Lendo agora
Como trabalhar com moda? Entenda mais sobre o assunto

Como trabalhar com moda? Entenda mais sobre o assunto

como trabalhar com moda

Muitas pessoas pensam que trabalhar com moda é, necessariamente, ser um estilista. Existem, no entanto, muitas outras profissões nesse ramo que têm tanta importância quanto e que podem se adequar melhor às habilidades e à personalidade de cada um. 

Neste post, confira algumas dicas de como trabalhar com moda, entendendo melhor as diversas possibilidades que esse mercado de trabalho pode oferecer!

Por que trabalhar com moda?

O mercado da moda movimenta centenas de bilhões de dólares todos os anos no mundo, e vem crescendo bastante no Brasil. O crescimento da indústria impacta diretamente, é claro, na ampliação do mercado de trabalho na área — e, também, na sua profissionalização.

Com isso, enquanto pipocam novos cursos de especialização para quem quer se sair bem na área, o setor se torna cada vez mais exigente e competitivo. Mas difícil não quer dizer impossível, no entanto: pessoas que se interessam pelo assunto e conseguem unir criatividade, visão de negócio e avidez em estudar e se atualizar sobre tendências têm grandes chances de obter sucesso. 

como trabalhar com moda
O perfil de um trabalhador da moda contempla criatividade, visão de negócios e muita vontade de se atualizar!

Profissões do ramo da moda

Se você se interessa pela indústria e acredita que tem o perfil de um trabalhador do ramo, confira algumas opções de profissão para entender quais se encaixam melhor nas suas habilidades e vontades!

Estilista

Já vamos começar com a mais conhecida de todas! Este profissional, também conhecido como fashion designer, é o responsável pela criação das coleções de moda, sejam elas de roupas ou de acessórios. 

Por conta disso, já fica claro o quanto a profissão de estilista exige criatividade, mas, também, uma atenção constante ao mercado, às tendências e às novidades que certamente trarão impacto para o setor.

Durante a pandemia, por exemplo, a necessidade do isolamento social e o aumento no número de trabalhadores em modelo home office fez com que a tendência do comfortwear crescesse exponencialmente — e um estilista precisa ter a visão necessária para fazer leituras do mundo e transmiti-las por meio de suas coleções, para que elas conversem com o momento atual e tenham valor de negócio.

Para se profissionalizar na área, a graduação em moda é uma boa base, mas os cursos de especialização não devem ser deixados de lado, principalmente os que acompanham as novidades mais importantes do setor. Acompanhar de perto os relatórios sobre tendências de moda também é essencial para o estilista.

como trabalhar com moda: estilista
O estilista é o responsável pela criação artística das peças e coleções de moda.

Gestor de produção

O estilista cria as peças, mas alguém precisa tirá-las do papel. Pode ser que, nas pequenas confecções, tudo seja feito pelo mesmo profissional, mas, nas grandes marcas, o gestor de produção entra para tirar as novas coleções do plano abstrato e transformá-las em roupas.

É este profissional que gerencia toda essa cadeia de produção, determinando os prazos e as etapas e passando as orientações para todos os colaboradores envolvidos nessa fase, como os costureiros. 

Ele precisa ser muito organizado, ter habilidades estratégicas e, além disso, um afiado conhecimento técnico sobre moda e produção, entendendo desde sobre, por exemplo, rendimento de tecidos até sobre o tempo hábil para a finalização de cada etapa do processo.

como trabalhar com moda: gestor de produção
A gestão de produção de moda passa por gerenciar todo o processo que transformará as ideias em produtos.

Figurinista

Ainda no ramo da produção, mas já com uma função totalmente diferente, o figurinista é o profissional responsável por montar os looks e figurinos de pessoas ou de personagens envolvidos em produções artísticas.

Acredite: a apresentadora do programa que você assiste naquele grande canal de televisão não escolhe a roupa sozinha todos os dias quando levanta da cama. Existe um profissional por trás disso fazendo muitas escolhas minuciosas.

Um figurinista leva muitos detalhes em consideração para entender quais são as peças de roupa que melhor irão compor a imagem e representar a pessoa ou a personagem, de acordo com a situação. Para isso, ele pode tanto utilizar peças que já existem quanto criar roupas e acessórios específicos para cada caso.

Se você gosta da ideia de estudar incansavelmente sobre o papel da moda na construção de personagens e está disposto a se debruçar sobre roteiros e contextos para propor os visuais que farão sentido em cada caso, essa profissão pode ser para você! 

Os figurinistas não costumam ter apenas uma formação específica, mas formações e especializações em história da arte, cinema, audiovisual e, é claro, moda, são sempre bem vindas.

como trabalhar com moda: figurinista
As “roupas” de um personagem nunca são escolhidas ao acaso: se chamam figurino e existe um profissional responsável por isso!

