Confecção de vestuário: como fazer um atendimento personalizado ao cliente?


A produção e o consumo em massa em diversos setores tornou a personalização ainda mais importante. Hoje, a experiência de compra é um dos pilares do comércio varejista que, para garantir uma vantagem competitiva, se utiliza de estratégias personalizadas que promovem a identificação do cliente com a marca.
Ao contrário do que se pensa, para oferecer produtos e serviços personalizados não é necessário elevar os custos de produção. Há diversas ações e ferramentas que ajudam a conectar promoções, campanhas e conteúdos relevantes para cada perfil de consumidor.
As confecções de vestuário não devem medir esforços para entregar um atendimento personalizado ao cliente, que estreita o relacionamento e contribui para uma ótima experiência de compra. Confira dicas para encantar os consumidores usando a customização!
Utilize dados e informações relevantes
Registrar informações pessoais, de comportamento e consumo dos consumidores é o primeiro passo para garantir um atendimento personalizado. Com base nos dados, é possível identificar necessidades e desejos dos clientes, favorecendo a construção de estratégias customizadas para alcançá-los.
Uma pesquisa da Accenture Strategy, realizada em 33 países em 2018, mostrou que 44% dos entrevistados dão preferência à compra de produtos de marcas que oferecem uma experiência personalizada, mesmo que para isso eles tenham que abrir mão de parte de sua privacidade.
Os resultados desse estudo deixam clara a importância de evitar ações genéricas ou exageradas. Usar informações relevantes sobre os clientes como histórico de compra para oferecer produtos complementares, por exemplo, é uma ótima forma de garantir um atendimento diferenciado, além de ser uma fonte riquíssima de insights para campanhas e promoções.

Para isso, é indicado utilizar softwares e ferramentas que auxiliam no gerenciamento e análise das interações com os clientes, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), aumentando a assertividade das ações com base em objetivos previamente definidos.
Aproveite datas e contextos
As datas comemorativas são muito utilizadas para atrair e engajar o público por meio de ações de marca. Porém, muitas vezes, o que foi pensado para melhorar a experiência de compra do consumidor é uma ação genérica e replicável, que não consegue atingir e, mais do que isso, desgasta os consumidores, que estão esperando por uma comunicação direcionada a eles.
A dica é apostar em atendimento personalizado ao cliente que vá além das felicitações. Crie conteúdos, campanhas, ofertas e promoções focadas nos diferentes perfis do seu público-alvo, tornando as ações ainda mais customizadas.

Aproveitar o contexto para entregar ao cliente algo inesperado também é uma forma de encantá-lo. Comentários sobre um grande desfile de moda praia que irá acontecer, por exemplo, pode ser um bom conteúdo de valor – enviado por e-mail ou impulsionado nas redes sociais – para as consumidoras interessadas no nicho de beachwear.
A maioria das estratégias digitais possibilitam a personalização, como o e-mail marketing, o impulsionamento em redes sociais e os anúncios pagos no Google ou Facebook. Escolha a que mais converse com os perfis de seu público-alvo!

O atendimento personalizado ao cliente inclui desde a abordagem e relacionamento até os serviços de pós-venda, que demonstram os esforços da empresa com a satisfação dos consumidores a fim de torná-los promotores da marca.
Gostou do conteúdo? Para receber dicas e novidades sobre o universo têxtil toda semana na sua caixa de entrada, assine nossa newsletter. É só preencher o formulário abaixo!
Estou desenvolvendo a minha coleção cápsula, para uma adolescentes cadeirante, este é um público que me chama atenção, e roupas sobre medidas e exclusiva é muito desafiador e eu amo .
Olá, Dilza. Que bacana!
Obrigada por compartilhar conosco. ♥