Lendo agora
Como fotografar roupas para vender online: um guia completo

Como fotografar roupas para vender online: um guia completo

Quando falamos em compras online, especialmente de roupas e itens de moda, ainda há uma certa insegurança em relação à aquisição sem ver e provar as peças. Justamente por isso, você precisa investir em fotos que transmitam a qualidade dos produtos da sua marca!

A fotografia estimula os sentidos e é um fator determinante para a venda. No entanto, isso só acontece quando as imagens têm boa qualidade e conseguem atingir o perfil do cliente.

Se você quer entender como fotografar roupas para vender online, confira as dicas que preparamos. Elas servem tanto para smartphones quanto para câmeras profissionais!

Escolha o suporte das peças

Antes de começar a fazer as fotos, você precisa definir um tipo de sustentação para as peças. Procure alternativas que reproduzam o caimento no corpo da forma mais realista possível, mas lembre-se de que a atenção deve estar sempre direcionada ao produto.

Escolher o melhor suporte é fundamental para ter um resultado profissional e mostrar as características da peça. Pensando nisso, evite posicionar as roupas no chão, apoiá-las em cabides, ou qualquer outro item que possa gerar vincos e sombras na imagem.

A primeira alternativa é usar manequins, escolhendo o formato de acordo com as especificidades de cada peça. Muitas marcas utilizam a edição para criar um efeito de “manequim fantasma”, removendo a distração do suporte e dando destaque à roupa.

Você também pode contratar modelos reais para usar os produtos, o que contribui para que seus consumidores se imaginem nas peças. Nesse caso, o trabalho de fotografia deve ser ainda mais detalhado e exige alguns cuidados extras, como direcionar as pessoas que serão fotografadas.

Monte um cenário

Fazer fotos em ambientes externos envolve questões que podem fugir do controle, como a oscilação de luz e a interferência de outras pessoas. Por isso, o mais indicado ao fotografar roupas para vender online é montar um cenário em casa ou no escritório.

Você não precisa de muitos itens para transformar uma sala comum em um estúdio de fotografia. Escolha uma parede branca, ou utilize panos de fundo claro, e posicione o manequim ou modelo alguns passos à frente. Se for usar tecidos, certifique-se de que o material é de qualidade, chega até o chão e não tem dobras.

como fotografar roupas para vender online - monte um cenário
Fundo branco e boa iluminação são itens indispensáveis para quem quer aprender a fotografar roupas para vender online.

Além do plano de fundo, é preciso pensar na composição da foto como um todo. Insira elementos que contextualizem a imagem, combinem com a roupa e tenham a ver com a sua marca. Porém, lembre-se de que menos é mais, especialmente se o objetivo for mostrar o produto isolado.

Cuide da iluminação

A luz natural garante imagens vivas e permite que o seu produto seja visto com nitidez. Se você não quiser investir em fontes artificiais, procure fazer as fotos durante o dia e monte o cenário perto de janelas grandes.

Se perceber que a foto está escura, use lâmpadas e luminárias amareladas, pois elas entregam um resultado mais natural. Para potencializar a ambientação, alugue ou invista em um kit de iluminação básico.

A posição da luz precisa ser testada em várias inclinações, sejam as fontes naturais ou artificiais. Uma das indicações mais conhecidas é a de direcionar as luzes em um ângulo de 45º acima ou abaixo do produto.

Capriche no enquadramento

Toda roupa deve ser fotografada em ângulos básicos, que mostrem a frente, as costas e as laterais da peça. Além das perspectivas obrigatórias, é interessante que a câmera seja posicionada em vários sentidos, entregando uma representação mais fiel do item.

Dê atenção aos detalhes da peça, como botões, zíperes e acabamentos em geral, e também às estampas.

Para impedir fotos tremidas, use um tripé ou improvise um suporte com livros e objetos variados. Outra dica valiosa é manter o produto centralizado e ocupando o maior espaço da imagem.

Veja também

Quando conseguir encontrar um enquadramento que agrade, repita o mesmo padrão em todas as fotos. O consumidor precisa perceber uma unidade visual nas imagens, o que vai fazer com que a sua marca se diferencie.

Invista na pós-produção

Agora que você já sabe como fotografar roupas para loja virtual, capriche nos retoques finais. Use programas de edição para ajustes pontuais, como corrigir a claridade das imagens e adaptá-las aos formatos das redes sociais.

Não deixe para fazer grandes correções na pós-produção, e procure ser fiel às cores e texturas da roupa. As imagens precisam mostrar o mesmo produto que o cliente receberá em casa!

como fotografar roupas para vender online - edição
A edição deve ser cuidadosa e pontual, com cuidado para transmitir uma imagem que corresponda à realidade.

Softwares gratuitos

Separamos uma lista de programas gratuitos que, em poucos cliques, oferecem tudo o que você precisa para editar as fotos das suas roupas. Algumas versões são para mobile, já outras precisam ser acessadas de um computador. Confira:

  • Adobe Photoshop Express: é um aplicativo para quem quer a facilidade de editar imagens no smartphone, com a qualidade de uma ferramenta profissional.
  • Befunky: ideal para ajustes simples, é uma plataforma online com recursos básicos e funcionais.
  • Gimp: você precisa fazer download para acessá-la, mas é uma das opções mais completas entre os editores sem custos.
  • Photoscape: além de ferramentas de recorte e ajuste de cor, ele inclui recursos que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais da sua marca.
  • Pixlr: é perfeito para quem não tem experiência com programas de edição. Está disponível online, ou seja, você não precisa baixá-lo.
  • Polarr: também é básico e oferece retoques essenciais para tratar imagens. Ocupa pouco espaço e pode ser usado no computador ou no celular.

As primeiras fotos podem ser mais difíceis, mas, aos poucos, você vai ver como fotografar roupas para vender online pode ser uma tarefa simples. Siga as dicas, adequando-as ao perfil da sua marca, e tenha ainda mais sucesso com as vendas!

Gostou do conteúdo e quer conferir mais dicas para destacar a sua confecção no mercado da moda? Clique no banner e aprenda uma série de estratégias que vão aperfeiçoar a imagem da sua marca na internet com o Guia de Marketing Digital para pequenas e médias confecções.

3.50 avg. rating (75% score) - 2 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo