Como cortar tecido corretamente e acertar na modelagem?
Saber como cortar tecido sem prejudicar o caimento da peça ou desperdiçar material não é uma tarefa tão simples. Além de conhecer as características de cada fibra, você precisa dominar as ferramentas certas, ajustar o posicionamento do molde e alinhar as estampas.
Pensando nisso, reunimos diversas dicas para te ajudar a acertar no corte de tecido e garantir a qualidade das peças da sua confecção. Não perca!
Passe o tecido
Caso a base escolhida permita, passe a peça antes de iniciar as marcações e o corte. Isso impede que, na hora de usar a tesoura, pequenos vincos se formem e acabem desvalorizando o caimento da roupa.
Ajuste o corte do tecido
É bastante comum que, na pressa de cortar o tamanho escolhido na loja, vendedores acabem errando um pouco na precisão, entregando uma base mais torta. Por isso, também antes de fazer as marcações, recomendamos que você junte as ourelas, aquele acabamento lateral da peça, e recorte a sobra de tecido, ajustando o corte.
Materiais
Outra questão importante de se organizar antes mesmo de começar os trabalhos no tecido é o investimento em materiais de qualidade. Assim, compre uma tesoura com ângulo reto, que aumenta as suas chances de produzir um corte perfeito, visto que não exige que o tecido fique muitos centímetros longe da base de corte.
O material correto também permite que você encaixe perfeitamente 4 dedos da mão (esquerda ou direita) em uma de suas cavidades e o dedão em outra, proporcionando maior firmeza.
Dica: pessoas canhotas devem comprar tesouras apropriadas para a sua condição, o que facilita (e muito!) na hora de recortar a base. Por isso, verifique se o armarinho da sua cidade possui o material adaptado e, caso não, procure pela peça na internet. Você certamente não vai se arrepender.
Para mais dicas sobre tesouras que facilitam o trabalho de costureiras, recomendamos o vídeo produzido por Amanda Ansaldo no canal de YouTube Passo a passo criativo.
Dica: para assegurar que o seu material esteja sempre bem afiado e garanta um processo sem grandes dificuldades, não utilize a tesoura para outros fins.
Da mesma forma, é interessante investir em uma base de corte. Essa superfície servirá de apoio para a sua tesoura, oferecendo maior precisão aos cortes e otimizando o tempo de trabalho. O objeto ainda pode aumentar a vida útil de lâminas e outros materiais cortantes e te ajuda a garantir o alinhamento do tecido.
Como saber o lado certo do tecido?
Com essas questões resolvidas, chegou o momento de olhar mais atentamente para as características do tecido adquirido. Como você deve saber, toda base tem lado e direção, e conseguir identificá-los é essencial para garantir precisão no corte. O lado direito é o que deve ficar para fora quando a roupa for costurada, enquanto o lado avesso fica para dentro.
Algumas tecituras são mais fáceis de identificar, como as estampadas, em jeans, veludo ou outros materiais com textura acentuada. Em casos onde não há diferença na composição, você é quem vai determinar os lados do tecido.
Encontre a direção da fibra do tecido
A direção da fibra se refere ao sentido em que o corte será feito, baseando-se sempre na ourela. A decisão é feita de acordo com a elasticidade e caimento desejados, já que cada sentido entrega um resultado para a roupa.
- Leia também: Como agregar valor ao produto da sua confecção
Quando o fio é posicionado paralelamente à ourela e cortado no sentido do comprimento, é chamado de urdume. Esse tipo de corte proporciona mais resistência ao tecido, diminuindo possíveis deformações.
O corte feito em direção à trama forma um ângulo de 90º com a ourela, entregando leveza e volume. Outro corte de tecido muito utilizado na confecção de moda é no sentido do viés, que é feito em um ângulo de 45º e garante maleabilidade e elasticidade para as peças.
Conheça as especificidades da fibra
Saber como cortar tecido sem desfiar ou prejudicar o caimento envolve conhecer bem a fibra com a qual você está lidando. Tecidos finos, por exemplo, são delicados e costumam ser mais difíceis de manusear, por isso, é indicado colocar um papel de seda por baixo e cortar os dois materiais de uma só vez.
Dica: alguns exemplos de tecidos finos são o crinol, organza, crepe, rendas, viscose, linho e tules.
Couro e outras fibras resistentes devem ser cortadas em uma tábua própria e com cortadores rotativos. Peles falsas, ao contrário do habitual, apresentam melhor resultado quando cortadas do lado avesso.
Outro passo importante é saber se o tecido encolhe depois dos processos de lavagem e secagem. Caso você não tenha essa informação, é recomendado fazer o chamado pré-encolhimento, que consiste em lavar um pequeno fragmento do tecido, seguindo as instruções do fabricante, e observar como ele reage.
- Leia também: Como organizar tecidos no estoque
O corte das fibras de cores sólidas normalmente é feito dobrando o tecido ao meio, para economizar tempo. Tecidos estampados, porém, precisam de atenção redobrada. Para não desalinhar as padronagens, a dica é cortar o primeiro conjunto de peças, usá-las como molde para combinar as estampas e, só então, cortar os demais conjuntos.
Use moldes de roupas e marcações
Como cortar tecido com molde é uma das principais dúvidas de quem ainda não sabe muito sobre produção de roupas. Embora alguns alfaiates façam o corte de tecido diretamente no material, a maneira mais fácil de acertar na modelagem é montando um molde de papel.
Faça marcações com lápis, para conseguir modificar traçados incorretos, e invista em uma régua de modelagem para auxiliar o processo. Na hora de cortar o molde, lembre-se de calcular um espaço extra para a borda – normalmente, esse espaço mede de 1 a 2 cm.
Modelos similares têm cortes parecidos, o que facilita bastante na hora de cortar as peças da sua coleção. Ao mesmo tempo, cada corpo tem proporções diferentes e cada detalhe acrescenta novas dimensões ao molde. Montar uma base pode ajudar bastante, mas tenha em mente que essas medidas não serão eternas!
Dica: para economizar tecido, caso você esteja trabalhando com uma base lisa (sem estampas), no momento de encaixar o molde, intercale as suas partes variando o lado da peça.
Agora que você já conferiu os segredos de como cortar tecido e garantir um bom caimento, será capaz de aproveitar o máximo de matéria-prima e oferecer qualidade para seus clientes.
Assine nossa newsletter para receber conteúdos sobre tecidos, modelagem e confecção de moda em primeira mão, diretamente em sua caixa de entrada. É só preencher o formulário abaixo!