Lendo agora
Por que e como criar uma confecção de moda fitness? Entenda!

Por que e como criar uma confecção de moda fitness? Entenda!

como criar uma marca de roupa fitness

Segundo relatório da IHRSA, o Brasil é o 2º país com mais academias no mundo. Isso reflete a preocupação do povo brasileiro com o corpo e com a saúde e deixa claro, também, a relevância do mercado fitness no país que, mesmo diante da crise econômica, vem movimentando mais de 10 bilhões de reais

Isso significa que além das academias, empresas de suplementos, alimentação, tecnologia e moda também encontram solo fértil no Brasil para se desenvolverem com sucesso. Confira um pouco mais sobre o assunto para saber porque vale a pena investir em uma confecção de moda fitness e como transformá-la em uma marca competitiva, que conquiste o público e se posicione no mercado. É só seguir na leitura.

Moda fitness – um universo de possibilidades

É importante ter em mente que nenhum mercado é isolado do que acontece à sua volta, inclusive considerando um cenário mundial. São as tendências gerais de comportamento que impactam em todos os setores e apresentam suas novas bases e referências.

Com o aquecimento do mercado fitness no Brasil, inclusive impulsionado durante a pandemia da Covid-19, o segmento de moda respectivo não tinha como ficar estagnado: aparecem demandas e, com isso, oportunidades de desenvolvimento de roupas adequadas para as mais diversas modalidades e, também, com o fortalecimento da tendência athleisure, a sua expansão para a vida cotidiana: a moda fitness já é muito mais do que apenas roupa de academia

As regatas, os bodies, as leggings e as calças de moletom já transitam perfeitamente entre os dois universos, enquanto, no âmbito das peças ideais para modalidades específicas, vêm ganhando cada vez mais força o vestuário para ciclistas

A busca por peças de compressão também está em alta, visto que ela aumenta a performance física do usuário evitando o desperdício de energia e reduzindo o impacto sobre os músculos. Em contrapartida, peças leves que oferecem liberdade de movimento e não retém o suor continuam sendo as preferidas de muitos praticantes de esportes. 

Continue no texto para saber como planejar a criação de sua confecção de moda fitness e impulsioná-la.

Defina o diferencial da marca

Não é porque existem tantas possibilidades que uma mesma marca deve sair “atirando para todos os lados”. Principalmente no início é importante entender o seu nicho de atuação e seu diferencial e deixá-los muito claros na divulgação.

Na dúvida, estude o mercado para encontrar uma brecha: encontrar a demanda que não está sendo tão bem atendida e que a tua marca pode conquistar. Além das tendências que citamos no tópico anterior, cresce cada vez mais a procura por peças fora do tamanho padrão, coleções minimalistas e sem gênero

confecção de moda fitness
O nicho da moda fitness plus size tem encontrado cada vez mais espaço e visibilidade. | Imagem: Reprodução/O Globo.

Determinar o diferencial e os valores da marca é essencial para nortear todo o desenvolvimento do conceito da confecção e deve ficar evidente em todas as ações da empresa.

Pesquise sobre os públicos

Entender com quem se fala é primordial para garantir o sucesso da confecção. Por isso, saber quem é o público-alvo é a primeira etapa para desenvolver ações eficientes e direcionar os esforços de marketing e vendas, construindo um bom relacionamento.

A melhor forma para identificar os potenciais compradores da marca é realizando pesquisas, reunindo informações relevantes, que serão norteadoras nas tomadas de decisão. Elas devem agregar um bom volume de dados importantes e podem ser feitas de diversas formas, como pessoalmente ou por questionários online.

Crie uma identidade visual

As dicas sobre como criar uma marca de roupa fitness também envolvem a identidade visual, que comunica a personalidade da confecção ao público. O conjunto de elementos gráficos e visuais tem o poder de encantar e fixar nas lembranças do consumidor, que associa as cores e formas com as experiências promovidas pela marca, sejam elas boas ou ruins.

confecção de moda fitness - identidade visual
A identidade visual comunica, ao público, a personalidade da sua marca.

Invista em um logotipo com cores e formas que revelem a essência da confecção, porém, vá além e trabalhe todo o processo de branding, ou seja, a gestão e as estratégias que vão orientar como a marca irá se posicionar e se relacionar com o público.

Use matéria-prima adequada

Um dos maiores desafios do segmento fitness é a concorrência. Para se destacar no mercado e encantar os consumidores, que estão cada vez mais exigentes e buscando soluções para o dia a dia, é essencial utilizar bases de qualidade, que promovam alta performance aos esportistas.

confecção de moda fitness - tecido de qualidade
A escolha do tecido ideal é um diferencial muito potente na moda fitness.

Para manter o padrão de qualidade das confecções, a dica é ter bons fornecedores, que apresentem matéria-prima que agrega valor às peças. A Digitale Têxtil, referência em moda praia, fitness e lingerie, desenvolve tecidos tecnológicos que trazem características que aumentam o conforto e a performance da prática de exercícios.

Peças de roupa destinadas ao momento da atividade física precisam oferecer alta respirabilidade, impedindo que o suor fique preso ao corpo e traga desconforto e demais efeitos indesejados. 

Os tecidos para moda fitness da Digitale Têxtil ainda possuem proteção UV 50+, indispensável para quem pratica exercícios ao ar livre, proteção antibacteriana que impede a proliferação de fungos e bactérias e, ainda, micro cápsulas de Aloe Vera que ajudam a hidratar a pele. Aqueles que gostam de esportes aquáticos também são contemplados pela proteção anti-cloro dos tecidos e uma alta resistência. 

No catálogo, existem bases adequadas para diferentes propostas, como o tecido Speedy Power que, com ótima elasticidade e alta compressão, é uma excelente escolha para leggings, bermudas e tops; enquanto a base Lumiere atende perfeitamente à produção de regatas e camisetas, pelo seu caimento e pela leveza encontrada em sua gramatura de 95g/M². 

Veja também
arquitetura têxtil

Como expandir seu negócio de moda fitness

Após definir as bases da criação da sua marca, é importante pensar em como sustentá-la e expandi-la em um mercado tão competitivo. Confira algumas dicas importantes!

Mantenha uma presença online

Em um mundo cada vez mais conectado, uma marca precisa estar na internet para crescer. Estude as possibilidades de vender online, seja por meio de um e-commerce ou, para começar, por meio do WhatsApp e outras redes sociais. 

confecção de moda fitness
A pandemia aumentou ainda mais o número de pessoas que prefere fazer compras online.

Além disso, procure oferecer uma experiência omnichannel, inserindo a marca no dia a dia dos consumidores por meio do marketing digital. As principais estratégias são: mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing de influência, captação por conteúdos de valor e anúncios em mídias online.

Esteja de olho nos eventos esportivos

Os eventos esportivos são grandes oportunidades de venda, já que chamam a atenção e estimulam os consumidores. Estude a agenda esportiva do ano para entender quais oportunidades fazem sentido para a sua marca e se prepare com antecedência para criar coleções ou promoções especiais.

As datas comemorativas, em geral, também são chamarizes interessantes. No caso da confecção de moda fitness, se atentar a ocasiões como “o dia do atleta” pode render ações especiais e aumento nas vendas.

Busque parcerias

Um mercado aquecido favorece ainda mais a criação de parcerias. Que tal fazer ações em conjunto com uma marca de suplementos nutricionais, por exemplo, ou até mesmo encontrar espaço para vender seus produtos em uma academia? Se aliar a outras empresas de diferentes ramos do mercado do mercado que você atua — as chamadas collabs — pode trazer mais reconhecimento, novos clientes e fortalecimento de marca!

Agora que você sabe por que investir em moda fitness faz sentido e descobriu por onde começar sua marca de roupa, que tal conhecer as opções de tecidos tecnológicos da Digitale Têxtil? Clique no banner e confira todas as estampas e tipos de base disponíveis na loja virtual!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo