Lendo agora
Como começar a costurar? Um guia prático

Como começar a costurar? Um guia prático

como começar a costurar

Seja para quem quer praticar um novo hobby, produzir as próprias roupas ou até mesmo gerar uma graninha extra, aprender a costurar é uma ótima ideia.

Quem deseja iniciar uma nova habilidade, no entanto, muitas vezes se vê perdido, sem saber qual deve ser o primeiro passo. Siga na leitura deste post para conferir dicas de como começar a costurar!

Por que aprender a costurar?

Sair da zona de conforto e aprender uma nova habilidade costuma ser sempre uma boa ideia, afinal de contas, conhecimento agregado nunca é demais. Além disso, saber corte e costura pode trazer algumas vantagens bastante relevantes para o dia a dia, como a personalização e a economia.

É claro que não basta começar agora e ligar a máquina de costura pela primeira vez para produzir uma roupa perfeita, mas, com o tempo e a prática, é possível criar peças que te servem muito melhor do que as que se compram prontas em loja. 

Isso porque estas são feitas de acordo com um padrão de corpo, quando cada um de nós possui medidas diferentes que podem ser muito melhor atendidas com a produção de peças personalizadas.

como começar a costurar
Costurar suas próprias roupas possibilita a criação de peças que se encaixam muito melhor ao seu corpo, já que são feitas com base nas suas medidas exatas, e não conforme um padrão.

Além disso, a habilidade da costura te permite se libertar das restrições de usar apenas o que está disponível nas lojas: se você se apaixonou por um modelo que viu nas passarelas ou na internet, mas nunca o encontrou em lugar algum, pode usar como inspiração para criar a sua própria versão! 

Da mesma forma, se adorou aquele vestido da vitrine, mas ele não estava disponível no seu tamanho ou na cor que você queria, não precisa voltar para casa frustrada, é só passar na loja de tecidos e fabricar um com base na referência.

Aliás, falar em loja de tecidos é, também, mencionar economia, afinal, comprar os materiais para a criação das roupas sai bem mais barato do que comprar a roupa pronta na loja. Com isso, você consegue inserir um maior volume de peças ao orçamento da vez e criar muito mais looks!

Melhor do que economizar, só mesmo ganhar mais dinheiro, não é mesmo? Uma nova habilidade é sempre uma nova oportunidade rentável, e você pode aproveitar a prática da costura tanto para oferecer pequenos consertos e reformas de peças quanto para, quem sabe, criar seu próprio ateliê ou confecção de roupas. Com a internet, fica muito mais fácil divulgar seu trabalho e, até mesmo, vendê-lo online. 

Pesquise sobre sua máquina de costura

Para começar a costurar, é preciso que você encontre a sua máquina! O ideal é fazer uma boa pesquisa inicial para entender os seus objetivos e identificar a máquina de costura que melhor pode atendê-los pensando, é claro, no custo benefício.

É possível também que você ainda não tenha certeza se vai gostar de costurar e, com isso, tenha medo de fazer esse investimento inicial. Nesse caso, vale pensar na possibilidade de alugar uma máquina de costura. Essa ideia também é bastante válida para quem prefere testar alguns modelos na prática antes de decidir qual comprar.

De qualquer forma, é importante entender quais são as principais características e vantagens dos modelos mais comuns no mercado, escolher uma, estudar seu manual e praticar bastante para dominá-la! Pesquise, também, sobre como começar a costurar na máquina para utilizá-la com segurança!

como começar a costurar
A máquina de costura é uma ferramenta essencial, por isso, estude sobre o assunto antes de procurar a sua!

Reúna o material necessário

Não estamos dizendo que você precisa entrar em um armarinho e limpar as prateleiras, mas é importante se equipar antes de começar, afinal, poucas experiências são tão desestimulantes quanto estar empolgado costurando e descobrir que acabou a linha. 

Para não passar por esse problema, reúna um kit básico de material para costurar antes de se aventurar nesse processo! Linhas, agulhas, alfinetes, tesoura para tecido, fita métrica e ferro de passar são essenciais. 

Comece com projetos simples

Todo processo de aprendizado tem suas dificuldades, mas se elas forem muito maiores do que as recompensas a frustração pode ser o seu grande empecilho. Para isso, tenha os pés no chão e busque começar com projetos simples, que evoluam de acordo com as suas capacidades. 

Escolha modelos menos trabalhosos e tecidos fáceis de usar para se lançar em suas primeiras empreitadas! Uma boa ideia, também, é procurar moldes de costura prontos para facilitar esse processo.

Veja também
como vender roupas pelo whatsapp

Tenha o passo a passo em mãos

Se perder ao longo do projeto é extremamente normal para quem está começando. A menos que sua memória seja excepcional, é bem difícil que você consiga simplesmente decorar o passo a passo de algo que você nunca fez, portanto, certifique-se de deixar essa lista de etapas por perto, para que você consiga conferi-la sem parar no meio do caminho. 

Escolha o tecido apropriado

Como já dissemos acima, é importante começar com calma, escolhendo projetos simples e tecidos fáceis de trabalhar. É necessário casar o projeto com o tecido, afinal, as propostas e os formatos de cada peça se adequam a tipos específicos de bases.

Tecidos de malha são bastante versáteis e adequam-se a diferentes peças, enquanto o crepe é um tecido que não amassa fácil, é tranquilo para cortar e, por ser mais encorpado, traz o toque de elegância e de sofisticação que pode ser aproveitado para roupas mais refinadas.

A viscose também é um tecido recomendado para iniciantes por também ser fácil de cortar e não escorregar, enquanto sua leveza encaixa perfeitamente com pijamas e com peças de verão. Vale a pena conferir conteúdos sobre tecidos e estudar rapidamente suas propriedades para escolher com quais começar a trabalhar. 

Busque um curso de costura online

Algumas pessoas têm mais facilidade de aprender apenas lendo algum conteúdo ou assistindo vídeos que já estão disponíveis na internet, mas, para quem não é autodidata ou até mesmo prefere um acompanhamento maior, os cursos podem ser uma maneira mais direcionada e eficaz de aprender a costurar online

como começar a costurar
Os cursos online de corte e costura para iniciantes podem ser o pontapé que faltava para você começar a aprender!

Existem várias opções disponíveis na internet, com diferentes níveis de personalização, de acompanhamento e, é claro, de investimento. Vale fazer uma pesquisa para encontrar uma opção que seja viável e atenda ao que você procura! 

Pronto! Agora que você já sabe o caminho, pode começar começar a costurar. Se você gostou deste conteúdo, inscreva-se na newsletter da Digitale Têxtil para receber mais textos sempre e diretamente em sua caixa de entrada!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo