na gestão de empresas é a análise SWOT, que constata as forças e fraquezas da organização, assim como os fatores externos que podem influenciar a confecção de moda praia.

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Utilizando essa ferramenta de gestão, é possível se antecipar e estar preparados para possíveis problemas, mesmo os que são incontroláveis pela empresa. Assim, a análise auxilia nas tomadas de decisão e na elaboração de ações e estratégias anuais.

6. Não fazer pós-venda

Hoje, atender bem já não é o suficiente. É preciso estar disponível para assistir as necessidades dos consumidores, auxiliando-o no que for preciso. O pós-venda, que engloba diversas ações estratégicas, tem como objetivo fidelizar o cliente, indo além das vendas pontuais.

Não fazer pós-venda é um erro comum que muitas confecções de moda praia cometem, se esquecendo do quão importante é reforçar o relacionamento entre cliente e empresa.

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Antes de tudo, é importante considerar a experiência de compra que sua loja oferece, assim como a qualidade dos esforços feitos após a venda do produto — a preocupação com a satisfação do cliente é essencial para melhorar a reputação da confecção, inserir a marca no dia a dia dos consumidores e gerar indicações espontâneas.

7. Estagnar

Não fomentar a busca contínua por conhecimento entre as equipes e colaboradores é dificultar o progresso da confecção. Além de manter os funcionários motivados, ações que visam o desenvolvimento profissional são essenciais para estimular o crescimento da empresa. Por isso, estimule a participação em feiras e eventos têxteis e promova cursos e palestras que agreguem à carreira dos colaboradores.

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