Lendo agora
Como escolher tecidos para costurar suas próprias roupas

Como escolher tecidos para costurar suas próprias roupas

como escolher tecidos

Se você adora exclusividade, vale a pena aprender a costurar suas próprias roupas. Ao criar seus próprios looks, você tem mais liberdade para se expressar através da moda, criando peças e composições únicas. Para começar, é necessário saber mais do que apenas técnicas de costura, mas também aprender como escolher tecidos.

Pensando nisso, separamos dicas valiosas que te ajudarão no processo de costurar roupas. Continue a leitura!

Saiba as necessidades do tipo de roupa

Aprender como escolher tecidos é essencial para que o resultado da sua produção seja satisfatório. Cada tipo de roupa apresenta necessidades diferentes de acordo com intenção de uso, modelagem e aplicações, como zíperes, botões, babados e laços.

O tipo de tecido é o que vai determinar o caimento da peça. Por exemplo, peças mais soltinhas e frescas são comumente produzidas com tecidos de algodão ou que possuem a fibra natural em sua composição. Já peças mais justas normalmente são feitas a partir de tecidos com elastano, com características que forneçam boa elasticidade à peça.

Se você vai produzir a partir de um molde, verifique as indicações de tecido. É importante seguir a recomendação, ou ao menos procurar por opções similares, o que vai garantir a qualidade da peça.

Leve em conta, também, a estação do ano e o clima de onde a peça será usada. Lugares frios e peças de inverno exigem tecidos mais pesados e quentes, enquanto climas tropicais e peças de verão pedem tecidos mais fresquinhos e soltos.

Para te ajudar, confira a lista de tipos de tecidos indicados para diferentes peças:

  • Roupas casuais, camisetas, blusinhas, lingeries e vestidos soltos: tecidos leves
  • Vestidos estruturados, saias, calças e blazers: tecidos médios
  • Casacos, sobretudos e roupas térmicas: tecidos pesados

Conheça as propriedades dos tecidos

Para saber como escolher os melhores tecidos, é necessário definir qual tipo de roupa será produzida. Se pretende confeccionar peças de moda fitness, por exemplo, o tecido precisa ter propriedades diferenciadas. Algumas delas são: compressão, proteção contra raios UV e, como diferencial, tratamento antibacteriano. Já tecidos para moda praia devem ser resistentes ao cloro para aumentar a durabilidade da peça.

Prova disso são os tecidos criados para esse fim, desenvolvidos pela Digitale Têxtil. Chamados de Speedy, Speedy Power e Active Power, essas bases possuem características importantes para a produção de moda fitness.

Escolha estampas e cores

Com o estilo de roupa e tipo de tecido escolhido, é hora de definir as estampas e cores do seu look. Aqui, a única regra é seguir o seu estilo.

Veja também
blogueiras de moda brasileiras para seguir no Instagram

Selecione tecidos com impressão digital têxtil para garantir boa durabilidade e vivacidade das cores. Afinal, nada pior do que uma roupa que perde as cores depois de algumas lavagens, não é mesmo?

Existem milhares opções de estampas e cores, o que pode te deixar em dúvida. Por isso, busque referências em revistas especializadas e redes sociais.

O Instagram e o Pinterest são as plataformas mais conectadas à moda. Seguir os perfis certos é uma boa forma de estar sempre em dia com as tendências do mundo fashion. Acompanhe também blogs e canais no YouTube sobre moda, pois costumam possuir conteúdos mais aprofundados.

Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos relevantes em seu e-mail!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo