Como criar uma marca de roupa fitness? Dicas práticas!

Mesmo diante da crise econômica, o mercado fitness vem movimentando mais de 2 bilhões de dólares no Brasil. Além das academias, empresas de suplementos, tecnologia e moda fitness encontram no país solo fértil para se desenvolverem com sucesso.
Neste post, reunimos dicas práticas sobre como criar uma marca de roupa fitness, que vão te ajudar a conquistar o público e se posicionar no mercado. Confira!
Defina o diferencial da marca
A moda fitness está em constante transformação. Além das modelagens tradicionais — masculinas e femininas — de tamanho padrão, a demanda por peças plus size, minimalistas, sem gênero e que potencializam as atividades físicas está crescendo.

Definir o diferencial da marca é essencial para nortear todo o desenvolvimento do conceito da confecção. Por exemplo, se as coleções forem produzidas com tecidos tecnológicos de alta compressão, respirabilidade e elasticidade – características que otimizam os treinos -, essa informação deve ficar evidente nas ações da marca.
Pesquise sobre os públicos
Entender com quem se fala é primordial para garantir o sucesso da confecção. Por isso, saber quem é o público-alvo é a primeira etapa para desenvolver ações eficientes e direcionar os esforços de marketing e vendas, construindo um bom relacionamento.
- Leia também: Como escolher tecido para moda fitness?
A melhor forma para identificar os potenciais compradores da marca é realizando pesquisas, reunindo informações relevantes, que serão norteadoras nas tomadas de decisão. Elas devem agregar um bom volume de dados importantes e podem ser feitas de diversas formas, como pessoalmente ou por questionários online.
Crie uma identidade visual
As dicas sobre como criar uma marca de roupa fitness também envolvem a identidade visual, que comunica a personalidade da confecção ao público. O conjunto de elementos gráficos e visuais tem o poder de encantar e fixar nas lembranças do consumidor, que associa as cores e formas com as experiências promovidas pela marca, sejam elas boas ou ruins.
Invista em um logotipo com cores e formas que revelem a essência da confecção, porém, vá além e trabalhe todo o processo de branding, ou seja, a gestão e as estratégias que vão orientar como a marca irá se posicionar e se relacionar com o público.
Use matéria-prima adequada
Um dos desafios do segmento fitness é a concorrência. Para se destacar no mercado e encantar os consumidores, que estão cada vez mais exigentes e buscando soluções para o dia a dia, é essencial utilizar bases de qualidade, que promovam alta performance aos esportistas.
Para manter o padrão de qualidade das confecções, a dica é ter bons fornecedores, que apresentem matéria-prima que agrega valor às peças. A Digitale Têxtil, referência em moda praia, fitness e lingerie, desenvolve tecidos tecnológicos que garantem secagem rápida, alta respirabilidade, durabilidade, conforto, tratamento antibacteriano e muito mais — uma ótima opção para o segmento.
Adote estratégias de marketing digital
Inserir a marca no dia a dia dos consumidores é um desafio que pode ser alcançado com a ajuda do marketing digital. Felizmente, existem diversos tipos de estratégias que podem ser colocadas em prática para atingir o público desejado.
As principais estratégias de marketing digital são: mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing de influência, captação por conteúdos de valor e anúncios em mídias online.
Agora que você sabe por onde começar sua marca de roupa, que tal conhecer as opções de tecidos tecnológicos da Digitale Têxtil? Clique no banner e confira todas as estampas e tipos de base!