Lendo agora
Aprenda a aproveitar retalhos de tecidos para ganhar dinheiro

Aprenda a aproveitar retalhos de tecidos para ganhar dinheiro

aproveitar retalhos de tecido

No dia a dia, é comum que os retalhos e sobras de tecidos se acumulem no local de confecção. Para liberar espaço para novos tecidos, muitas vezes é preciso se desfazer dos retalhos. Felizmente, a maneira mais inteligente – e lucrativa – de fazer isso é reaproveitá-los para criar novos artigos.

Comercializar esses trabalhos manuais, principalmente quando são feitos com capricho e apresentam um bom acabamento, é uma ótima forma de obter lucro. Seja para vender em casa, online ou em feiras de artesanato, é importante considerar todas as ideias de produtos antes de definir o que será feito.

Neste post, reunimos diversas sugestões de artigos e acessórios que podem ser feitos para aproveitar retalhos de tecidos. Confira!

Por que reaproveitar retalhos?

Além de, como comentamos anteriormente, ser uma ótima forma de empregar pedaços de tecidos que, de outra forma, seriam descartados, a utilização de retalhos é um ótimo meio de fugir da mentalidade de descarte que ronda a indústria têxtil.

Assim como a destinação correta de tecidos que não serão mais utilizados, evitando que os produtos químicos usados para a fabricação desses objetos afetem o meio ambiente, o reaproveitamento de retalhos pode ser um primeiro passo para trazer mais responsabilidade ambiental para a sua confecção de roupas. 

Com um número cada vez mais assustador de lixo têxtil sendo descartado por uma indústria que, em geral, preza pela rapidez na produção, consumo e obsolescência de peças e tendências, olhar para a moda de uma forma mais responsável é, também, pensar em formas de repensar a cadeia produtiva do setor.

Nesse sentido e, também, graças ao crescimento de pesquisas e procura por empresas sustentáveis, pensar em formas de reutilizar retalhos, além de poder trazer mais lucro, ainda coloca o sem empreendimento à frente no debate sobre uma produção mais consciente

banner para baixar guia de moda sustentável

Reaproveitamento de outros materiais

Fechos, zíperes e botões também podem ser reaproveitados para a fabricação de novas peças e até mesmo para a confecção dos artigos e acessórios que citaremos ao longo do texto. Por isso, fique atento na hora do descarte e seja criativo!

Fuxicos

Facilmente encontrado em diversos tipos de artesanatos, os fuxicos são retalhos arredondados e alinhavados nas extremidades. O adorno pode ser usado de diferentes maneiras, seja em artigos como almofadas, roupas e chinelos ou compondo acessórios como tiaras, presilhas e bolsas.

aproveitar retalhos de tecido
Os fuxicos podem ser utilizados para a confecção das mais diversas peças.

Portanto, para aproveitar retalhos de tecidos fazendo fuxicos, recorte moldes arredondados – eles precisam ter o dobro do tamanho que você deseja para o fuxico pronto.

Assista ao vídeo do canal Adriana Schutz, que ensina o passo a passo para fazer um fuxico com formato de flor:

 

Tiaras e faixas

Mais do que impedir que o cabelo atrapalhe a visão, as tiaras e faixas adicionam personalidade e estão cada vez mais em alta na moda feminina, independentemente da idade.

Para criar a estrutura do acessório, você pode utilizar um arco de cabelo ou arame. A dica é desenvolver diferentes tipos e tamanhos de tiaras e faixas, tanto para crianças, adolescentes e mulheres adultas.

retalhos de tecido podem se transformar em tiaras únicas
A procura de ideias para aproveitar retalhos de tecido? Encante meninas e mulheres adultas com tiaras únicas.

Também é possível brincar com estampas e criar um belo mix de padronagens para o acessório. Outra alternativa que pode agregar ainda mais valor ao produto é confeccionar em versão dupla face, que pode ser usada dos dois lados.

Bolsas

Acessório indispensável nos looks, a bolsa é uma ótima forma de reaproveitar retalhos de tecidos, já que pode ser produzida em qualquer tamanho, estilo e estampa.

aproveitar retalhos de tecido
Não sabe como aproveitar retalhos de tecido? Você pode utilizar esses descartes para a produção de bolsas!

As versões mais comuns, feitas com retalhos em patchwork, são produzidas no estilo totem, carteira e baú. Simples e rápidas de fazer, as bolsas handmade estão ganhando espaço no street wear, além de estarem presentes em desfiles e passarelas.

Porta celular ou tablet

Outra maneira de aproveitar retalhos de tecidos é confeccionar capinhas para celulares e tablets. A escolha do tipo e cor do retalho irá ditar o tom do acessório, que pode ser estampado e colorido ou em versão minimalista, com cores lisas e sóbrias.

Para confeccioná-las, prefira tecidos mais grossos, que irão realmente proteger o aparelho de possíveis impactos. Forrar a capinha com espumas também é uma boa alternativa.

aproveitar retalhos de tecido
Aproveite os retalhos de tecidos mais grossos para a confecção de capinhas para celulares e tablets.

Solte a imaginação e use a criatividade! Você pode adicionar cordinhas, fechos de chaveiros ou aplicações como botões, pérolas e fuxicos.

Chaveiros

Os chaveiros são úteis e acessíveis, podendo ser encontrados em diversos estilos e modelos. Portanto, aposte em praticidade e considere que o item deve ser fácil de ser carregado no bolso e bolsas.

Ele é usado também para enfeitar bolsas e mochilas, adicionando um charme extra às peças. Os modelos mais comuns simbolizam personagens ou têm formas simples como corações, pássaros, flores e animais.

aproveitar retalhos de tecido
Chaveiros também podem ser uma boa pedida na hora de aproveitar retalhos de tecidos.

Os chaveiros são ótimas opções para lembrancinhas de festas e eventos, além de serem ideais para acompanhar artigos maiores como bolsas, sacolas, mochilas e malas.

Capas de agendas e cadernos

Que tal dar mais vida para aquela agenda sem graça, personalizando a capa com retalhos de tecido? Você pode optar por modelos mais simples, com uma padronagem apenas, ou explorar ainda mais a criatividade misturando diferentes estampas e criando um design único!

Retalhos de tecido podem se transformar em capas de caderno
Aprenda como reaproveitar retalhos de tecido para fazer uma capa de agenda

Também pode ser uma boa era para brincar com laços, rendas, diferentes texturas e até os fuxicos, que você aprendeu a fazer lá no início do post. Junte suas sobras da costura e deixe a inspiração ditar as regras!

Tapetes 

Pode puxar aí nas memórias onde foi que você já viu um tapete de retalhos, porque é praticamente impossível crescer no Brasil sem topar com algum desses! Os simpáticos e nostálgicos tapetinhos de patchwork nunca escapam de aparecer nas casas das costureiras – quem sabe essa é a hora de criar o seu para trazer mais cor, alegria e um toque vintage ao ambiente?

Retalhos de tecido transformados em tapetes
Os tapetes de retalho são um toque vintage para a sua decoração

Dependendo das cores e das padronagens que mais aparecem nos seus retalhos você pode criar tapetes mais coloridos ou mais sóbrios, com diferentes tipos de recortes e tamanhos.

Você pode conferir um tutorial no canal Ateliê sapolina e se inspirar para fazer o seu!

Marcadores de página

Quem nunca precisou marcar a página de um livro e, na hora do desespero, recorreu a um guardanapo ou nota fiscal? Os marcadores são bastante úteis e, assim como os chaveiros, funcionam muito bem como lembrancinhas de eventos. 

Marcadores de página feitos com retalhos de tecido
Sem ideias de como aproveitar retalhos de tecidos? Faça seus próprios marcadores de página.

Como não são muito grandes, precisam de pouco tecido e com algumas padronagens à disposição você pode criar vários diferentes! Para incrementar um pouco, uma dica boa é criar detalhes em renda ou até adicionar algum penduricalho em uma das pontas.

Veja também
estética emo feminina

Banner Estampas Atemporais Digitale

Capinha para livro ou e-readers

Ainda na temática dos livros, as capinhas protetoras de livros e e-readers costumam fazer sucesso entre os leitores, protegendo o objeto dentro de bolsa e, de quebra, dando aquele charme extra à leitura. 

Retalhos de tecido podem se transformar em capas para kindle
Aproveite retalhos de tecidos para proteger livros e e-readers dentro da bolsa.

Os modelos mais simples, com apenas uma abertura superior, servem para proteger o livro apenas enquanto ele não é usado, mas opções mais complexas, como a da foto, permitem que suas leituras fiquem protegidas mesmo enquanto você lê! Que tal tentar? 

Patchwork em caixas de madeira

Junção das palavras em inglês patch (pedaço) e work (trabalho), o patchwork consiste, então, no artesanato que trabalha com pedaços (geralmente pequenos) de tecidos. 

Pensando nisso, utilize retalhos de tecido e essa técnica para enfeitar caixas organizadoras de madeira. As grandes podem servir para organizar a casa, enquanto as pequenas são úteis tanto para guardar miudezas como para lembrancinhas de festas e de maternidade.

Assista ao tutorial no canal Maria Inês Oliveira para aprender a decorar suas caixas com tecido! 

Jogos americanos

Um jogo americano bonito pode fazer toda a diferença na composição da sua mesa de jantar, tanto no dia-a-dia quanto para alguma ocasião especial. Saia do óbvio misturando estampas complementares ou até crie aquela peça bem colorida que vai encantar as crianças na hora das refeições!

Jogos americanos feitos de retalhos de tecido
Ideias para jogos americanos diferentes que se complementam

O modelo mais conhecido é o retangular, mas no exemplo da imagem você consegue ver que um bolsinho para os talheres pode deixar a sua mesa ainda mais harmônica. Experimentar outros formatos, como o redondo, para fazer composições com os pratos, também é uma boa dica!

Botões estampados

Além de retalhos, você tem botões sobrando por aí? É possível personalizar peças antigas e reaproveitá-los, tanto para customizar roupas como em outros tipos de artesanato, alguns até dos já citados por aqui!

Una botões e retalhos de tecido para criar novas peças
Reaproveitar tecidos e botões também é criar uma moda sustentável

Confira este rápido tutorial no canal ByAanCrafts para aprender a fazer os seus!

Porta-copos

Ninguém quer correr o risco de manchar os móveis apoiando copos diretamente em cima deles, certo? Por isso, porta-copos nunca são demais! Você pode testar diferentes padronagens e formatos, bem como fazer alguns conjuntos harmônicos para vender em pacote.

Porta-copos feitos com retalhos de tecido
Use a criatividade: aproveite retalhos de tecidos para fazer seu próprio porta-copos.

Além de proteger os móveis, os porta-copos podem dar aquele toque que faltava na decoração da sua recepção de amigos! 

Capas para almofadas 

Além de aconchegantes, versáteis: uma boa almofada deixa o sofá mais convidativo e funciona como um ponto variável de decoração: provavelmente você não tem como trocar toda a decoração da sala a cada bimestre, mas não é difícil brincar com capas de almofada e dar uma cara diferente para o ambiente!

Crie capas de almofada com retalhos de tecido
As almofadas são as queridinhas do conforto e da decoração

Agora que você já sabe o que fazer com retalhos de tecidos para ganhar dinheiro, que tal ficar por dentro das novidades do universo têxtil? Assine nossa newsletter e receba dicas semanalmente em seu e-mail!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (4)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo