Lendo agora
Como organizar tecidos no estoque em 9 dicas

Como organizar tecidos no estoque em 9 dicas

como organizar tecidos no estoque

Quem usa tecidos de diferentes tipos, cores e estampas para confeccionar, pode ter dificuldades para organizar os materiais. Por possuírem diversos tamanhos e serem constantemente manipulados, o armazenamento de tecidos, na maioria das vezes, é visto como uma tarefa complicada. Por isso, saber como organizar tecidos no estoque pode facilitar o trabalho!

Guardá-los da maneira correta é fundamental para obter os melhores resultados nas produções. Nossas sugestões vão te ajudar a economizar tempo e evitar o desperdício dos materiais. Confira!

1. Guarde os tecidos longe da sujeira e da umidade

Os tecidos devem ser armazenados em local seco, longe da luz solar e protegidos da sujeira, evitando que sejam danificados. A umidade é a principal responsável pelo aparecimento de fungos e de micro-organismos que se alimentam de fibras, o que resulta em manchas e mau cheiro, deteriorando o tecido.

como organizar tecidos no estoque
Uma das principais dicas de como organizar tecidos no estoque é aproveitar os respectivos sacos plásticos para isolá-los, impedindo que sujem.

2. Faça o armazenamento correto

Independentemente de onde serão armazenados, não deixe de verificar se nenhum dos lados dos tecidos, assim como pontas e ourelas, estão condenados a marcas e deformações irreversíveis.

Tecidos com três metros ou mais devem ser guardados enrolados, lado a lado, com escora lateral. Nunca cruze os rolos ou os armazene na vertical, no estilo “fogueira”, ainda que economize espaço, também causa deformidades e vincos permanentes no tecido, devido ao peso concentrado na parte inferior.

3. Utilize prateleiras e gavetas

As prateleiras desenvolvidas especialmente para a armazenagem de tecidos são ótimas opções. Há também outras alternativas, como gaveteiros e organizadores, para metragens menores. Para isso, é recomendado pendurar os tecidos em aros de pastas suspensas, usadas para arquivar documentos.

como organizar tecidos no estoque
Além de ser esteticamente bonita, a organização dos tecidos chama facilita a compreensão na hora de encontrá-los no estoque.

4. Organize retalhos e aviamentos

Materiais menores, como retalhos e aviamentos (zíperes, botões, elásticos, cordões, velcros, entre outros), usados para fazer o acabamento das peças também podem ser organizados facilmente.

Os retalhos podem ser guardados em caixas organizadoras, envoltos em uma placa feita de material firme, de plástico ou de papelão. Eles também podem ser separados por cor, tamanho e tipo de tecido e armazenados em potes transparentes, que facilitam a visualização.

Outras opções criativas sobre como classificar produtos no estoque também são certeiras! Utilizar cabides e argolas para pendurar os retalhos e aviamentos é uma alternativa interessante, que serve também como decoração do espaço.

5. Pense antes de fazer novas compras

Apenas você sabe os números de saída da sua loja, além do tamanho físico do seu estoque. Para ajudar no armazenamento, comprar somente o necessário é indispensável, já que muitos produtos alocados em um ambiente pequeno vão atrapalhar as vendas e gerar muitas dores de cabeça na hora de armazenar.

Trabalhe sempre com um estoque mínimo ou de segurança, mas nunca com excesso.

6. Invista em tecnologia

Caso prefira, invista em sistemas de softwares que fazem o controle de estoque.

A maioria das ferramentas integram e centralizam as informações relevantes sobre o tecido e a produção, garantindo um maior controle e redução de gastos desnecessários.

Assim, será possível encontrar, pelo computador, determinada base de tecido, verificar a disponibilidade, padronagens existentes, dimensões, valores, entre outros detalhes.

7. Separe por aplicabilidade

Cada tecido possui um objetivo de confecção. Na hora de guardá-los no seu estoque, que tal separá-los conforme a aplicabilidade?

Por exemplo, você pode organizar estantes para tecidos destinados apenas para moda praia; já em outro espaço, armazenar apenas os para moda fitness; e assim por diante.

Veja também

Na hora de atender um cliente que está em dúvida sobre qual aviamento escolher, vai ser muito mais fácil apresentar os que você tem disponível no momento.

8. Faça o controle de estoque

Se você não sabe como controlar estoque, outra valiosa dica sobre como organizar tecidos é fazer o controle das entradas e saídas, anotando as movimentações de imediato por meio de um inventário do almoxarifado

Somente assim será possível mensurar e qualificar as bases disponíveis, além de saber quais foram utilizadas nas coleções passadas.

como organizar tecidos no estoque
Não procrastine: ao receber os tecidos do seu fornecedor, já inicie a organização de cada um deles da forma que você preferir.

Para isso, crie padrões de controle que podem ser usados por toda a equipe, facilitando o dia a dia da produção. Registre a data de chegada, fornecedor, metragem, quantidade de rolos, tipo de tecido, cores e estampas, assim como para quais produções serão utilizados.

9. Não deixe material parado

Sabe aquele produto em estoque que você achou que seria um sucesso, mas infelizmente ele está parado há meses? Experimente dar um novo destino para ele ou até mesmo realizar a famosa queima de estoque.

Promoções sempre são bem-vindas, já que podem te dar um retorno financeiro não previsto, o que é extremamente positivo.

Sem falar que você ainda estará evitando o descarte do material e possibilitando a criação de uma nova peça.

Gostou deste conteúdo? Seja o primeiro a receber dicas e novidades exclusivas do universo têxtil. É só preencher o formulário abaixo!

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (6)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo