Ciclos de tendências #7: referências da moda dos anos 2000
Muitas das tendências da moda dos anos 2000 nasceram do fast fashion, com peças de preço acessível, consumo rápido, de curta duração e de influência de celebridades.
Neste artigo, o último da série “Ciclo de Tendências”, vamos revisitar as roupas dos anos 2000, que marcaram a década e que ainda inspiram designers e estilistas no processo de criação das coleções. Venha relembrar!
Cores e modelagens
No início da década, a tendência na moda dos anos 2000 era a paleta de cores escura e metalizada. O que era popular na época? Blusas de malha, lenço ou bandana, saias plissadas ou de couro e sapatos pesados. Britney Spears e NSYNC foram pioneiros nessas peças.
O começo do milênio também foi marcado pelo forte uso do jeans em camisas, calças e jaquetas. As calças femininas eram de cintura baixíssima em modelos justos e cargo. Para as blusas, a tendência da vez estava nos decotes ombro a ombro, um ombro só e tomara que caia, além de regatas com alças bem finas (alguns modelos vinham até com bojos embutidos) e tops de bandanas. Nos pés, sandálias plataformas, tênis ou botas estilo Ugg eram os modelos mais recorrentes.
Os jeans tinham adornos em excesso: pedras, patchwork, rasgados, bordados e respingos de tintas. Uma tendência do início da década eram as calças jeans sem bolsos e os cintos de strass.
Camisetas polo eram adoradas por homens e mulheres. Elas eram quase sempre justas, estampadas ou com o logo bordado. Uma peça controversa, mas popular, era o bolerinho, que cobria apenas os ombros e era usado em looks casuais e festivos.
Os homens eram frequentemente vistos usando jeans rasgados, calça cargo, camisas polo, tênis e oxford.
Com o decorrer da década, algumas peças caíram no esquecimento para a entrada de novos modelos. Calças capri e blusas de gola alta eram escolhas populares entre meninas e mulheres. Nos acessórios, gravatas (estilo Avril Lavigne), cintos grossos, sapatilhas e botas plataforma eram itens de desejo, assim como os bonés Von Dutch e as bolsas Louis Vuitton.
Estilos e música
Já no final da década, a moda dos anos 2000 experimentou um revival dos 80 e 90, com a reintrodução de tecidos neon, animal print, de jeans rasgados e sandálias gladiadoras. Os homens eram vistos usando jaquetas de couro, jeans e blusas com decote V.
O hip-hop exerceu grande influência na moda dos anos 2000, com grandes rappers lançando suas próprias linhas de roupas, como Jay-Z e 50 Cent. O padrão era jeans folgado, camiseta esportiva, ternos de veludo, botas e tênis Adidas Superstar.
O visual emo se tornou mainstream nos anos 2000, com referências do estilo gótico e punk. O uniforme era composto basicamente por calça skinny, camiseta preta de banda, acessórios com spikes e tênis Vans. Os penteados também faziam parte dessa estética, com cortes assimétricos, franjas e fios platinados ou tingidos de laranja, roxo, rosa ou azul.
O estilo athleisure, em alta atualmente, é uma releitura dos anos 2000. Na época, a estética era associada quase exclusivamente aos agasalhos de calça e jaqueta, de preferência bem coloridos ou com logo ou frases. Todos usavam: Britney Spears, Eminem, Beyoncé e Diddy.
Lingerie e beachwear
O biquíni reinou na moda praia, enquanto o maiô era o preferido de quem queria esconder as gordurinhas. Se nas décadas anteriores o modelo de calcinha asa-delta era sucesso nas areias, a tendência de 2000 a 2010 eram os modelos de cintura baixa.
Era possível encontrar peças estampadas, lisas, bordadas e com aplicações de pedrarias. Os sutiãs, na maioria, tinham bojo, e o predomínio era do tomara que caia e do decote frente única.
A linha underwear tinha um apelo provocador. Tangas expostas sob a calça jeans, fio-dental, sutiãs bordados e com bojo, meias e shorts arrastão, calcinhas com estampas fun e camisolas sob blazers e jaquetas. Também foi popular na época o sutiã com alça de silicone transparente. Os tecidos se dividiam entre algodão, seda, renda e cetim.
Moda dos anos 2000 hoje
As peças que marcaram a década são revisitadas pelas marcas de tempos em tempos. Exemplos de releitura são os slip dresses, vestidos que se assemelham a camisolas de renda e cetim, calças de cintura baixa, estampa camuflada, óculos máscara com lentes coloridas e até os calçados plataforma.
Mais exemplos da presença 2000s na moda feminina atual são as blusas de ombro só e com decote ombro a ombro.
A moda anos 2000 feminina e masculina foi marcada por tendências atrevidas e por clássicos que ainda inspiram coleções casuais, festivas e esportivas.
A série “Ciclo de Tendências” revisitou seis décadas, responsáveis por transformações políticas, de comportamento, na arte, cultura e na moda. Para ler, salvar e reler nossos artigos, basta visitar nossa seção e guardá-la nos favoritos do seu navegador.
Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos semanais sobre moda e tendências do segmento têxtil.