Lendo agora
Como vender no Pinterest: dicas para criar um perfil de moda inspirador

Como vender no Pinterest: dicas para criar um perfil de moda inspirador

Como vender no pinterest

Muito utilizado por quem busca inspirações para design, moda e decoração, o Pinterest é uma das redes sociais mais influentes na hora de procurar referências de qualidade. Além dessa importante função, é possível aprender como vender pelo Pinterest, criando mais um canal para atrair clientes.

Separamos dicas importantes de como utilizar a rede social, tanto para se inspirar quanto para usar o Pinterest para aumentar suas vendas. Continue a leitura para conferir!

O que é Pinterest?

Com mais de 300 milhões de usuários mensais, o Pinterest é uma rede social para salvar, encontrar e compartilhar ideias interessantes – é daí que vem seu nome, uma junção de pin (fixar) + interest (interesse).

Atualmente, poucas empresas a exploram, porém, ela abre portas para marcas de diversos nichos. A principal oportunidade que empresas atuantes no Pinterest encontram é de participar do plano de pessoas que fazem parte de seu público-alvo, no momento em que procuram por referências para realizar projetos.

 

Como vender no pinterest - influencia na compra
O Pinterest possui uma influência direta na decisão de compra de grande parte de seus usuários.

As estatísticas anunciadas pela própria rede comprovam que seu uso estratégico é importante para marcas que desejam aumentar sua base de usuários e leads. Segundo a pesquisa, 84% dos usuários usam a rede no processo de decisão de compras, enquanto 77% conheceram alguma nova marca, e 98% experimentaram ou compraram algo que descobriram no Pinterest.

Inspiração e moodboards

O Pinterest pode ser interessante para confecções e costureiras de diferentes portes, tanto para divulgação do trabalho quanto em busca de referências para um projeto futuro.

Uma boa forma de buscar inspiração no Pinterest é criando pastas no perfil pessoal, que funcionam como uma espécie de moodboard. Fazer isso é fácil: basta, em seu perfil, apertar no símbolo “+” e selecionar “criar uma nova pasta”.

 

Como vender no pinterest - moodboards
Criar uma nova pasta no Pinterest é fácil e rápido.

Selecione um título e decida se o painel será privado ou público. Feito isso, basta buscar na barra de pesquisa o que deseja e adicionar na pasta. Uma grande vantagem é que o Pinterest para moda feminina é fortíssimo, com diversos pins sobre tendências, cores, modelagens e dicas de costura.

É também possível salvar referências encontradas em outros sites. Para fazer, basta adicionar o botão da rede em seu navegador e apertá-lo quando encontrar algo interessante.

Como usar o Pinterest para vender

A rede social também pode ser usada como um canal para potencializar as vendas. Confira o caminho necessário para usufruir dessa vantagem:

Conta profissional

O primeiro passo para aprender como vender pelo Pinterest é criar uma conta profissional na rede. Na página inicial, clique em “criar uma conta business”.

Como vender no pinterest - conta business
As contas business possuem acesso a dados relevantes para quem usa a plataforma profissionalmente.

Na próxima janela, é só adicionar um e-mail válido e senha desejada. Depois, escolha o idioma da plataforma, adicione o nome comercial e selecione o nicho do negócio.

Caso trabalhe com vendas online, é possível integrar o Pinterest ao site do e-commerce. Feito isso, adicione o link para o site ou rede social principal do negócio, e conecte outras contas na rede, como Instagram e Youtube.

O sistema perguntará se pretende anunciar na rede. Selecione a opção que condiz com os planos e, na próxima página, escolha os interesses relacionados ao negócio. A última etapa, não obrigatória, é adicionar o botão do Pinterest no navegador, que permite adicionar novos links em seus painéis de maneira mais rápida prática.

Criando painéis

Com a conta profissional, crie pastas seguindo o mesmo caminho do perfil pessoal. Vale a pena criar painéis de acordo com interesses específicos, como moda verão 2020. Use termos que o seu público-alvo procuraria na hora de buscar por novidades e inspirações para que as pessoas achem facilmente seus painéis.

Você pode criar os pins usando as URLs de produtos ou ainda o botão da rede para navegador, citado anteriormente. Há também a possibilidade de criar pins avançados, para e-commerces, adicionando uma tag HTML nas páginas de produtos. Clique aqui para aprender a configurar os pins avançados.

Como vender no pinterest - paineis
Os painéis são uma ótima forma de aumentar o tráfego no site da marca.

Procure atualizar e criar pastas frequentemente, mantendo o interesse dos seguidores e atraindo novos interessados.

Análise de dados

Com a conta profissional e painéis criados, é importante acompanhar o crescimento do canal.

Veja também
moda afetiva - entenda o conceito!

Usando o Pinterest Analytics, é possível identificar o perfil de quem acessa e segue as pastas. Outro dado interessante é conferir quais posts atingem mais pessoas, e quais levam mais usuários para o site ou rede social da marca.

Dessa forma, fica mais fácil otimizar a estratégia, mantendo o que está dando certo e alterando o que deixa a desejar.

Perfis de moda interessantes

Existem muitos perfis voltados para a moda no Pinterest, seja para inspiração pessoal ou para futuros projetos. Pensando nisso, selecionamos algumas contas que vale o follow. Veja só!

Nina Garcia

Editora-chefe da revista Elle e jurada do reality show Project Runway, possui um perfil bastante ativo na rede. Com pastas para diferentes estilos, peças e ocasiões, a curadoria de um grande nome do jornalismo de moda atrai mais de um milhão e meio de visualizações mensais.

Moda It

Para quem busca referências de moda feminina no Pinterest, o perfil Moda It é um prato cheio. Com cerca de 6,5 milhões de visualizações por mês, você encontra pastas dedicadas em temas, como looks para festivais musicais, moda praia, acessórios e muito mais.

Jess Oliveira

Criadora do blog Mundo de Jess, Jess Oliveira também faz sucesso na rede, contando com cerca de 2,5 milhões de visualizações por mês. Nele, você encontra desde dicas de moda até decoração e lifestyle.

Digitale Têxtil

Por fim, o perfil da Digitale Têxtil também está recheado de inspirações, dicas e recomendações de leituras para quem ama e/ou trabalha com moda. Quem deseja saber mais sobre tecidos tecnológicos e estampas interessantes precisa conhecer!

O Pinterest é uma fonte quase infinita de inspiração e, aliado a uma boa estratégia de marketing, pode tanto divulgar suas produções como ajudar nas vendas.

Gostou de nossas dicas? Para ficar por dentro do mundo da moda e receber novos textos todas as semanas, assine a nossa newsletter! É só preencher o formulário abaixo.


5.00 avg. rating (92% score) - 1 vote

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo