Lendo agora
Confecção de vestuário: como fazer um atendimento personalizado ao cliente?

Confecção de vestuário: como fazer um atendimento personalizado ao cliente?

atendimento personalizado ao cliente

A produção e o consumo em massa em diversos setores tornou a personalização ainda mais importante. Hoje, a experiência de compra é um dos pilares do comércio varejista que, para garantir uma vantagem competitiva, se utiliza de estratégias personalizadas que promovem a identificação do cliente com a marca.

Ao contrário do que se pensa, para oferecer produtos e serviços personalizados não é necessário elevar os custos de produção. Há diversas ações e ferramentas que ajudam a conectar promoções, campanhas e conteúdos relevantes para cada perfil de consumidor.

As confecções de vestuário não devem medir esforços para entregar um atendimento personalizado ao cliente, que estreita o relacionamento e contribui para uma ótima experiência de compra. Confira dicas para encantar os consumidores usando a customização!

Utilize dados e informações relevantes

Registrar informações pessoais, de comportamento e consumo dos consumidores é o primeiro passo para garantir um atendimento personalizado. Com base nos dados, é possível identificar necessidades e desejos dos clientes, favorecendo a construção de estratégias customizadas para alcançá-los.

Uma pesquisa da Accenture Strategy, realizada em 33 países em 2018, mostrou que 44% dos entrevistados dão preferência à compra de produtos de marcas que oferecem uma experiência personalizada, mesmo que para isso eles tenham que abrir mão de parte de sua privacidade.

Os resultados desse estudo deixam clara a importância de evitar ações genéricas ou exageradas. Usar informações relevantes sobre os clientes como histórico de compra para oferecer produtos complementares, por exemplo, é uma ótima forma de garantir um atendimento diferenciado, além de ser uma fonte riquíssima de insights para campanhas e promoções.

atendimento personalizado ao cliente

Para isso, é indicado utilizar softwares e ferramentas que auxiliam no gerenciamento e análise das interações com os clientes, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), aumentando a assertividade das ações com base em objetivos previamente definidos.

Aproveite datas e contextos

As datas comemorativas são muito utilizadas para atrair e engajar o público por meio de ações de marca. Porém, muitas vezes, o que foi pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor é uma ação genérica e replicável, que não consegue atingir e, mais do que isso, desgasta os consumidores, que estão esperando por uma comunicação direcionada a eles.

A dica é apostar em atendimento personalizado ao cliente que vá além das felicitações. Crie conteúdos, campanhas, ofertas e promoções focadas nos diferentes perfis do seu público-alvo, tornando as ações ainda mais customizadas.

Veja também
roupas para corredores - dicas para criar uma linha especial

atendimento personalizado ao cliente

Aproveitar o contexto para entregar ao cliente algo inesperado também é uma forma de encantá-lo. Comentários sobre um grande desfile de moda praia que irá acontecer, por exemplo, pode ser um bom conteúdo de valor – enviado por e-mail ou impulsionado nas redes sociais – para as consumidoras interessadas no nicho de beachwear.

A maioria das estratégias digitais possibilitam a personalização, como o e-mail marketing, o impulsionamento em redes sociais e os anúncios pagos no Google ou Facebook. Escolha a que mais converse com os perfis de seu público-alvo!

atendimento personalizado ao cliente

O atendimento personalizado ao cliente inclui desde a abordagem e relacionamento até os serviços de pós-venda, que demonstram os esforços da empresa com a satisfação dos consumidores a fim de torná-los promotores da marca.

Gostou do conteúdo? Para receber dicas e novidades sobre o universo têxtil toda semana na sua caixa de entrada, assine nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (2)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo