Athleisure: como trabalhar o estilo esportivo nas coleções

Você sabe o que é athleisure? O estilo que une conforto com beleza está cada vez mais presente nas passarelas, ruas e academias de todo o mundo, com roupas esportivas feitas de materiais confortáveis e que não comprometem a beleza do look.
Continue a leitura para conhecer mais sobre essa tendência de moda e saber como trabalhar o athleisure nas suas coleções!
O que é athleisure?
A palavra athleisure é a junção dos termos em inglês athletic (atlético) e leisure (lazer). Com peças práticas e confortáveis, perfeitas para usar dentro e fora da academia, o movimento cresce conforme mais pessoas procuram por opções atraentes e coringas.
Celebridades como Kim Kardashian já abraçaram a tendência e apareceram diversas vezes aderindo ao estilo em público. Até grandes grifes, como Versace e Alexander Wang, apostam atualmente no athleisure.

Aqui no Brasil, o clima tropical ajudou a tendência a se espalhar ainda mais rapidamente. Roupas práticas e que deixam o dia a dia mais simples fazem sucesso nas vitrines.
Peças para compor looks no estilo athleisure
O estilo que combina o confortável e o casual possui algumas peças-chave, que servem para compor looks adequados para várias ocasiões: trabalho, eventos sociais, festas e para o dia a dia.
Para quem está pensando em montar uma coleção de moda seguindo a tendência athleisure, saiba que os itens também podem ser combinados com peças de estilos diferentes, o que ajuda a dar ainda mais originalidade ao conjunto da obra.
A seguir, reunimos uma série de dicas de roupas e acessórios que representam bem o estilo:
Leggings e joggers
As leggings são peças versáteis e confortáveis, perfeitas para usar quando se planeja passar o dia inteiro fora de casa. Estampadas ou lisas, elas podem vir em forma de calças ou shorts.
Esse tipo de roupa combina bem com elementos mais robustos na parte de cima, como casacos e moletons oversized. Uma opção que está crescendo são as leggings de cintura alta, que marcam a silhueta e combinam perfeitamente com top croppeds.
Calças jogger também ganharam muito espaço nas coleções das principais lojas de roupas. O nome, associado ao jogging (corrida), é uma das características mais marcantes da fusão entre o esporte e o casual.
Presentes nos mais variados tecidos e materiais, do moletom à sarja, as peças com elásticos e cordões (que não existem para ficar escondidos) na cintura e um caimento mais justo no tornozelo são extremamente confortáveis e práticas para vestir, além de darem destaque especial ao calçado.

Nos pés, os companheiros mais estilosos para as calças no estilo athleisure são os sneakers (tênis). Outras opções são as sapatilhas slip-on, sapatos de salto, botas e sliders (chinelos de tira larga).
Moletons e jaquetas bomber
Um dos tipos de tecido mais confortáveis para se vestir, o moletom ganhou seu espaço fora de casa e chegou à rua e aos ambientes de trabalho graças ao athleisure. As opções vão desde os casacos e blusas até as calças e shorts.
Diferentes dos modelos que normalmente são usados como pijamas, os looks com calças de moletom abraçam estampas e cores que harmonizam facilmente com o guarda-roupa do consumidor.
Para além das pernas, o tecido encontra uma de suas melhores aplicações nos casacos com capuz, extremamente versáteis e confortáveis. Esse tipo de peça é encontrado com frequência nos perfis de artistas internacionais no Instagram, como nesta foto do Chance The Rapper:
View this post on InstagramHelping raise and guide these children of mine every step of the way. Thank you
A post shared by Chance The Rapper (@chancetherapper) on
Caso prefira criar algo menos chamativo, moletons em cores sóbrias como preto, cinza e bege sempre certeiros. Looks monocromáticos, com conjuntos de agasalho, também estão em alta.

Conjuntos mais discretos também são opções de looks athleisure com moletom.
Moletons são ótimos para compor looks com camadas, também. Para adicionar um toque arrojado, ele pode ser usado com uma jaqueta de couro por cima!
Ainda no campo dos agasalhos, o athleisure traz os modelos de jaqueta bomber, uma peça que tem sua origem na aviação militar dos anos 20, quando os pilotos precisavam se agasalh r nos aviões sem proteção térmica.
Mais uma vez, temos um item de roupa com características muito funcionais sendo utilizado para os ambientes casuais.
- Veja também: 12 inspirações para criação de roupas em 2020
Tops, croppeds e bonés
O uso de tops e croppeds também combina com a proposta do athleisure. Acompanhados de um casaco e uma calça legging, por exemplo, essas peças compõem looks cheios de estilo e complexos. Sobretudos também são uma boa solução para dias gelados, adicionando sofisticação ao visual casual.

As peças de algodão fazem referência ao conforto de estar em casa, aliado à utilidade e praticidade da peça. Por outro lado, materiais mais tecnológicos, como os tecidos de supermicrofibra, ajudam na transpiração e são ótimos companheiros para os dias quentes.
Por fim, os bonés são acessórios que também ultrapassaram a barreira das academias e parques no athleisure. Os modelos de aba curva são opções interessantes para acompanhar outras peças casuais e esportivas, complementando a coleção.

Tênis e chinelos
O fenômeno da cultura sneakerhead chegou firme no Brasil, ajudando a impulsionar também o athleisure. Uma comunidade grande de aficionados resgatou tênis antigos e os trouxe de volta às ruas.
As grandes marcas perceberam o apreço pelos clássicos e começaram uma tendência de relançar modelos dos anos 80 e 90, que acompanham muito bem a mistura de moda esportiva e casual no athleisure.
Hoje em dia, reflexos desse movimento chegaram até os CEOs das empresas, que trocaram os tradicionais sapatos por calçados mais descolados.

Para além dos tênis, outro tipo de calçado que ganhou destaque no athleisure foram os chinelos de tira larga, com sua versatilidade para compor looks mais descontraídos e com o máximo de conforto.
Cores
O athleisure permite uma diversidade grande de cores nos looks, por causa do caráter esportivo das roupas, seus materiais e as peças-chave. Nessa tendência, tons mais neutros e pastel caminham lado a lado com cores vibrantes.
- Veja também: Como aplicar a psicologia das cores nas roupas
No styling da coleção, é possível misturar roupas mais básicas com acessórios chamativos, como uma legging preta e uma camiseta estampada e colorida, ou até mesmo um look todo sóbrio e um sneaker cheio de detalhes.
Como trabalhar o athleisure nas coleções
Por mais que existam algumas peças de roupa mais associadas com a tendência do athleisure, elas não devem limitar a elaboração de uma coleção de moda. A versatilidade de cada elemento, tanto em material quanto design, é um ponto essencial que dá liberdade aos estilistas e lojistas nesse momento.
A concepção de uma nova coleção envolve muitas etapas. É preciso pensar nas cores, no caimento das roupas e nos acessórios que mais vão transmitir a ideia principal da marca.
Depois de entender mais sobre o que há por trás do athleisure, sua marca pode realizar algumas reuniões de brainstorming para encontrar os conceitos que vão servir de base para as peças.
Os moodboards – quadros que reúnem as principais referências de ideias – também são uma ótima ferramenta para cruzar informações e decidir sobre as decisões de estilo que vão fazer parte da coleção.
No meio do processo, brinque com tecidos e texturas, misturando peças mais esportivas com outras mais sofisticadas. Para fazer a divulgação da coleção, tente simular looks completos: uma bota estilosa pode acompanhar uma legging preta facilmente; uma calça jogger com um cropped básico são ótimos companheiros de um sneaker mais esportivo e colorido; e por aí vai…
Referências e inspirações
Os exemplos de looks deste post não são suficientes para trabalhar os conceitos de uma coleção completa. Felizmente, na internet é possível encontrar infinitas fotos e imagens para servir de referência e inspiração.
Duas plataformas perfeitas para buscar esses materiais são o Instagram e o Pinterest. Com uma simples busca por “athleisure”, milhares de resultados de pastas e perfis carregados de conteúdos sobre essa tendência são exibidos.
- Separamos uma coleção no Pinterest e um perfil no Instagram para você usar como referência!
O athleisure veio para ficar. Depois de ler esse conteúdo, sua marca estará mais preparada para abraçar o estilo na elaboração de coleções incríveis e conectadas com uma das tendências mais atuais.
A partir da criação do conceito, uma das etapas do processo criativo é a escolha dos tecidos. Nesta fase, a Digitale Têxtil está pronta para te ajudar com uma consultoria especializada e descomplicada via WhatsApp. Clique no banner e fale conosco agora mesmo!
Otima materia! Eu só recomendaria colocarem mais algumas imagens para ilustrar os exemplos.
Obrigado pela dica, Cassiano!