Lendo agora
Círculo cromático na moda: como utilizar nas coleções

Círculo cromático na moda: como utilizar nas coleções

círculo cromático na moda - conheça e aprenda a usá-lo!

O círculo cromático é uma ferramenta de combinação de cores utilizada por profissionais de inúmeras áreas. Na moda, é um excelente método para experimentar tons, nuances, contrastes e saturações, colaborando para a definição da cartela de cores de uma coleção

Neste post, desvendamos todos os segredos do círculo cromático na moda: desde as principais combinações até sua aplicação na prática. Divirta-se! 

As cores na moda

As cores estão diretamente relacionadas à imagem pessoal, por isso são tão importantes para o consumidor e, consequentemente, para a indústria fashion. Além do apelo estético, o mix de tonalidades de uma coleção comunica o conceito da marca e seu posicionamento perante o mercado. 

Acompanhar as tendências de cores faz parte da agenda de estilistas reconhecidos. Isso vale tanto para o que é apontado nas pesquisas de mercado, como a paleta de cores da moda anunciada periodicamente pela Pantone, quanto para o que é visto no street style

Para cumprir a tarefa de desenvolver uma coleção de roupas, não basta conhecer as cores do momento. É preciso saber combiná-las levando em consideração a usabilidade das peças, a estética da marca e as preferências do público-alvo. Para isso, usa-se o círculo cromático!

Entendendo o círculo cromático

Dividido em 12 partes iguais, cada uma representando uma tonalidade, o círculo cromático é composto por três cores primárias (amarelo, vermelho e azul), três cores secundárias (junção entre as primárias) e seis terciárias (cores primárias e secundárias). 

círculo cromático - como funciona
Círculo cromático: junção de cores primárias, secundárias e terciárias.

Sua função é simplificar a visualização e a combinação dos tons, seja para harmonizá-los, contrastá-los ou iluminá-los. Para designers e profissionais da moda, o círculo cromático é um instrumento que ajuda a estudar composições e dar vida às peças desenhadas para uma coleção. 

Principais combinações de cores

Agora que você já sabe o que é o círculo cromático, que tal entender como ele funciona na prática? Conheça as quatro principais combinações de tonalidades aplicáveis na moda:

Monocromáticas

A harmonia monocromática é feita pela junção de peças da mesma cor, sem variação de tonalidades. Atualmente, há uma segunda possibilidade: o tom sobre tom, que combina cores da mesma família em diferentes saturações. 

Complementares

Nas cores complementares, tem-se a união de tonalidades que estão em pontos opostos no círculo cromático e, portanto, possuem alto contraste.

Análogas

As cores análogas estão posicionadas lado a lado no círculo cromático e formam uma espécie de degradê. A combinação parte de uma tonalidade primária e duas adjacentes a ela. 

Triádicas

Para criar uma harmonia tríade, associam-se três cores com a mesma distância dentro do círculo. O contraste de cor é alto e mistura tonalidades quentes e frias. É possível, ainda, ampliar a combinação com mais tons. 

Veja também

círculo cromático na moda - combinações
Combinações monocromáticas (1), complementares (2), análogas (3) e triádicas (4).

Como aplicar nas coleções 

O único jeito de saber como combinar cores de roupas é experimentando. Junte diferentes tons, nuances, luminosidades e saturações das cores selecionadas, sempre tendo em mente o público-alvo, a sazonalidade e o conceito da coleção. Também é importante levar em conta as texturas e o tingimento dos tecidos.

Para definir uma paleta de cores bem equilibrada, é comum que sejam usados tons quentes e frios, considerando um deles como foco principal e outro como tonalidade complementar. Cores neutras, como o preto, o branco, o cinza, o marrom e o azul escuro, também podem servir de base para as combinações. 

clique-e-acesse-o-pinterest-para-conferir-tipos-de-costura-externa

Vale, ainda, considerar as especificidades de cada segmento da moda. Nas coleções de moda fitness, por exemplo, é interessante utilizar cores vibrantes e chamativas para aumentar a energia durante os treinos. No sleepwear, tons mais discretos e calmos são recomendados.

Para facilitar a visualização e inspirar as próximas coleções da sua marca, trouxemos exemplos de como usar o círculo cromático na moda:

Inspiração para trabalhar as cores do círculo cromático
« de 7 »

As combinações de cores são de extrema importância para o planejamento de uma nova coleção. Se você é estilista ou gestor de moda, que tal continuar aprendendo sobre criação e receber dicas e inspirações diretamente em seu e-mail? Basta preencher o formulário abaixo!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo