Confecção de moda: como diminuir a rotatividade de funcionários?
Uma pesquisa sobre a indústria da moda no Brasil, realizada pelo Sebrae, mostrou que o segmento é caracterizado pela escassez de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, pelo número preocupante de desligamento de funcionários, também conhecido como turnover.
Segundo o estudo, os serviços manuais – que não são artesanais – vêm sofrendo uma depreciação no mercado, ocasionando a perda de interesse pela área, que na maioria das vezes, é vista apenas como uma forma de subsistência e não como uma profissão.
Na confecção, manter as equipes motivadas e alinhadas é essencial para evitar prejuízos financeiros e perda de confiança na marca. Felizmente, há estratégias que podem ser usadas para diminuir essa alta rotatividade de funcionários em confecções de moda. Confira as dicas a seguir!
É possível diminuir a alta rotatividade de funcionários nas confecções de moda?
Conforme explica um artigo do Meio & Mensagem, esse não é um problema que atinge apenas confecções de moda brasileiras. Em 2021 os EUA registraram cerca de 48 milhões de pessoas dos mais diversos setores deixando seus empregos, um movimento que acabou conhecido como Great Resignation (ou grande demissão) ou Big Quit (ou grande desistência).
Outro dado interessante de se analisar é que 53% das empresas ouvidas na pesquisa usada como base para a publicação afirmaram estar enfrentando uma rotatividade voluntária de funcionários significativamente maior do que em anos anteriores.
Assim, podemos entender que esse é um fenômeno bastante recorrente, indicando a grande insatisfação de colaboradores com a cultura organizacional das empresas.
Exatamente por isso, a primeira coisa que qualquer empresário ou empreendedor precisa entender no momento de buscar soluções para o turnover de funcionários são os motivos que levam até esses desligamentos.
Nesse sentido, ouvir os funcionários desligados talvez seja a melhor solução. Além disso, é recomendado que o RH transforme essas informações em dados estatísticos, fazendo com que gestores consigam visualizar melhor as razões que se repetem.
Da mesma forma, ficar atento à queda da produtividade, faltas e reclamações de outros funcionários ou departamentos da confecção também é um meio de compreender os motivos e evitar alta rotatividade de funcionários.
Cultura empresarial ou cultura organizacional
Entender o que é cultura organizacional e como isso pode impactar diretamente no dia a dia de seus funcionários é, também, uma forma de driblar o descontentamento e o turnover.
De acordo com a BDC (Business Development Bank Canada), a cultura empresarial é entendida como as crenças, valores e atitudes de uma empresa, bem como a forma com que essas questões afetam o comportamento de seus colaboradores.
Assim, ela pode ser descrita como as regras, padrões, costumes e outros elementos que, na prática, indicam como é trabalhar e fazer negócios com determinada empresa. Dessa forma, uma cultura organizacional ruim indica um ambiente de trabalho considerado não saudável.
Segundo pesquisas, algumas das características consideradas tóxicas em ambientes corporativos são:
- Ambiente não inclusivo;
- Situações desrespeitosas;
- Comportamentos antiéticos;
- Atitudes cruéis;
- Gestão abusiva.
Aqui, podemos perceber que a valorização de colaboradores e a coerência entre teoria e prática são alguns fatores essenciais para motivar funcionários, estimular a sensação de pertencimento e comprometimento, além de alcançar as metas estabelecidas. Afinal, como dizia o escritor e consultor administrativo Peter Drucker, “culture eats strategy for breakfast” ou, em português, “a cultura pode sabotar qualquer estratégia”.
Dicas para diminuir a alta rotatividade de funcionários nas confecções de moda
Agora que você já entendeu o que é cultura organizacional e percebeu que existem formas de diminuir a alta rotatividade de funcionários na sua confecção de moda, chegou a hora de conferir algumas dicas práticas para driblar o turnover.
Tenha um processo seletivo criterioso
O processo de contratação de novos colaboradores deve ser assertivo em todas as etapas, com estratégias diferenciadas para cada uma delas, da atração dos candidatos à integração do novo membro na equipe.
Para recrutar talentos, escolha os canais mais adequados com base no perfil de colaborador que deseja atrair. Selecione as redes sociais, plataformas ou páginas de emprego mais usadas pelo seu público-alvo, elencando as competências exigidas na descrição do cargo.
Para diminuir a alta rotatividade de funcionários, é recomendado realizar a triagem a partir das competências e valores dos candidatos. Aposte em dinâmicas, testes de perfil comportamental ou entrevistas com o líder imediato, garantindo que há sinergia entre os valores do colaborador e da empresa.
Calcule o turnover de funcionários
Existem várias formas de calcular a rotatividade de funcionários de um negócio de moda. O cálculo geral mais comum é indicado para organizações que não tiveram um grande crescimento de porte em um curto período. Veja como fazer:
- Some o número de admissões e o número de desligamentos dos últimos 12 meses;
- Divida por dois;
- Divida o resultado pelo número total de funcionários na empresa;
- Multiplique o valor por 100 para chegar a porcentagem.
Confecções com um índice de turnover maior que 5% devem considerar todas as possíveis causas e identificar os problemas que podem ser solucionados pela organização.
Promova treinamentos de qualidade
Falta de adaptação à cultura organizacional, baixa motivação e insatisfação com os benefícios oferecidos são três das principais causas da alta rotatividade de funcionários.
As empresas que possuem total controle quanto a essas causas podem traçar estratégias para diminuir o alto índice de turnover, como treinamentos qualificados, bons processos de onboarding, constante valorização do trabalho, entre outros.
Integrar, capacitar e engajar são funções delegadas à organização que asseguram que os colaboradores se mantenham produtivos e motivados, levando ao bom funcionamento da confecção. Por isso, levante as principais necessidades dos funcionários e invista em cursos e treinamentos específicos para estas exigências.
Apresente um plano de carreira
O plano de carreira é uma ótima maneira de oferecer perspectiva de crescimento para os colaboradores, conforme eles aperfeiçoam a realização de suas tarefas e funções, ajudando a atrair e reter os talentos para a organização.
Não saber o que é preciso fazer para progredir dentro da empresa causa frustração e desmotivação, levando a um grande índice de desligamento de funcionários que não encontram oportunidades para se desenvolver. Ter um plano de carreira garante que eles saibam onde estão, onde querem chegar, quando e como irão atingir esses objetivos.
Além disso, a estratégia facilita o acompanhamento de desempenho dos funcionários, que devem ser orientados e direcionados individualmente, por meio de metas e objetivos tangíveis para alcançar o próximo cargo.
Ofereça uma remuneração justa
Não ter uma política de remuneração que seja justa, condizente com o mercado e com o trabalho realizado pode aumentar as chances de desmotivação. Além disso, a insatisfação salarial pode incentivar profissionais a buscarem outras oportunidades em confecções concorrentes.
Por isso, ofereça um salário compatível e benefícios atraentes, estimulando funcionários e trazendo maior reconhecimento.
A alta rotatividade de funcionários afeta todas as áreas da empresa, impactando negativamente tanto o ambiente interno como o externo, o que pode levar a má reputação da organização. Além disso, ela faz com que confecções de moda gastem um tempo muito grande na adaptação de novos funcionários, gerando menor produtividade e faturamento.
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