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Como criar calendário editorial para redes sociais de marcas de moda?

Como criar calendário editorial para redes sociais de marcas de moda?

As redes sociais são indispensáveis nas estratégias de marketing na moda. É por meio delas que diferentes públicos consomem conteúdos, fazem pesquisas, formam suas opiniões e podem encontrar suas comunidades.

Mais do que apenas informar, esses canais têm o poder de adicionar a marca no dia a dia dos usuários, aproximando e nutrindo a relação com o consumidor. Mas, para obter sucesso na aplicação dessas estratégias, é preciso um bom planejamento.

A solução mais eficaz, portanto, é criar um calendário editorial para as redes sociais da marca. Veja por que e como fazer!

Para que serve um calendário editorial?

Utilizar um calendário editorial nas estratégias de marketing é aproveitar todo o potencial das redes sociais. Ele garante uma periodicidade na divulgação de conteúdos, facilitando a organização das postagens que serão feitas nos canais da marca.

Esses conteúdos podem ser produzidos especialmente para esses canais ou compartilhados de sites e portais relevantes para o nicho da moda.

Mais do que garantir uma frequência de publicação, criando uma consistência de comunicação e fidelidade com o público, ter um calendário editorial para redes sociais é uma ótima forma de aumentar as visitas e produzir conteúdos relevantes para os usuários.

A pesquisa Social Media Trends 2019, realizada pela Rock Content, sobre as tendências e práticas adotadas por empresas para as redes sociais, mostrou que 43,6% das organizações fazem uso de um calendário editorial, e alcançam uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não utilizam o recurso.

Confira o panorama e a evolução das estratégias de divulgação nas redes sociais desde 2017:

calendário editorial redes sociais
Fonte: Pesquisa Social Media Trends 2019 | Rock Content

O mesmo estudo identificou que o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada pelas empresas (97,5%), seguido do Instagram (89,4%) e LinkedIn (56,4%), que teve um grande aumento neste ano.

Estratégias para redes sociais

Diversas estratégias podem ser adotadas no marketing para redes sociais. Caso haja falta de conhecimento ou escassez de tempo para a gestão desses conteúdos, ainda é possível criar um cronograma simples, que pode ser aprimorado conforme os resultados de marketing digital da empresa forem aparecendo.

calendário editorial redes sociais

Para elaborar o calendário editorial da sua marca, você pode utilizar gratuitamente as planilhas do Google Planilhas, que podem ser facilmente compartilhadas e editadas por toda a equipe.

Faça uma planilha mensal, com informações como: data, horário, responsável pelo conteúdo, link a ser divulgado, se já foi promovido nas redes sociais, quais canais será publicado e com quais objetivos — por exemplo, divulgação da marca, engajamento com o público ou aumento de vendas.

Confira algumas das estratégias e ações mais adotadas pelas empresas:

Estabelecer um número padrão de postagens

No marketing para redes sociais, não existe certo e errado — tudo dependerá de seus recursos e objetivos. Porém, caso a empresa esteja iniciando a comunicação nesses canais ou buscando aumentar o engajamento por publicação, é indicado focar em qualidade e elaborar um cronograma com menos postagens, como de 1 a 3 vezes por semana.

Com o tempo, você pode fazer testes para verificar o que tem funcionado melhor para o seu público. Não se prenda ao que deu certo para outra empresa, e sim adapte o calendário editorial até encontrar a média de postagens que agrade e não sature a audiência.

Definir frequência de postagem

Cada rede social irá exigir uma frequência diferente de postagem. Ainda que os conteúdos mais eficazes sejam os mais relevantes e de alta qualidade, a dica é pesquisar e acompanhar tendências de cada canal, para utilizá-los de maneira estratégica.

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As pesquisas sobre o assunto são divergentes, mas trazem pontos relevantes a serem analisados. O estudo da Sprinklr, por exemplo, diz que os melhores dias para publicar no Facebook são de terça a quinta-feira, de 11h às 17h. Enquanto a QuickSprout indica que quinta e sexta-feira são os dias mais indicados para publicar no canal.

Aproveitar os melhores horários

Definir um padrão de horário para as postagens é importante. Assim, será possível analisar o que está ou não funcionando bem, já que cada tipo de conteúdo é consumido de uma forma diferente em cada rede social.

Pesquise os melhores horários para publicar nos canais definidos e experimente aplicar essas boas práticas. Porém, não se apegue totalmente a nenhuma delas e vá além: dedique os esforços para encontrar os melhores formatos e o tom de voz ideal para sua marca.

O calendário editorial para redes sociais para marcas de moda é indispensável, mas pode ser elaborado de maneira simples. À medida em que as estratégias da empresa ficarão mais complexas, o planejamento de postagens pode ser aperfeiçoado e considerar mais fatores. O que não traz resultados é deixar para depois!

Agora que você sabe como iniciar o plano de divulgação dos conteúdos da sua marca nas plataformas digitais, que tal se manter atualizada e bem-informada sobre o mercado da moda?

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