16 fashion collabs de sucesso para se inspirar

fashion collabs

Um movimento na indústria da moda tem se tornado recorrente, indicando ser aposta para 2019 e também para os próximos anos. As parcerias, ou chamadas fashion collabs, prometem ser tendência entre marcas do vestuário, beleza e acessórios, segundo uma pesquisa levantada pelo site americano Glossy.

Quer entender porque o fenômeno das collabs estão causando buzz entre consumidores e antenados da moda, bem como conferir as parcerias já lançadas e que são um sucesso? Continue a leitura e descubra!

Por que as marcas estão fazendo parcerias?

De acordo com a pesquisa realizada pelo site Glossy, 38% dos 149 executivos entrevistados que comandam marcas de moda e beleza pretendem realizar parcerias ainda este ano.

Para eles, essa estratégia promete atingir novos públicos, ampliar o engajamento e causar o chamado buzz, uma vertente do marketing com o objetivo de fazer com que as pessoas comentem sobre a marca, gerando burburinho e, consequentemente, vendas.

Atualmente, podemos conferir diversas parcerias de moda de sucesso, mas elas não se resumem somente em unir duas marcas — a diversidade vai muito além: desde personalidades e celebridades, até influencers de outros setores, como da música e do esporte.

Mesclar conceitos, unir forças e processos criativos é o segredo de grandes collabs, pois assegura autenticidade das peças, como no caso de parcerias de estilistas da alta costura com redes de fast fashion, ou labels de luxo com marcas e personalidades do universo esportivo.

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Um exemplo é a coleção assinada por Karl Lagerfeld para a Riachuelo, lançada em 2016. Naquele ano, a parceria já disponibilizava looks high street, varejo de massa de boa qualidade, com preços acessíveis.

Edições superlimitadas também são exemplos de sucesso, tornando-se itens de desejo, como no caso da linha de tênis YEEZY, criada pelo rapper Kanye West para Adidas, que esgotou minutos após seu lançamento.

1. Adidas e Beyoncé

A marca esportiva Adidas se uniu a Beyoncé para trazer uma coleção multidimensional, que contará com tênis e roupas assinadas pela cantora. A Adidas ainda anunciou que vai relançar a linha Ivy Park, marca de roupas fitness desenvolvida pela Bey em parceria com a Topshop, mas que foi interrompida pela própria cantora, após o dono da fast fashion ser denunciado por assédio sexual.

Beyoncé sobre diversos tênis de sua collab
Com duas coleções lançadas até o momento, a collab Adidas x Ivy Park foi um sucesso absoluto de vendas. | Imagem: Reprodução Instagram Beyoncé

A fashion collab foi lançada no dia 18 de janeiro de 2020 e, em outubro do mesmo ano, a rainha do Pop lançou sua segunda edição em parceria com a Adidas.

2. H&M e Jeremy Scott

A parceria do diretor criativo da Moschino, Jeremy Scott, com a rede de fast fashion H&M foi lançada em novembro de 2018, trazendo para o inverno europeu muito brilho, moletons estampados e maxiacessórios.

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A colaboração de Jeremy Scott com a marca high street H&M trouxe peças divertidas e estampas ao desfile. | Reprodução: Moschino TV

O desfile contou com modelos famosas como Naomi Campbell, Gigi e Bela Hadid, Isabeli Fontana e Winnie Harlow.

3. Nike e Virgil Abloh

A parceria da Nike e o estilista Virgil Abloh nomeada The Ten, faz uma releitura dos dez modelos de tênis mais clássicos da Nike, como Air Max, VaporMax, Nike Blazer, Converse Chuck Taylor, entre outros.

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A fashion collab contou com releitura de modelos icônicos da marca esportiva. | Reprodução: Nike

Nike e Virgil Abloh também apresentaram em 2018, uma coleção especial para jogadora de tênis Serena Williams.

4. À La Garçonne e Melissa

É possível encontrar parcerias de sucesso no Brasil, como fez a marca Melissa e a descolada À La Garçonne, do estilista Alexandre Herchcovitch e seu parceiro Fábio Souza.

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Grandes collabs também acontecem em território nacional, como a parceria entre À La Garçonne x Melissa. | Reprodução: À La Garçonne

A fashion collab foi apresentada em um desfile no Museu de Arte de São Paulo, seguindo formato see now buy now, em que os consumidores podem comprar as peças logo depois do desfile.

5. Chanel e Pharrell Williams

A coleção-cápsula intitulada Chanel – Pharrell une dois universos distintos, o streetwear com o luxuoso e tradicional mood da Chanel, causando buzz entre os consumidores.

 
 
 
 
 
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Entre os itens mais desejados da collab totalmente genderless, ou seja, que não faz diferenciação entre masculino e feminino, está o tênis grafitado que carrega mensagem de empoderamento feminino.

6. Supreme e Louis Vuitton

A collab surgiu no desfile de outono/inverno de 2018 da linha masculina da Louis Vuitton, surpreendendo os entusiastas de moda que conhecem o passado conturbado de ambas as marcas.