Cool hunter

Se você tem paixão por observar o mundo para entender as novas tendências de comportamento e tem uma boa visão de negócios, essa carreira pode ser para você! O cool hunter é um profissional extremamente importante na cena fashion por ser justamente o responsável por “traduzir” o que está acontecendo no mundo e aplicar ao negócio.

O cool hunter nunca se desliga: está sempre pesquisando e analisando as novas tendências de moda, de comportamento e de consumo para entender como elas podem ser melhor aproveitadas pelo negócio naquele momento. É peça fundamental na criação de uma coleção das grandes marcas.

Não existe uma formação acadêmica específica exigida para um cool hunter, mas habilidades de observação, de estratégia e de intuição são muito bem vindas, bem como, é claro, cursos de especialização tanto na área da moda quanto nas áreas de negócios e de marketing.

o que é um cool hunter
O que é cool hunter? É um apaixonado pela compreensão de tendências e referências!

Diretor de arte

Quando nasce uma coleção, ela precisa ser mostrada ao mundo — e definir como isso será feito é a função do diretor de arte. É ele quem estuda minuciosamente essa nova obra (afinal, moda é arte) para descobrir qual é a melhor maneira de transmiti-la ao público.

É ele quem vai decidir quais são as campanhas mais recomendadas em cada caso e como elas devem ser produzidas e tocadas, além de  montar os looks de divulgação e selecionar as pessoas que participarão do processo, desde modelos e maquiadores até fotógrafos, designers e filmmakers.

Ele deve ter um profundo conhecimento de moda e de história da arte e, de preferência, contar com especializações em marketing.

Veja também
tecidos para lingerie

Fotógrafo de moda

Falando em fotógrafo, os apaixonados por moda e por fotografia também encontram seu lugar na cena fashion. Esse profissional precisa ter muito conhecimento técnico na área, dominar composições de imagem, ter muito senso estético e compreender a mensagem que o diretor de arte quer passar com cada campanha. Noções de história da arte também são sempre bem vindas. 

como trabalhar com moda: fotógrafo de moda
Para trabalhar com fotografia de moda é necessário muito conhecimento técnico e imersão no mundo fashion.

Jornalista de moda

Se você é formado em jornalismo ou pensa no assunto e gostaria de unir essa carreira ao mundo fashion, é possível também! O jornalista de moda é responsável pelo desenvolvimento de matérias e cobertura de eventos da área, bem como pode ser o editor chefe de programas e de publicações de moda.

A formação em jornalismo ou em comunicação é bem vinda, assim como cursos de especialização voltados para jornalismo de moda e demais workshops sobre moda em si, para imergir cada vez mais nesse universo.

Consultor de estilo

Se você entende de moda, mas prefere estar mais próximo do cliente que das produções, esta profissão pode ser ideal! O consultor de imagem e de estilo ajuda consumidores a entenderem melhor o seu perfil de vestimenta, que tem a ver com suas características corporais, com personalidade e com estilo de vida.

Ele pode, também, oferecer serviços como o de acompanhar o cliente às compras e ajudá-lo a montar seu guarda-roupa funcional, entendendo o que faz sentido e sabendo quais são as peças-chave. 

o que faz um consultor de estilo?
O consultor de estilo faz um trabalho de moda voltado especialmente para o cliente.

Como abrir uma confecção de moda?

Além das profissões que citamos na lista, é claro que você pode ter vontade de trabalhar com moda tocando o seu próprio negócio! Para obter sucesso com uma empresa na área da moda, assim como em todas as áreas, é necessário muito planejamento estratégico e um sólido conhecimento do mercado.

Ao começar a pensar em abrir uma confecção de moda, defina qual será o seu nicho e o público que gostaria de atingir. É nesse momento que você delimita, por exemplo, que trabalhará com moda praia para mulheres de classes A e B. Essas decisões são muito importantes, porque é a partir delas que você começa a estruturar melhor o negócio.

Estude o seu público-alvo para entender como ele se comporta, quais são suas principais formas de consumo e quais são os valores que mais importam para ele. Entendendo isso, trace diretrizes de como a sua marca vai se estruturar, pensando em nome, missão, valores e forma de produção.

Entenda também quanto de dinheiro será possível investir inicialmente e tenha uma ideia, de acordo com o tamanho que você imagina para a empresa, dos profissionais que serão necessários. Quando todo esse planejamento estiver estruturado, lide com as questões jurídicas envolvidas na abertura legal da empresa e providencie o alvará de funcionamento! 

Você que sempre gostou de moda e não sabia se era possível trabalhar no ramo, agora sabe que existem muitas possibilidades! Se gostou do nosso conteúdo, inscreva-se na newsletter da Digitale Têxtil para receber informações sobre o mundo da moda diretamente em sua caixa de entrada.


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo