Ciclos de tendências #4: inspirações da moda feminina dos anos 70
Década formada por pluralismos e revoluções, os anos 70 são considerados uma das épocas mais ricas na cultura, música e moda. Com a ascensão do movimento hippie e a extravagância do glam rock, a cultura girou em volta de um grito da juventude pedindo por mudanças.
A moda feminina dos anos 70 é de extrema influência até os dias de hoje. Confira inspirações e referências da época e garanta coleções carregam história!
Paz, amor e rebeldia
Marcado pela rebeldia e desejo de mudança, que desencadeou no fortalecimento de movimentos feministas, pela liberdade sexual e os primeiros passos do movimento LGBQT+, graças à Revolta de Stonewall em 1969, toda a ânsia por revoluções refletiu diretamente na música e na moda.
Um dos momentos mais icônicos da década foi o estilo de vida hippie, principalmente nos Estados Unidos, movimento que ocorria desde os anos 60 no país. Baseado em uma cultura de respeito à natureza e ao próximo, sua moda respinga no mundo fashion atual. Peças coloridas, leves e folgadas marcam o período, normalmente produzidas em fibras naturais como o algodão.
Com uma pegada unissex, a moda feminina dos anos 70 com influência hippie não é tão diferente da masculina. Um bom exemplo disso são as icônicas calças boca-de-sino. Artistas como Cher, Janis Joplin, Yoko Ono e Stevie Nicks, da banda Fleetwood Mac, tiveram uma grande influência na moda da época.
Do outro lado do oceano, no Reino Unido, surgia o estilo boho. Similar ao movimento hippie, porém, com maior foco na cultura e menor na política, seu toque romântico atraiu muitas mulheres. Grandes nomes do trend são Donna Summer, Chaka Khan, Bianca Jagger e Debbie Harry, da banda Blondie, que também influenciou a moda punk da época.
Brilho, androginia e disco fever
Em meados da década de 70, a febre disco tomou conta dos Estados Unidos e mundo. A lendária boate Studio 54, em Nova Iorque, era frequentada por diversas celebridades, que sempre apareciam com looks ousados e brilhantes. Famosas como Grace Jones, Cher (novamente) e Agneta e Frida, da banda ABBA, foram grandes entusiastas do estilo.
O glam rock também influenciou fortemente a década, com sua androginia e ousadia. David Bowie e Freddie Mercury são grandes exemplos.
Extravagância e beleza
Uma época tão marcada por desejos de mudança e sentimento de rebeldia obviamente influenciou a moda praia dos anos 70. Um dos maiores destaques nesse nicho é a popularização do biquíni cortininha, caracterizado por alças mais finas, o que valoriza as curvas, e a calcinha com o famoso lacinho.
Ao mesmo tempo, as estampas se tornaram mais presentes nos biquínis dos anos 70, bebendo de estilos psicodélicos, animal print e muito mais, assim como opções em crochê. Em terras brasileiras, a modelagem tanga fez sucesso nas praias, sempre com a presença de famosas atrizes das pornochanchadas, como Matilde Mastrangi.
Moda feminina dos anos 70 hoje
A influência da moda dos anos 70 é tão grande que respinga em diversas tendências atuais. A moda hippie chic, por exemplo, é um throwback perfeito da década, com elementos leves, tons sóbrios, estampas florais e étnicas. O boho chic também é uma evolução do boho, levando o romantismo de seu originário.
As referências não param por aí. Calças jeans flare, blusas de modelagem ciganinha e o brilho também estão com tudo!
A moda feminina dos anos 70 é um ótimo exemplo do sentimento da época, influenciando as passarelas contemporâneas.
O próximo post da série Ciclos de tendências trará a moda dos anos 80, época marcada por neon, lycra, meias arrastão e muitas cores. Para não perder, preencha o formulário abaixo e receba essas e muitas outras dicas diretamente em seu e-mail!