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Como definir a cartela de cores para coleção de moda? Confira 5 dicas!

Como definir a cartela de cores para coleção de moda? Confira 5 dicas!

cartela de cores moda

A produção de uma coleção de moda demanda planejamento e pesquisa. Além de elaborar um bom mix de peças, é importante buscar um equilíbrio entre o conceito da coleção e o DNA da marca por meio das cores escolhidas.

Algumas ideias de cores, tecidos e estampas aparecem antes mesmo da etapa de definição de temas e conceitos. Normalmente, elas são fixadas no moodboard, um quadro de inspiração para as produções da coleção.

Neste post, reunimos cinco dicas para você acertar na definição da cartela de cores para coleção de moda. Confira!

1. Consulte pesquisas e relatórios

As pesquisas são fundamentais para coletar informações e construir conhecimentos acerca de diversos temas. Seja de moda, arte, música ou tecnologia, elas auxiliam na compreensão das mudanças no comportamento e hábitos dos consumidores, sendo ótimas fontes de inspiração durante o planejamento da coleção.

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Além da cor do ano divulgada pela Pantone, principal empresa de cores no mundo, existem outras pesquisas que apresentam as principais tendências identificadas em diversos setores como os relatórios do Pinterest, WGSN, UseFashion e conteúdos sobre o mercado da moda do Sebrae.

2. Pesquise as especificidades do segmento

Cada segmento de moda possui características próprias que também estão passíveis de transformações. Saber quais são as tendências de peças, tecidos e cores do segmento de atuação pode ajudar – e muito – na elaboração da cartela de cores para a coleção de moda.

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Para coleções de moda fitness, por exemplo, é importante saber que em diversos portais e blogs sobre a prática de exercícios físicos, há informações sobre a influência das cores no desempenho das atividades. Alguns especialistas recomendam utilizar cores vibrantes para aumentar a energia durante o treino, o que pode influenciar diretamente na escolha das tonalidades.

3. Faça viagens de pesquisa

Normalmente, as viagens de pesquisa de moda acontecem duas vezes ao ano, sendo direcionadas para coletar informações e buscar inspirações para as temporadas de primavera/verão e outono/inverno.

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Visitar capitais e outros locais referência em moda é uma ótima forma de buscar inspiração para diversas etapas do planejamento de coleções. Além de ficar de olho nos desfiles, feiras, exposições, ateliês e lojas renomadas, preste atenção na arquitetura, cultura e arte do local, que podem gerar diversos insights para as criações.

4. Busque informações em livros

Os livros possibilitam pesquisas mais aprofundadas sobre diversos temas e são fontes inesgotáveis para atuantes no mundo da moda. Os materiais especificamente sobre cores reúnem informações relevantes como padrões cromáticos e diversos estudos baseados no comportamento dos consumidores.

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Alguns deles ajudam a compreender como as cores estão psicologicamente e culturalmente ligadas às escolhas do coletivo. Confira alguns nomes de livros que podem auxiliar na definição da cartela de cores para coleções de moda:

  • Color Forecasting: as previsões de tendências de cores na moda (Clarice Garcia)
  • A Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão (Eva Heller)
  • Tecidos e Moda (Jenny Udale)
  • O Uso das Cores (Cris Peter)
  • Comunicação com Cores (Paula Csillag)
  • A Cor no Processo Criativo (Lilian Ried Miller Barros)

5. Faça experimentações

Normalmente, uma cartela de cores apresenta de seis a 12 cores para cada segmento. As cores principais são predominantes nas peças da coleção, enquanto as complementares aparecem somente nos detalhes das vestimentas.

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Para definir a paleta, considere as diferentes texturas, composição e tingimento dos tecidos que serão utilizados. Analise e faça experimentações para avaliar os tons, nuances, luminosidade e saturação das cores selecionadas, sempre pensando no público-alvo e no tema da coleção.

Definir uma cartela de cores para coleção de moda não é uma tarefa simples mas, felizmente, existem vários recursos que ajudam nessa missão!

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