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Com um passado conturbado, Louis Vuitton e Supreme decidiram unir forças para lançar coleção de roupas masculinas. | Reprodução: Louis Vuitton

Nos anos 2000, a Louis Vuitton havia processado a Supreme por lançar produtos que continham o símbolo da grife francesa. Atualmente, a parceria cessou qualquer mal-estar que existia entre as labels.

7. Tommy e Gigi Hadid

Com objetivo de atingir em cheio a geração millennial, a Tommy Hilfiger, marca tradicional que tinha fama de “roupas de pais”, afastou qualquer pensamento negativo ao lançar uma parceria com a modelo e influencer Gigi Hadid.

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Ao lançar uma fashion collab com a modelo Gigi Hadid, Tommy Hilfiger conseguiu atingir um público mais jovem e antenado. | Reprodução: Tommy Hilfiger

A primeira coleção da collab estava repleta de peças jovens como croppeds, calças esportivas, couro e elementos do automobilismo.

O desfile, com formato see now buy now, contou com roda gigante, food trucks, algodão doce e uma festa de rua em Venice Beach, Los Angeles.

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8. À La Garçonne, Barbie e Riachuelo

Collabs de marcas são uma promoção e tanto para todos os envolvidos, e dessa vez não foi diferente. Lançada em Dezembro de 2019, a coleção assinada por Alexandre Herchcovitch retrata a boneca nas diferentes profissões que a Barbie já exerceu – que foram mais de 200! 

Alexandre Herchcovitch vestindo a fashion collab
Alexandre Herchcovitch é um dos talentos por trás da collab entre À La Garçonne, Barbie e Riachuelo. | Reprodução: Riachuelo

E para comemorar o aniversário de 60 anos da boneca, a fashion collab uniu três gigantes em uma linha com peças genderless, representatividade e inclusão.

Além disso, consumidores encontram nessa parceria linhas de moda fitness e lingerie, com numerações do PP ao 3G. Outra questão muito legal foram as adaptações das peças para pessoas com deficiência física.

Com os movimentos sociais cada vez mais em pautas e novos consumidores interessados em marcas engajadas, a inclusão de fashion collabs como essa serve como inspiração!

9. Farm e Levi’s

Queridinhas por todo o Brasil, Farm e Levi’s se uniram para desenvolver uma coleção de roupas que explora o laço entre a natureza e o urbano. Jeans com estampas florais, camisetas e vestidos com símbolos da fauna e flora brasileira são alguns dos exemplos da collab de sucesso

 
foto da campanha Farm x Levi's
Com inspirações no poder na natureza, Levi’s e Farm lançaram sua collab que mistura o urbano à elementos naturais. | Reprodução: Levi’s

O projeto também contou com uma iniciativa voltada ao meio ambiente: 14 mil árvores foram plantadas durante o lançamento da coleção, em parceria com o SOS Mata Atlântica e o One Tree Planted. Citando as marcas, tal fashion collab “é sobre levar pro mundo a importância da nossa natureza, a sua beleza e as inúmeras possibilidades de preservá-la.”

10. C&A e Obvious

A gigante do ramo fast fashion C&A lançou uma coleção-cápsula com a Obvious Agency, amplamente conhecida por seus conteúdos de empoderamento, autoestima e bem-estar voltados ao público feminino. 

A parceria foi lançada em uma das linhas autorais da C&A, a Mindse7, e contou com quatro vertentes: Despertar, Chapadinhas de Endorfina, Astral e Logomania.

“Despertar” possui peças leves, coloridas e confortáveis para o dia a dia. Kimonos, vestidos midi, top croppeds e até mesmo acessórios como velas perfumadas e almofadas fazem parte desse mood, inspirado na editoria de autocuidado e bem-estar da agência.

 
banner C&A Despertar
Peças confortáveis e estilosas para começar bem o dia: esse é o mood Despertar. | Reprodução: C&A

“Chapadinhas de Endorfina” faz referência a um dos braços da marca, o Instagram intitulado com o mesmo nome. Com foco em conteúdos sobre práticas de exercícios divertidas e autoaceitação da imagem corporal, a página conta com mais de 100 mil seguidores.

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O mood inclui peças de moda fitness como bermudas ciclistas, shorts de corrida, camisetas, top croppeds, bonés com frases como “beba água”, todas em modelagens tendência e linguagens descontraídas. 

 
banner C&A Chapadinhas de Endorfina
Com roupas estilosas para o momento endorfina no dia, Chapadinhas de Endorfina reafirma a autoaceitação da imagem corporal. | Reprodução: C&A

Astral é o mood para as viciadas em astrologia. Com camisetas e velas perfumadas inspiradas nos signos do zodíaco, a coleção é perfeita para quem anuncia seu signo antes mesmo do próprio nome!

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O mood das astrólogas de plantão, Astral traz peças divertidas e charmosas. | Reprodução: C&A

Por fim, “Logomania” é o mood com foco nas frases icônicas lançadas pela Obvious. Camisetas, posters, ecobags e planners fazem parte da vertente, repleta de positividade!

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O mood Logomania é perfeito para quem não abre mão de uma frase motivacional.| Reprodução: C&A

11. Loungerie e Pantys

Aliando praticidade com sensualidade, a parceria propôs a primeira calcinha absorvente da marca Pantys em renda. Na página sobre a fashion collab, as marcas questionam “Quem disse que você não pode ser sensual mesmo estando menstruada?”.

Foto da lingerie da collab
Sensualidade e inovação são a marca registrada da parceria entre Loungerie e Pantys. | Reprodução: Loungerie

A marca de calcinhas absorventes também levanta a bandeira da sustentabilidade. Seus produtos são desenvolvidos em tecidos biodegradáveis e são reutilizáveis, além de hipoalergênicos, veganos e produzidos no Brasil. Uma colaboração que dá o que falar!

12. Louis Vuitton e NBA

Lançada em 20 de Novembro de 2020, LV x NBA é a primeira coleção-cápsula da associação de basquete com uma marca de luxo. A campanha foi inspirada na “contribuição cultural do basquete e seus diferentes personagens, e a ideia de identificação como uma força de união”, afirma o designer responsável, Virgil Abloh.

ensaio collab NBA x Louis Vuitton
Pela primeira vez, a National Basketball Association (NBA) colaborou com uma marca de luxo na coleção-cápsula cheia de estilo e mensagens inspiracionais. | Reprodução: Louis Vuitton

Contendo os logos de ambas as marcas, a coleção inclui mochilas, moletons, óculos de sol, calças jeans, entre outros produtos.

13. Supreme e Pat McGrath

Para quem é fã do mundo da moda e da maquiagem, essa foi uma das fashion collabs que deixaram o público você de queixo caído! Pat McGrath, gigante da indústria da beleza, é a primeira de sua profissão a ser condecorada dama do império britânico. A cerimônia aconteceu no início de 2021 e gerou buzz ao redor do mundo.

batom vermelho Supreme x Pat McGrath
Pela primeira vez desde o lançamento de sua linha de maquiagem, Pat McGrath colabora com Supreme no lançamento de um novo tom de seu batom. | Reprodução: Harper’s Bazaar

Assinando a beleza em desfiles de gigantes como Prada, Miu Miu e Giorgio Armani, desde os anos 90, dessa vez foi o momento de Pat colaborar com uma das marcas. Ao lado de Supreme, a maquiadora lançou um icônico batom vermelho em sua linha de maquiagem Pat McGrath Labs. A tonalidade do produto foi desenvolvida com base no tom de vermelho da marca de roupas.

14. Adidas e Prada

A primeira coleção entre Prada e Adidas foi lançada em Novembro de 2019, em homenagem aos 50 anos do modelo de tênis Adidas Superstar, mas apenas 700 unidades do calçado foram comercializadas. 

Tênis da collab enfileirados
Em sua segunda edição, a fashion collab entre Prada e Adidas contou com três versões do icônico Adidas Superstar. | Reprodução: Prada

Por conta disso, a collab de moda teve um segundo lançamento, dessa vez com três opções de cores: preto, branco e prata. A segunda parte da parceria foi disponibilizada ao público em setembro de 2020.

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15. Crocs e Justin Bieber

A marca de roupas Drew House, de Justin Bieber, lançou uma parceria inédita em outubro de 2020 com a mundialmente famosa Crocs. Colaborando em um sapato amarelo emborrachado, uma das collabs de maior sucesso do ano estourou nas redes sociais. O buzz foi tão grande, que até movimentou a Bolsa de Valores, fazendo subir em 13% as ações da Crocs Inc, no dia 1º de outubro. 

Crocs amarelo na piscina
A colaboração entre Drew House e Crocs movimentou ambas as marcas e suas respectivas redes sociais, e até a Bolsa de Valores! | Imagem: Reprodução/Instagram Justin Bieber

16. Dior e Nike

Nike e Dior colaboraram em 2020 no lançamento da coleção-cápsula Air Dior. A fashion collab de 2020 foi disponibilizada ao público junto ao aniversário de 35 anos da Air Jordan, trazendo uma edição limitada do famoso tênis, agora com o nome de Air Jordan 1 High OG.

foto da campanha Nike x Dior
A coleção-cápsula entre as duas gigantes traz uma nova versão do famoso Air Jordan e leva o nome de Air Jordan 1 High OG. | Reprodução: Dior

Fashion collabs ganham cada vez mais espaço no mercado da moda, da beleza e dos acessórios, mostrando que unir forças e criatividade é a melhor solução para atingir novos públicos, ampliar a visibilidade da marca e ainda garantir autenticidade e sucesso.

As collabs mais famosas movimentam todo um mercado e são uma estratégia de marketing certeira, já que geram desejo e agregam valor seja a produtos icônicos, ou novos itens inovadores e tecnológicos. Agora que você entendeu como funciona uma collab entre marcas, que tal investir na tática e chamar a atenção para o seu negócio?

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