Lendo agora
Como escolher tecidos para costurar suas próprias roupas

Como escolher tecidos para costurar suas próprias roupas

como escolher tecidos

Se você adora exclusividade, vale a pena aprender a costurar suas próprias roupas. Ao criar seus próprios looks, você tem mais liberdade para se expressar através da moda, criando peças e composições únicas.

Para começar, é necessário saber mais do que apenas técnicas de costura, mas também aprender como escolher tecidos. Pensando nisso, separamos dicas valiosas que te ajudarão no processo de costurar roupas. Continue a leitura!

Por que costurar suas próprias roupas?

Antes de tudo, você deve estar se perguntando: mas porque criar minhas próprias roupas? Bom, a resposta para essa pergunta envolve diversas questões, entre elas o fato de ser uma excelente oportunidade para você desenvolver uma habilidade, poder criar looks exclusivos e, o melhor de tudo, ocupar a mente com uma arte — sim, costurar é uma arte, moda é uma arte!

Ao desenvolver esse trabalho, você vai aprimorar também o seu conhecimento sobre si mesma e sobre seu estilo.

Quem sabe, fazendo isso você não descobre um dom que, até então, estava escondido dentro de você. Essa é uma possibilidade!

Ao costurar suas próprias roupas, você pode compreender mais sobre seu estilo e ainda desenvolver uma habilidade.

O que fazer antes de colocar a mão na massa?

Agora que você já tem motivos, como começar a costurar deve ser outro questionamento que está rondando a sua cabeça. Mas calma! Para isso não há muito segredo, é necessário apenas que você esteja disposta, considerando que  vai precisar dedicar alguns momentos da sua rotina ao aprendizado da confecção.

Sendo assim, busque por cursos livres; tutoriais em canais no YouTube, como o Faço e Costuro, Mona Beach, Camila Cortes e Jonatas Verly; peça a ajuda de alguém que você conhece e já costura… Existem diversas formas que vão facilitar o seu processo de como aprender a costurar as suas próprias roupas.

Quando você notar, já estará adquirindo os materiais básicos para começar a costurar.

Como escolher tecidos para roupas

E por falar em materiais, pode parecer simples e fácil, mas não dá para sair por aí fazendo qualquer peça de roupa com qualquer tecido. Cada modelo, devido às diversas características e inclusive a usabilidade, acabam por exigir tecidos específicos.

Confira algumas dicas para não cometer nenhum erro na hora de ir em busca deles:

Saiba as necessidades do tipo de roupa

Aprender como escolher tecidos é essencial para que o resultado da sua produção seja satisfatório. Cada tipo de roupa apresenta necessidades diferentes de acordo com intenção de uso, modelagem e aplicações, como zíperes, botões, babados e laços.

O tipo de tecido é o que vai determinar o caimento da peça. Por exemplo, peças mais soltinhas e frescas são comumente produzidas com tecidos de algodão ou que possuem a fibra natural em sua composição. Já peças mais justas normalmente são feitas a partir de tecidos com elastano, com características que forneçam boa elasticidade à peça.

Se você vai produzir a partir de um molde, verifique as indicações de tecido. É importante seguir a recomendação, ou ao menos procurar por opções similares, o que vai garantir a qualidade da peça.

Ao entrar em contato com diferentes tipos de tecidos, é importante avaliar a usabilidade deles.

Leve em conta, também, a estação do ano e o clima de onde a peça será usada. Lugares frios e peças de inverno exigem tecidos mais pesados e quentes, enquanto climas tropicais e peças de verão pedem tecidos mais fresquinhos e soltos.

Para te ajudar, confira a lista de tipos de tecidos indicados para diferentes peças:

  • Roupas casuais, camisetas, blusinhas, lingeries e vestidos soltos: tecidos leves
  • Vestidos estruturados, saias, calças e blazers: tecidos médios
  • Casacos, sobretudos e roupas térmicas: tecidos pesados

Conheça as propriedades dos tecidos

Para saber como escolher os melhores tecidos, é necessário definir qual tipo de roupa será produzida. Se pretende confeccionar peças de moda fitness, por exemplo, o tecido precisa ter propriedades diferenciadas. Algumas delas são: compressão, proteção contra raios UV e, como diferencial, tratamento antibacteriano. Já tecidos para moda praia devem ser resistentes ao cloro para aumentar a durabilidade da peça.

Roupas de moda fitness, por exemplo, exigem propriedades específicas.

Prova disso são os tecidos criados para esse fim, desenvolvidos pela Digitale Têxtil. Chamados de Speedy, Speedy Power e Active Power, essas bases possuem características importantes para a produção de moda fitness.

Escolha as estampas e cores

Com o estilo de roupa e o tipo de tecido escolhido, é hora de definir as estampas e cores do seu look. Aqui, a única regra é seguir o seu estilo.

Veja também
imagem das cores amarelo e cinza pantone 2021

Selecione tecidos com impressão digital têxtil para garantir boa durabilidade e vivacidade das cores. Afinal, nada pior do que uma roupa que perde as cores depois de algumas lavagens, não é mesmo?

Existem milhares de opções de estampas e cores, o que pode te deixar em dúvida. Por isso, busque referências em revistas especializadas e redes sociais.

O Instagram e o Pinterest são as plataformas mais conectadas à moda. Seguir os perfis certos é uma boa forma de estar sempre em dia com as tendências do mundo fashion. Acompanhe também blogs e canais no YouTube sobre moda, pois costumam possuir conteúdos mais aprofundados.

Além desses meios, a inspiração pode surgir no dia a dia, a partir de uma música, da leitura de um livro, da conversa com uma amiga… as possibilidades são infinitas!

Digitale Têxtil: estampas para você soltar a criatividade!

A Digitale Têxtil é uma empresa do Grupo VMF/Schick Bin que conta com mais de 60 anos de experiência no ramo. Fundada em 2011, com foco na produção de tecidos estampados digitalmente para os setores de moda praia, fitness e lingerie, a busca da marca tem sido oferecer soluções que visem diminuir custos e aumentar o valor agregado dos produtos desenvolvidos pelos nossos clientes.

Sempre buscando inovação aqui e em outros países, como Europa, Estados Unidos e Japão, se atualizando sobre tendências e produtos, visitando as principais feiras internacionais do nosso segmento, desenvolvemos e produzimos tecidos de Supermicrofibra  com elastano, uma especialidade alicerçada na nossa filosofia de trabalho: qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Além disso, toda a produção da marca é própria e conta com um departamento de criação interno que atende com rapidez e exclusividade às necessidades dos nossos clientes.

E se você gostou das nossas dicas sobre como escolher tecidos, faça o download do e-book abaixo e confira três moldes de roupas para confeccionar peças femininas. Quanto aos tecidos, você já sabe onde encontrar: na Digitale Têxtil!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo