Lendo agora
Marketing Digital para moda: estratégias para o seu negócio

Marketing Digital para moda: estratégias para o seu negócio

marketing-digital-para-moda

O mundo da moda se torna cada vez mais competitivo. Todos os dias, novas marcas e tecnologias aparecem no mercado, aumentando a necessidade de se destacar entre a concorrência para, assim, atrair novos clientes e oportunidades.

Além de buscar por diferenciais em seus produtos e linhas, é necessário procurar por formas de atingir o seu público-alvo. Atualmente, o marketing digital para moda é uma das formas mais efetivas – e econômicas – de fazer isso.

Nesta série de posts da Digitale Têxtil, mostraremos como o marketing digital pode ser aplicado na área de moda. Existem diversas estratégias que podem lhe ajudar a impactar e encantar futuros clientes. Para conferi-las, continue a leitura!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais famosas do momento. E não é por acaso, já que com ele, textos relevantes para a persona ajudam a guiá-la pelo funil de vendas, ao mesmo tempo em que auxilia a identificar seus problemas, apresentar soluções e a educar sobre o assunto.

Esses conteúdos podem ser publicados em um blog e distribuídos nas redes sociais. Essa é uma excelente estratégia para conseguir tráfego orgânico, ou seja, aqueles acessos conquistados graças a pesquisas em buscadores, como o Google, sem pagar nada a mais por isso.

Para que os esforços sejam efetivos, é necessário aplicar nos conteúdos as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para serviços de busca). Os textos devem ser feitos tendo em mente palavras-chave específicas e a intenção de busca desses termos.

marketing-digital-para-moda
Ao usar palavras-chave específicas, o público interessado acha conteúdos relevantes mais facilmente.

As palavras-chave específicas, ou longtail, são aqueles termos mais longos e com menos buscas. A pesquisa é feita em ferramentas específicas, como o Google Trends, ou ainda o Ubersuggest, sendo as duas opções gratuitas. Existem ainda outras opções pagas com funcionalidades extras que auxiliam no processo de criação do conteúdo.

Ao mesmo tempo que o volume pequeno pode parecer uma desvantagem, na verdade, a situação é o contrário: por possuírem menos buscas, elas têm menor concorrência, ou seja, é mais fácil de ranquear nos buscadores.

Além disso, é possível entender a intenção de busca de forma mais fácil e rápida. Isso contribui para que sua estratégia de marketing de moda seja de fato relevante ao público, dentro das possibilidades do seu negócio.

Exemplo

Quando alguém busca por “moda praia”, não há como saber com precisão a intenção do usuário: se está querendo se informar sobre o tema, comprar peças, entre outras infinitas possibilidades.

Em contraponto, quando pesquisam “tendências da moda praia 2022”, dá para entender que está procurando por informações e dados sobre as principais tendências do setor. Com isso, é possível construir um texto que entregue exatamente o que essa pessoa procura.

confira estampas exclusivas digitale textil

Dessa forma, o conteúdo tem maiores chances de ranquear em primeiro lugar para buscas com a palavra-chave que guia a criação do texto.

Uma pesquisa realizada pela Zazzle Media em 2019 revelou que 66% das empresas entrevistadas consideram o marketing de conteúdo muito ou extremamente efetivo em suas estratégias. Outra pesquisa realizada pela Rock Content no mesmo ano mostra que negócios que utilizam marketing de conteúdo em suas estratégias recebem 1,3 vezes mais visitas e 1,4 mais leads do que os concorrentes que não o aplicam.

Aproveite essa oportunidade e comece a empregar o marketing de conteúdo em sua empresa! Não sabe por onde começar? Procure pelos produtos que você oferece e entenda como os mecanismos de busca podem oferecer ideias a partir deles.

Outro ponto de partida interessante é usar a ferramenta de análise de concorrência do Ubersuggest. Basta colocar o endereço do site no campo de busca, assim você recebe um relatório sobre as palavras-chave ranqueadas, além de uma lista com outros sites que também trabalham com os mesmos termos.

O Google possui uma seção valiosa para se retirar informações, a “As pessoas também perguntam”, que mostra dados de perguntas relacionadas ao termo buscado na própria página de resultados.

Exemplo de pesquisa no Google sobre o termo "tendências moda praia 2022" e sugestões de perguntas.
A página de resposta da busca já fornece informações relevantes para a construção de conteúdo.

Dessa forma, você encontra pesquisas relacionadas aos seus produtos, dúvidas dos seus potenciais clientes, além de interesses e assuntos relacionados que fazem sentido para sua estratégia.

Assim, fica mais fácil retirar ideias para construir conteúdos relevantes. Ainda usando a busca “tendências da moda praia 2022” como exemplo, uma abordagem possível seria, dentro desse conteúdo, buscar construir um texto de novidades da loja

Além de mostrar domínio sobre um assunto, você também mostra ao potencial cliente que tem uma linha de produtos que atende ao que foi procurado.

Recompra

A recompra pode ser estimulada de diversas maneiras. Uma das formas mais comuns e efetivas é oferecer cupons de desconto para próximos pedidos, assim como aplicar estratégias de cross sell e up sell.

O cross sell pode ser definido como uma estratégia para oferecer itens complementares àqueles que o cliente comprou. É comum propor combos com descontos, sendo efetivo tanto para a recompra quanto para o aumento de ticket médio.

Já o up sell é uma técnica de oferecer uma opção mais vantajosa e superior para o cliente, com preços e vantagens melhores.

marketing-digital-para-moda
Cross sell e up sell são duas maneiras de estimular a recompra.

Em uma loja de moda praia, por exemplo, o cross sell pode ser feito oferecendo uma saída de praia que combine com o biquíni que o cliente comprou ou está considerando a aquisição. Já o up sell seria sugerir um modelo melhor ou mais atualizado, seguindo as tendências do momento.

Fidelização de clientes

Por mais que conquistar novos compradores seja muito importante para o crescimento do negócio, fidelizar o cliente e estimular a recompra são essenciais para a sobrevivência da empreitada. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, conquistar novos consumidores pode gerar um custo de cinco a doze vezes maior do que manter e fidelizar os que você já tem em sua base.

Veja também

Já a fidelização acontece quando o consumidor se torna recorrente, preferindo a sua marca ao invés da concorrência. Para isso, é muito importante encantar o cliente, ou seja, entregar mais do que ele espera.

industria-4.0-setor-textil

Uma boa forma de encantar clientes é utilizar estratégias de marketing de conteúdo e e-mail marketing, criando trilhas de conteúdos cada vez mais personalizadas, garantindo a entrega do que seja mais relevante ao consumidor. Além disso, um pós-venda de excelente qualidade é necessário – lembre-se que o objetivo é criar e manter uma relação duradoura, e não apenas vender uma vez.

Ao mostrar suporte e interesse em agradar e ajudar o consumidor, a marca demonstra que vê o cliente como uma pessoa, e não apenas mais um número em sua base. Mas atenção, o que fideliza um cliente é uma estratégia verdadeira que demonstra como o seu negócio se importa com a relação entre ambos.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma evolução do famoso “boca a boca”, quando as pessoas compram de sua marca a partir de resenhas positivas de outras pessoas. Nessa estratégia de marketing digital para moda, os responsáveis por essas resenhas são os influenciadores.

A comunicação com influenciadores digitais humaniza sua marca e a deixa mais acessível para o público das novas gerações. Sendo assim, é uma ótima estratégia de branding e te ajuda a gerar conhecimento de marca e atrair possíveis clientes.

Estudo realizado pela Youpix mostra que 83% das empresas entrevistadas realizaram ações remuneradas com influenciadores em 2018, um crescimento de 13%, quando comparado com o ano anterior.

Já outro estudo mais recente, de 2021, mostrou que o orçamento de grandes marcas com influenciadores aumentou consideravelmente após o período de pandemia. Além disso, 71% das empresas consideram o marketing de influência uma estratégia importante na sua comunicação.

Imagem de mulher trabalhando como influenciadora digital para o mercado de moda.
Influenciadores digitais são uma ótima estratégia para gerar conhecimento de marca.

A escolha dos influenciadores certos para a sua marca deve ser feita com bastante cautela. Procure aqueles que não apenas conversam com o mesmo público que a marca, mas também possuam os mesmos valores e sejam consumidores de produtos similares, para que a ação seja considerada genuína pelo público-alvo.

Além desse cuidado, é preciso destruir a ideia de que um digital influencer  ideal é apenas aquele que possui um grande número de seguidores. Olhe também para o engajamento, como curtidas e comentários, seu nível de interação com o público e seu comprometimento com a profissão. Muitas vezes, influenciadores com públicos menores podem gerar um resultado mais atraente.

Essas são, apenas, algumas das muitas estratégias de marketing digital para moda que podem ser aplicadas em sua marca. Para saber mais sobre o tema, clique no banner e baixe nosso e-book gratuito!

guia-marketing-digital-confeccoes

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Comentários

Comentários

Comentários (0)

Deixe seu comentário.

Seu e-mail não será publicado.

Voltar para o topo