Lendo agora
Como usar listras? Confira dicas sobre essa tendência!

Como usar listras? Confira dicas sobre essa tendência!

como usar listras

Um clássico que nunca sai de moda, a estampa listrada está sempre presente no guarda-roupa de mulheres, de homens e de crianças. Conheça um pouco sobre a história dessa padronagem na moda e confira algumas dicas de como usar listras para arrasar nos looks!

A história das listras na moda

Mesmo que esteja há séculos presente na história da moda, a estampa listrada não necessariamente foi bem cotada enquanto tendência durante toda a história. 

Na Idade Média, ela era destinada a pessoas não muito bem quistas na sociedade, como prisioneiros, carrascos e palhaços, de maneira que carregava um forte estigma de marginalidade e servia para que essas pessoas fossem facilmente identificadas.

Foi apenas a partir do século XIX, por meio da tendência navy, que as listras começaram a ser enxergadas de maneira mais positiva e tornaram-se objeto de desejo na moda, ganhando um certo status e tornando-se símbolo de sofisticação.

Saindo dos uniformes da marinha para abrir um espaço de mais casualidade nos refinados looks femininos da época, foi no decorrer do século XX que a tendência se expandiu para outros grupos, começando a marcar presença entre os homens e tornando-se uma grande queridinha entre os artistas e as grandes estrelas da época.

como usar listras
Marilyn Monroe e Coco Chanel usando listras | Imagens: Reprodução Pinterest.

Listras horizontais ou verticais?

Você pode até pensar que tanto faz, mas, desde quando a estampa ainda galgava seu lugar na história da moda, o sentido das listras fazia diferença. Na transição entre a Idade Média e a era moderna, quando elas começaram a perder seu estigma, foram apenas as listras verticais que passaram a ser utilizadas pela aristocracia, enquanto as horizontais seguiam destinadas aos servos, aos presidiários e aos demais marginalizados.

Hoje em dia, essa diferenciação se traduz muito mais no que diz respeito à impressão que cada um dos sentidos da estampa causa no resultado do look. Afinal: roupa listrada emagrece? Qual deve ser o padrão das listras?

No século XIX, o cientista Hermann Von Helmholtz criou a teoria da ilusão dos quadrados, que mostrou como dois quadrados com exatamente o mesmo tamanho pareciam ter dimensões diferentes por conta dos sentidos de suas listras: o quadrado com listras horizontais parecia mais alto e mais fino que o outro.

O experimento foi trazido para a moda pelo pesquisador Peter Thompson, que comprovou a impressão de que listras horizontais alongavam e afinavam a silhueta. No entanto, se hoje em dia muitas pessoas esbarram com a informação contrária, é porque o tamanho da listras, o formato da peça e até mesmo o tecido também influenciam muito na criação dessa ilusão, o que acaba por colocar pesquisadores e consultores de moda em divergência. 

como usar listras: verticais ou horizontais?
Listras em diferentes sentidos causam diferentes impressões, mas existem muitas outras influências na jogada.

As listras horizontais ajudam a alongar o corpo desde que sejam finas. Listras grossas criam o efeito contrário, por chamar a atenção para cada listra em si ao invés de para todo o contexto — e acompanhar o comprimento delas traz uma sensação de maior alargamento ao corpo.

Já no caso das listras verticais, é interessante quebrá-las com cintos ou com faixas para minimizar o efeito do alargamento causado pelo fato de o padrão “lado a lado” incentivar essa maior percepção do corpo na horizontal.

Como usar listras?

A estampa listrada se difundiu tanto na moda que, hoje em dia, faz parte de looks com diversas propostas, desde os clássicos até os mais despojados. Para que você não tenha dúvida de como combinar as peças para diferentes ocasiões, confira algumas dicas!

Camisas listradas

A camisa listrada é um exemplo de peça que transita muito bem entre diferentes contextos, funcionando perfeitamente em looks sociais, de trabalho e casuais, tanto para a noite quanto para o dia.

