Lendo agora
6 motivos para trabalhar com tecidos animal print

6 motivos para trabalhar com tecidos animal print

animal print tecidos

As inspirações para os tecidos animal print derivam do período pré-histórico e, hoje, representam liberdade e autenticidade, sendo indispensáveis em qualquer coleção. Se você está procurando por um estilo que agrade quem confecciona peças para um público diversificado, sem dúvidas, essa é uma das mais indicadas.

Por muito tempo, as estampas de animais foram julgadas vulgares, mas isso mudou. Com o passar das décadas as peças foram sofrendo alterações e a aplicação das estampas de animal print passou a ser mais cuidadosa, assim como as combinações por parte do público.

Por isso, das influências às texturas e aplicações, confira agora 7 motivos para apostar nas estampas dessa moda que faz a cabeça das pessoas, especialmente das mulheres. Boa leitura!

1. É uma estampa clássica

A origem da tendência animal print tem suas raízes na pré-história. Isso porque os homens e mulheres, responsáveis pela caça e pela pesca, utilizavam o couro de animais como vestimentas.

Só no fim da pré-história, após a invenção do tear, que a pele animal deu lugar às roupas de tecido e, assim, foi possível criar estampas de animal print.

Outro fator histórico que tem muita influência sobre a história dessa tendência, é a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

animal print tecidos
Vestido Jungle, idealizado pelo estilista Christian Dior, foi apresentado em 1947.

Durante os anos de conflito, especialmente na Europa, os governos praticavam o racionamento de diversos produtos, incluindo os tecidos. O foco era a produção de vestimentas – e até de paraquedas – para militares.

Com isso, as mulheres precisaram reinventar os looks que já possuíam ou, no máximo, produzir novas peças com tecidos de baixo valor, além de adaptá-las para o uso nas indústrias.

Já no pós-guerra, com o início da era de ouro de Hollywood, o animal print estabeleceu sucesso definitivo na moda nos anos 40. Dentro e fora das telinhas, atrizes da época propagavam a estampa.

animal print tecidos
Veronica Lake em Uma Aventura em Saigão (1947).
animal print tecidos
Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses (1950).

2. Oferecem diversidade de texturas e padronagens

Além do leopardo, outras texturas e padronagens foram ganhando destaque. Já que as estampas lembravam realmente a pele de diversos bichos, inclusive os animais da selva africana, os significados ao usar cada uma delas também foram sendo adotados conforme a personalidade do bicho representando.

Onça

Queridos por atrizes como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, os tecidos de onça remetem ao empoderamento feminino, cujos traços da personalidade do animal lembram poder.

Zebra

A zebra é conhecida por ser um animal singular, não seria diferente na moda. As roupas com a estampa representa que veio ao mundo esbanjar autenticidade.

Cobra

Ligada à sensualidade, simboliza transformação, autoconhecimento e confiança.

Leopardo

Sendo o leopardo um dos animais mais velozes da natureza, as roupas com essa estampa lembram foco e determinação na hora de tornar realidade os sonhos e desejos.

3. É uma tendência democrática

Atualmente, as estampas de animal print estão presentes em diversos tipos de tecidos e com valores diversificados, o que facilita a confecção de peças em indústrias têxteis de grande e também de pequeno porte.

Essa diversidade permite que até os microempreendedores, donos de ateliês, também façam uso da tendência nas peças que fabricam.

4. As estampas são variadas

Se tem uma coisa que não falta no universo dos tecidos, é diversidade em estampas de animal print. Além do estilo clássico, existem também os tecidos com grafias diferentes, com variação de cores e versões abstratas.

animal print tecidos

Veja também

animal print tecidos

animal print tecidos

animal print tecidos

Essa variedade permite a confecção de peças únicas, que darão mais possibilidades de combinações para quem tem interesse em looks com o estilo.

5. Possuem aplicação versátil

Versatilidade é mais uma das características da tendência animal print. Ela pode ser aplicada em diversos estilos de roupas. Os tecidos com estampa animal print ficam bem em lingeries, vestidos, biquínis, maiôs, t-shirts, cardigans, suéteres e saias, por exemplo.

animal print tecidos
Em tons naturais ou coloridas, as estampas animal print podem estampar looks variados.

6. Estão presentes em todas as estações

Seja nas coleções de outono/inverno ou nas de primavera/verão, a tendência animal print segue firme na missão de ser uma tendência duradoura e que encontra espaço próprio a cada ano e estação. Porém, é justamente durante as baixas temperaturas que ela é mais desejada.

Agora que você já tem motivos de sobra para trabalhar com tecidos animal print, quer receber mais dicas sobre o universo têxtil diretamente no seu e-mail? Inscreva-se na newsletter da Digitale Têxtil e fique por dentro das últimas novidades sobre confecções e moda!


0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo