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Como criar calendário editorial para redes sociais de marcas de moda?

Como criar calendário editorial para redes sociais de marcas de moda?

A internet é indispensável nas estratégias de marketing na moda. Isso porque é por meio dela que diferentes públicos consomem conteúdos, fazem pesquisas, formam opiniões e podem encontrar comunidades. Uma das soluções mais eficazes para se posicionar virtualmente é criar um calendário editorial para as redes sociais do seu negócio.

Assim como informar, esses canais também têm o poder de estabelecer a marca no dia a dia dos usuários, aproximando e nutrindo a relação com o consumidor.

Para obter sucesso na aplicação dessas ideias, é preciso um bom planejamento de datas e de publicações. Veja por que e como fazer um calendário de postagens!

Para que serve um calendário editorial?

Utilizar um calendário editorial nas estratégias de marketing é aproveitar todo o potencial das redes sociais. Ele garante uma periodicidade na divulgação de conteúdos, facilitando a organização das postagens que serão feitas nos canais da marca.

Esses conteúdos podem ser produzidos especialmente para esses meios ou compartilhados de outros sites e de portais relevantes para o nicho da moda. Contudo, quanto mais original eles forem, melhor! Dessa forma, você garante que sua marca seja reconhecida por produzir pautas de valor.

Mais do que garantir uma frequência de publicação, criando uma consistência de comunicação e fidelidade com o público, ter um calendário editorial para redes sociais é uma ótima forma de aumentar as visitas e auxiliar na produção de conteúdos relevantes para os usuários.

A pesquisa Social Media Trends 2019, realizada pela Rock Content, aponta as tendências e as práticas adotadas por empresas para as redes sociais e evidencia que 43,6% das organizações que fazem uso de um calendário editorial alcançam uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não utilizam o recurso.

Veja o panorama e a evolução das estratégias de divulgação nas redes sociais desde 2017:

Fonte: Pesquisa Social Media Trends 2019 | Rock Content

O mesmo estudo identificou que o Facebook continua sendo a rede social mais utilizada pelas empresas (97,5%), seguido do Instagram (89,4%) e LinkedIn (56,4%), que teve um grande aumento em 2019.

Estratégias para redes sociais

Diversas estratégias podem ser adotadas no marketing para redes sociais. Caso haja falta de conhecimento ou escassez de tempo para a gestão desses conteúdos, ainda é possível criar um cronograma simples, que pode ser aprimorado conforme os resultados de marketing digital da empresa forem aparecendo.

Para elaborar o calendário editorial da sua marca, você pode utilizar gratuitamente as tabelas do Google Planilhas, que podem ser facilmente compartilhadas e editadas por toda a sua equipe.

Sinta-se livre para acrescentar as informações que julgar necessárias, mas alguns dados que podem fazer parte do documento são:

  • data da publicação
  • horário da publicação
  • descrição do conteúdo
  • sugestão de imagem
  • responsável pelo conteúdo
  • link a ser divulgado
  • canais em que o conteúdo será publicado
  • quais os objetivos (divulgação da marca, engajamento com o público ou aumento de vendas, por exemplo)
  • se já foi promovido nas redes sociais (ou seja, impulsionado por meio de uma verba pré-estabelecida)

Depois de finalizar a formatação da planilha — lembre-se de deixá-la a cara do seu empreendimento! —, é hora de pensar em estratégias para atrair novos clientes e ações a mais que também podem ser adotadas pela empresa. Olha só:

Escolha temas relevantes

O conteúdo deve ser o propósito maior em uma publicação nas redes sociais, já que é ele quem vai encantar ou afastar o público. Como não queremos que o efeito seja negativo, é importante atentar-se aos temas selecionados para divulgação.

Uma dica valiosa é que, caso o seu negócio defenda ideologias sociais que envolvem causas como sustentabilidade, direitos LGBTQIA+, entre outras, esses assuntos sejam abordados nas redes sociais.

Pense também em outros conteúdos relevantes e atrativos, que estejam envolvidos com as pessoas que já acompanham a marca, mas que possam atrair novos olhares.

Aqui, vale atentar-se nas dicas sobre como fotografar os produtos para vender e chamar a atenção de quem está “rolando o feed”. Afinal, uma boa imagem é importante!

calendário editorial redes sociais
Busque ambientes claros e que mostrem os detalhes das peças na hora de fotografá-las.

Para ter certeza sobre a relevância da temática escolhida, no livro Epic Content Marketing, Joe Pulizzi sugere se questionar se “as pessoas falarão com seus colegas sobre aquilo”. Até porque o que é interessante, é compartilhado — seja no universo virtual ou não.

Caso queira, aproveite para aprender e pesquisar mais sobre planejamento de marketing de conteúdo em livros e até mesmo na internet, por meio de blogs especializados e cursos voltados para área têxtil, por exemplo.

Estabeleça um número padrão de postagens

No marketing para redes sociais, não existe certo e errado — tudo dependerá de seus recursos e de seus objetivos.

Porém, caso a empresa esteja iniciando a comunicação nesses canais ou buscando aumentar o engajamento por publicação, é indicado focar em qualidade e elaborar um cronograma com menos postagens, como de 1 a 3 vezes por semana.

Com o tempo, você pode fazer testes para verificar o que tem funcionado melhor para o seu público. Não se prenda ao que deu certo para outra empresa, e, sim, adapte o calendário editorial até encontrar a média de postagens que agrade e não sature a audiência.

Selecione as plataformas ideais

Facebook, LinkedIn, Instagram, Pinterest… Elas são muitas! Então, por qual rede social começar? A regra é simples: esteja onde seu cliente está. 

Se for o caso de criar apenas conteúdo de moda para Instagram, tudo bem. Entretanto, se você achar que pode alcançar as pessoas em outras plataformas, como LinkedIn, Facebook ou Pinterest, ótimo!

Antes de mais nada, esteja consciente de que em cada um desses canais as narrativas devem ser específicas. Nada de replicar conteúdo do Instagram no LinkedIn, por exemplo. O que você pode fazer é reaproveitar os temas e formatá-lo para cada rede. 

Veja também

Permita que exista autenticidade em cada uma das redes sociais da sua loja de moda.

Defina a frequência de postagem

Cada rede social irá exigir uma frequência diferente de postagem. Ainda que os conteúdos mais eficazes sejam os mais relevantes e de alta qualidade, a dica é pesquisar e acompanhar tendências de cada canal, para utilizá-los de maneira estratégica.

As pesquisas sobre o assunto são divergentes, mas trazem pontos relevantes a serem analisados. O estudo da Sprinklr, por exemplo, diz que os melhores dias para publicar no Facebook são de terça a quinta-feira, de 11h às 17h. Enquanto a QuickSprout indica que quinta e sexta-feira são os dias mais indicados para publicar no canal.

Aproveite os melhores horários

Definir um padrão de horário para as postagens é importante. Assim, será possível analisar o que está ou não funcionando bem, já que cada tipo de conteúdo é consumido de uma forma diferente em cada rede social.

Pesquise os melhores horários para publicar nos canais definidos e experimente aplicar essas boas práticas. 

Porém, não se apegue totalmente a nenhuma delas e vá além: dedique os esforços para encontrar os melhores formatos e o tom de voz ideal para sua marca. Afinal, consumidores de diferentes nichos possuem comportamentos distintos.

Não desista!

Vender pelas redes sociais exige paciência. Resultados não surgem do dia para a noite, eles são conquistados a longo prazo e são frutos de muita dedicação. Portanto, é imprescindível que você não desista.

Quantidade de curtidas e compartilhamentos são importantes, mas não dizem tudo. Acompanhe sempre os números e tente enxergar o que eles estão alertando. Se for preciso, alterne os horários, as datas de publicação e até mesmo reveja sua produção de conteúdo digital.

Atualmente, grande parte das redes sociais permite um acompanhamento detalhado sobre o comportamento do público em cada postagem. É isso que deve ser considerado: o que o consumidor faz antes, durante e depois de encontrar o seu conteúdo.

O calendário editorial para redes sociais para marcas de moda é indispensável, mas pode ser elaborado de maneira simples. À medida que as estratégias da empresa ficarem mais complexas, o planejamento de postagens pode ser aperfeiçoado e considerar mais fatores. O que não traz resultados é deixar para depois!

Agora que você sabe como iniciar o plano de divulgação dos conteúdos da sua marca nas plataformas digitais, que tal se manter atualizado e bem-informado sobre o mercado da moda? Assine a newsletter da Digitale Têxtil e receba, gratuitamente, dicas e novidades semanalmente em seu e-mail. É só preencher o formulário abaixo!


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