Para montar looks de trabalho mais formais, experimente combinar camisas listradas em tons sóbrios, como o clássico preto e branco ou o azul claro, com calças e saias sociais. O salto, seja alto ou baixo, é recomendado para complementar a elegância do visual.

Quem quer utilizar a camisa listrada para um look sofisticado e, ao mesmo tempo, despojado, para sair a noite, deve buscar combiná-las com saias mais curtas e calças de modelagens justas ao corpo. 

Para montar propostas mais casuais, para serem usadas de dia, prefira as camisas listradas de tons claros e combine com shorts, saias ou até mesmo leggings mais neutras e jeans em modelagens descoladas, optando pela rasteirinha ou o tênis ao invés do salto.

como usar camisa listrada
A combinação da camisa listrada com jeans e tênis cria ótimos looks casuais para o dia a dia.

Blusas listradas

As blusas e T-shirts listradas são excelentes peças para ter no armário por conta de sua versatilidade. Para montar looks mais descolados, basta combiná-las com calças ou saias de alfaiataria e, se for o caso, optar por uma terceira peça mais estruturada, como um blazer.

Já quem busca um visual básico pode combiná-las facilmente com o primeiro jeans que encontrar no armário, seja um short para os dias mais quentes ou a clássica calça em suas diferentes modelagens.

Vestidos listrados

Prático e elegante, os vestidos também são extremamente versáteis e funcionam em diferentes ocasiões. Para o dia a dia, combine modelos curtos, midi ou até mesmo longos com rasteirinhas ou tênis. 

Veja também

como usar listras: vestidos
O vestido listrado midi fica perfeito para looks casuais, quando combinado com rasteirinhas ou tênis.

Os vestidos mais rodados, quando combinados com sapatilhas ou sandálias plataforma, são uma ótima opção para as que preferem um visual mais romântico. 

Os de modelagem mais justa, por sua vez, podem te acompanhar tanto na rotina como nos eventos noturnos: se combinados com um saltinho, formam um look descolado perfeito para te acompanhar na balada!

Calças listradas

A calça listrada é perfeita para quem quer trazer mais elegância e sofisticação ao visual, se adequando muito bem aos looks de trabalho quando seguem padronagens mais clássicas (risca de giz, por exemplo) ou quando combinadas com peças de cima mais neutras.

como usar listras: calça listrada
Calças listradas: como usar? Essa peça é um clássico para criar looks elegantes de trabalho.

Modelos mais coloridos ou que brincam com espessuras diferentes nas listras são uma ótima opção para quem quer criar looks mais ousados e funcionam tanto com tênis no dia a dia quanto com um salto para a noite.

Shorts listrados

Os shorts listrados são ideais para criar looks despojados e, ao mesmo tempo, arrumadinhos para o cotidiano. Acompanhados de blusas neutras, é só variar entre o tênis e a sapatilha ou o salto alto, de acordo com a sua proposta de look, e arrasar no estilo mesmo nos dias mais quentes!

As mais ousadas podem experimentar os shorts para testar combinações de listras e de estampas, optando, por exemplo, por blusas florais ou até mesmo com outras padronagens geométricas!

Maiôs listrados

É claro que a moda praia não iria ficar de fora, já que foi uma das grandes precursoras da utilização das listras! O maiô listrado consegue reunir tendências vintages e contemporâneos em uma mesma peça e funciona não apenas para ir à praia, como também para criar looks elegantes quando combinados com shorts ou saídas de praia sofisticadas naqueles dias mais quentes de verão.

como usar maiô listrado
A moda praia foi, por muito tempo, um reduto para a exploração das listras na moda — e continua, sempre, combinando com essa estampa!

Depois de todas essas inspirações você já quer sair correndo para vestir aquela peça listrada que está há um tempão no guarda-roupa, não é mesmo? Com a versatilidade dessa estampa não é difícil acertar no look, por isso, faz tanto sentido que ela esteja em alta há tantas gerações!

Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de se inscrever na newsletter da Digitale Têxtil para continuar acompanhando nossas novidades e dicas de estilo em primeira mão! É só preencher o formulário abaixo.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo