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Como vender roupas pelo WhatsApp: confira dicas!

Como vender roupas pelo WhatsApp: confira dicas!

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A internet já ocupa um espaço tão grande em nossas vidas, rotinas e funções que a divisão entre “mundo real” e “mundo virtual” praticamente não existe mais. As restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19 aceleraram ainda mais essa mudança e estimularam as pessoas a fazer compras, cada vez mais, via internet. 

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 20 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra virtual em 2020. Se você quer que o seu negócio de moda não fique para trás nessa onda, mas acredita que ainda não é o momento de investir em um e-commerce próprio, siga na leitura para conferir dicas de como vender roupas no WhatsApp!

Por que vender pelo WhatsApp?

Segundo ranking realizado pela Resultados Digitais, o WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros e o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no país. Por conta de facilidades oferecidas pelas operadoras, como a do consumo ilimitado do app sem que os dados de internet disponíveis nos planos sejam consumidos, para muitas pessoas ele se torna o principal canal virtual, tanto para comunicação quanto para atualização das notícias e, é claro, na hora de fazer compras. 

Sendo assim, se o seu cliente está no WhatsApp, esse é um sinal de que o seu negócio também deve estar por lá — mas não de qualquer jeito, é claro, afinal, todo passo de uma empresa precisa ser muito bem planejado para funcionar da maneira adequada. 

Solidifique sua presença online

Buscar novos canais de venda é essencial para o crescimento do negócio, mas não é uma estratégia que funciona sozinha. Para que sua marca possa se expandir e alcançar novos clientes, é importante entregar uma experiência virtual mais ampla aos seus consumidores, se tornando uma empresa omnichannel

esteja presente nas redes sociais
Para ser uma empresa omnichannel, amplie sua presença virtual e esteja onde seus clientes estão.

Se tornar omnichannel, no entanto, não é uma tarefa tão simples como pode parecer, já que a presença online equivocada pode prejudicar muito o seu negócio. Deve haver um cuidadoso planejamento de posicionamento e linguagem para que haja consistência de discurso em todos esses locais, mesmo que o público de cada um deles e o formato da comunicação possa variar um pouco.

Tornar as redes sociais tanto fontes de conteúdo quanto canais de venda é parte fundamental desse processo, para aumentar o engajamento e a conversão dos consumidores e seguidores da sua marca. 

Utilize WhatsApp Business e WhatsApp Web

A versão para empresas do WhatsApp é gratuita e é o primeiro passo para a profissionalização das suas vendas pelo aplicativo, já que nela é possível inserir informações relevantes sobre a sua empresa, definir um horário de funcionamento/atendimento e passar mais credibilidade para o cliente, já que ele saberá que está em contato com uma conta profissional. 

Ela também conta com a funcionalidade de catálogo, na qual é possível adicionar seus produtos. Dessa maneira, quando o cliente clicar no seu perfil ele consegue visualizar seus itens disponíveis. Para saber como fazer catálogo online no aplicativo, basta assistir ao vídeo abaixo, disponível no canal do WhatsApp no YouTube.

E não é porque estamos falando de WhatsApp que você precisa se ater a trabalhar apenas pelo celular. A versão para web do aplicativo também é gratuita e facilita o trabalho de atendimento, já que a digitação no computador, em geral, é mais confortável, assim como a navegação multi-telas. 

O espaço de armazenamento dos celulares também costuma ser bastante inferior ao dos computadores e, portanto, pode fazer mais sentido não precisar gravar todas as imagens de produtos da empresa no telefone. 

Como vender roupas pelo whatsapp
A versão para web pode facilitar o ato de vender pelo WhatsApp por ser mais confortável o trabalho no computador que no celular.

Estruture bem o perfil da marca

Como dissemos acima, o WhatsApp Business permite que você preencha todo um campo de informações sobre a sua empresa e é claro que, quanto mais atualizados e diretos esses dados estiverem, mais profissional estará o seu perfil.

Nomeie a sua conta com o nome da marca e procure adicionar no campo do status o bordão da marca ou alguma informação relevante sobre ela. Na foto de perfil, utilize o logotipo da confecção para facilitar a identificação dos clientes. 

O profissionalismo é muito importante para a imagem da marca, portanto certifique-se de usar a linguagem adequada e gramaticalmente correta, assim como uma imagem que faça sentido. Uma foto pessoal, por exemplo, não é uma opção indicada.

Divulgue este contato para os clientes e nas redes sociais

Se existe um novo canal de vendas, ele precisa ser divulgado! Comunique aos seus clientes sobre essa nova possibilidade e divulgue esse número em suas redes sociais, tornando-o visível e acessível. 

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Como vender pelo WhatsApp: facilitar o acesso ao contato disponibilizando-o em QR Code também ajuda!

Peça permissão do cliente para adicioná-lo

Também é possível, é claro, utilizar os celulares de clientes que você já tenha no seu banco de dados para mostrar essa nova possibilidade. No entanto, é muito importante pedir permissão a ele para entrar em contato com seu número para divulgar conteúdo da marca!

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para garantir a privacidade dos indivíduos e de seus dados pessoais. Isso quer dizer que não é porque uma empresa capta essas informações  do cliente que ela tem o direito de utilizá-los da forma que quiser. 

Antes de começar a enviar mensagens para o cliente, portanto, pergunte se ele aceita receber comunicados da sua empresa naquele número. Essa conduta não só mantém a sua empresa trabalhando dentro da legalidade mas, também, é uma maneira muito mais ética e educada de iniciar uma comunicação, o que resulta em uma chance maior de passar uma boa impressão da sua empresa para o cliente.

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Respeite a privacidade das pessoas, planejando bem a abordagem ao cliente no WhatsApp.

Crie listas de transmissão

Essa ferramenta do WhatsApp é extremamente útil para contas empresariais, já que permite o envio da mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo sem que seja necessário criar um grupo para isso.

Administrar grupos de clientes seria uma tarefa bem mais exaustiva, já que nos grupos todas as pessoas podem interagir e, até mesmo, criar conversas paralelas que pouco tem a ver com o objetivo inicial. No caso das listas de transmissão, a mesma mensagem é enviada para todos os contatos incluídos em conversas particulares e, dessa forma, os consumidores podem reagir e responder individualmente ao conteúdo.

A dica aqui é separar nichos diferentes de clientes em listas específicas para facilitar o trabalho de distribuição de mensagens de acordo com o assunto da vez. Por exemplo: se sua confecção trabalha com moda fitness e moda praia, é indicado analisar, no banco de dados, quais clientes consomem exclusivamente uma dessas opções e enviar conteúdo mais direcionado e, portanto, mais efetivo também. 

Use o WhatsApp como fonte de informação e suporte ao cliente

Por mais que o seu principal objetivo seja utilizar o aplicativo para vender na internet, procure aproveitá-lo para criar uma relação de engajamento e confiança com o cliente. Caso seus consumidores utilizem o canal para relatar dúvidas ou eventuais problemas, mostre-se ativo para atendê-los.

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Por mais que o foco do WhatsApp da empresa sejam as vendas online, busque informar e responder às solicitações dos clientes para que eles se sintam ouvidos e atendidos pela sua empresa.

Aproveite oportunidades, também, para humanizar o atendimento enviando, quando fizer sentido, mensagens personalizadas aos clientes mais próximos e com quem já existe algum vínculo. Se você tem, por exemplo, uma consumidora que adora estampas florais e a nova coleção trouxe um maiô nesse estilo, apresente-o diretamente para ela. 

Dessa forma você consegue fazer uma divulgação eficaz e mostrar para o cliente o quanto você presta atenção nele e se importa com as preferências que ele compartilha com você, estreitando o relacionamento.

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planta com papel escrito esg

Defina sua linguagem e crie textos padrão

Se a sua marca falasse, como ela se expressaria? Conheça bem o seu nicho e o seus clientes para entender qual é a melhor forma de conversar com eles e atingi-los! Via de regra, mire em um caminho que una simplicidade e polidez à humanidade e simpatia. 

Busque usar a gramática correta, evitando gírias e abreviações. Atente-se, no entanto, com o uso do corretor automático do celular! Muitas vezes algumas palavras são alteradas de forma equivocada e podem causar situações constrangedoras. Adote o hábito de revisar a mensagem antes de enviá-la, sempre. 

Mande mensagens curtas. As pessoas têm rotinas cada vez mais corridas, portanto nada de #textão: seja prático e passe a informação de maneira direta, com poucas palavras. Não confunda, no entanto, praticidade com falta de educação! Não custa nada começar a mensagem com um “bom dia, tudo bem?” e, em seguida, apresentar o assunto. 

Tome cuidado, no entanto, com o contato excessivo! Não confunda consumidores com amigos e familiares; evite mandar mensagens de bom dia para seus clientes de roupas de forma vazia, sem que haja algum conteúdo relevante para ser enviado. 

Para facilitar o dia a dia, monte um documento com alguns textos padrão que são utilizados com mais frequência para não precisar criar uma mensagem do zero toda vez que precisar responder uma comunicação rotineira, como horário de atendimento.

Produza boas imagens e vídeos das peças

Não podemos afirmar que, na hora de uma venda, uma imagem vale mais do que mil palavras… mas talvez ela valha mais do que cem, pelo menos. Brincadeiras à parte, a comunicação em palavras é extremamente importante, como comentamos no tópico anterior, mas ela precisa estar aliada a boas imagens dos produtos.

Garanta registros de qualidade de suas peças prestando atenção em questões de iluminação, enquadramento e disposição, buscando cliques ou vídeos que valorizem as principais qualidades de cada item.

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Boas imagens das peças são fundamentais para que o cliente decida comprar roupas pelo WhatsApp.

Para conferir um guia completo sobre o assunto, basta acessar esse post, que explica tudo sobre como fotografar roupas para vender!

Promova ações focadas em vendas pelo WhatsApp

Um novo formato de venda exige novas estratégias de marketing para ser consolidado. Se você quer incentivar seus consumidores e atrair clientes no WhatsApp, planeje e promova ações focadas especificamente nas vendas por este canal.

Sua confecção pode oferecer, por exemplo, brindes ou descontos para a primeira compra de cada consumidor no aplicativo, para incentivá-lo a conhecer essa nova possibilidade. Aproveitar datas comemorativas para divulgar o canal também pode fazer sentido: “Chegou o Dia dos Namorados e você está sem tempo de sair para procurar um presente? É só nos chamar no WhatsApp!”

Agora que você já conferiu algumas dicas de como vender roupas online utilizando o WhatsApp, continue beneficiando o seu negócio com o conteúdo da Digitale Têxtil! Para recebê-lo em primeira mão na sua caixa de entrada, basta se inscrever na newsletter preenchendo o formulário abaixo.


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